Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável
Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável
Estela Costa
Marta Almeida
Nuno Dorotea
Catarina Gonçalves
Joana Viana
Estudos mostram que a avaliação externa não é suficiente por si só para melhorar a qualidade da educação (Bozkuş & Gündüz, 2013), e que uma das melhores formas de o fazer é através da autoavaliação institucional (Simons, 2013). A autoavaliação fornece aos dirigentes escolares dados importantes para determinar as prioridades de melhoria escolar e incrementar a qualidade escolar. Também pode levar à promoção do desenvolvimento profissional colaborativo entre professores e do sucesso académico e social dos alunos (ET2020 Working Group Schools Report). O ciclo de autoavaliação, que se desenvolve numa lógica de avaliação e melhoria contínua, assegura a sustentabilidade do desenvolvimento escolar. No entanto, para prevenir a cegueira organizacional nas escolas (Vanhoof & Petegem, 2007), a autoavaliação deve ser apoiada pela avaliação externa (Kurum, 2019). O contributo de um modelo de autoavaliação compatível com a avaliação externa, envolvendo todos os stakeholders, incluindo as vozes dos indivíduos mais desfavorecidos, sendo facilitado pelo uso do digital, afigura-se importante para aumentar a eficácia da autoavaliação.
Este projeto pretende ser um contributo neste sentido, desenvolvendo um modelo eficaz de autoavaliação digital compatível com a avaliação externa, em que participem todas as partes interessadas e especialmente os indivíduos desfavorecidos (onde as suas vozes possam ser ouvidas).
Serão desenvolvidas quatro atividades principais:
- Elaboração do Relatório de Autoavaliação Escolar Digital Eficaz (DIGI ESSA 4 SCHOOL) para o Desenvolvimento Escolar Sustentável (WP Coordenado pelo IE-ULisboa)
- Elaboração do DIGI ESSA 4 SCHOOL Toolkit
- Criação do DIGI ESSA 4 SCHOOL Application Software and Design Development
- Realização de um Piloto, envolvendo a aplicação do modelo DIGI ESSA 4 School
Para além do IE-ULisboa estão envolvidos outras sete organizações: Board of Inspectors/ Ministry of National Education (Turquia), Ankara Provincial NED Local Authority for Inspection (Turquia), Romanian Regional School Inspectorate (Roménia), EduXprss (Países Baixos), Universitat Jaume I de Castellon (Espanha), Hacettepe University Informatics Institute (Turquia) e University of Florence (Itália).
31/12/2022 – 30/12/2024
Programa: Erasmus+
Ação-chave 2 – Parcerias de cooperação no setor do ensino escolar
2022-1-TR01-KA220-SCH-000087735