CESTES – O custo dos estudantes no Ensino Superior Português

Investigador responsável

Luísa Cerdeira

Resumo

No quadro da Economia da Educação, tendo como suporte a teoria do Cost-Sharing, a investigação intitula-se “Os custos dos estudantes do ensino superior”. Centra-se na caracterização socioeconómica dos estudantes do ensino superior português, e na pesquisa dos custos que estes estudantes enfrentam durante a frequência do ensino superior, bem como os dos restantes stakeholders (famílias, governos/contribuintes e outros).
A pertinência desta investigação advém do facto de serem ainda poucos os estudos sobre as questões do financiamento e dos custos do ensino superior em Portugal, dificultando o apoio e a sustentação da definição de políticas de financiamento relativas a este sector. Além do Eurostudent 2005, que considera parcialmente esta problemática, existem apenas duas dissertações de doutoramento que abordaram esta temática dos custos dos estudantes do ensino superior português (Belmiro Cabrito, 2000 – reportado ao ano de 1994/95 e Luisa Cerdeira 2008 – reportado ao ano de 2004/05), não existindo um dispositivo que permita periodicamente obter dados estatísticos actualizados dos custos dos estudantes do ensino superior.
Tomando como referência a metodologia já definida naquelas investigações, este projecto visa aplicar, no ano lectivo 2010/11, abrangendo uma amostra representativa do universo do ensino superior (universidades e politécnicos, público e privado) um questionário que permita colmatar a lacuna da inexistência de estatísticas periódicas validadas e, assim, contribuir para a criação de um conhecimento consistente sobre as condições de financiamento do ensino superior, numa abordagem extensiva, que facilite a comparação da realidade portuguesa no contexto internacional.
Objectivos orientadores da investigação:
– Caracterizar a condição socioeconómica dos estudantes do ensino superior;
– Identificar e recolher dados sobre os custos de educação e de vida suportados pelos estudantes do ensino superior português, distinguido o universo dos estudantes do 1.º ciclo e de 2.º ciclo, nacionais e estrangeiros;
– Conhecer a influência e o impacto do tipo de instituição, curso, área científica e região no valor dos custos que os estudantes do ensino superior enfrentam;
– Comparar os resultados obtidos para os custos dos estudantes portugueses de ensino superior com os dos estudos já efectuados a nível nacional e também de outros países.

Fonte de Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian

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