logo-designfils

Designing Future Innovative Learning Spaces (DESIGN FILS)

Investigador responsável pela equipa do IE-ULisboa

Neuza Pedro

Equipa

Cristiano Vieira

João Filipe Matos

Sílvia Couvaneiro

Resumo

O projeto Design FILS visa analisar, organizar e promover boas práticas para a criação de Ambientes Inovadores de Aprendizagem implementados em diferentes países da União Europeia e, ainda, desenvolver programas de formação organizada em torno de três tópicos – TIC, Pedagogia e design de espaços educativos –, sob a designação de “laboratórios de design e competências”, coordenado pela Turquia e integrando os contributo dos demais parceiros do consórcio.

O projeto prevê também a criação de uma plataforma de ensino a distância para professores e formadores de professores com o objetivo de apoiar a ‘Aprendizagem-baseada em Cenários’ de forma multidisciplinar, procurando ainda atingir um público-alvo alargado, quer a nível local em cada um dos países-membros do projeto, quer a nível europeu. Prevê-se a formação de cerca de 11 professores que estarão aptos a dar formação a distância a cerca de 55 professores europeus, os quais, por sua vez, irão atuar como agentes de disseminação de modelos de ‘Aprendizagem-baseada em Cenários’ em Ambientes Inovadores de Aprendizagem a um número estimado de 1750 professores.

Os principais objetivos do projeto Design FILS são:

  • Dar resposta à necessidade de mão-de-obra com competências na área da “Ciência, Tecnologia e Inovação”, tal como previsto Plano de Desenvolvimento da Turquia;
  • Apoiar a aquisição de competências do século XXI (resolução de problemas, pensamento crítico, produtividade, trabalho em equipa e competências digitais em Ambientes Inovadores de Aprendizagem) para responder ao objetivo da Visão da Educação 2023 de ‘transformação do conhecimento em competência’;
  • Apoiar a implementação de cenários em áreas de aprendizagem flexível através do reforço das competências dos professores no desenvolvimento de cenários de aprendizagem interdisciplinares com o contributo dos parceiros do projeto;
  • Apoiar a divulgação de boas práticas em áreas de aprendizagem flexível na União Europeia;
  • Conceber ambientes de aprendizagem de acordo com as necessidades etárias dos alunos, usando abordagens inovadoras, e estudar a melhoria do desempenho escolar e das competências de pensamento criativo dos alunos, desenvolvendo a sua capacidade de aprendizagem com cenários inovadores.
Período de desenvolvimento

01/09/2019 – 31/08/2022

Fonte de financiamento

Programme: Erasmus+
Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action Type: Strategic Partnerships for school education
Project number: 2019-1-TR01-KA 201-076567