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Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável

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Autoavaliação digital eficaz da escola para um desenvolvimento escolar sustentável

Investigador responsável

Estela Costa

Equipa

Marta Almeida

Nuno Dorotea

Catarina Gonçalves

Joana Viana

Resumo

Estudos mostram que a avaliação externa não é suficiente por si só para melhorar a qualidade da educação (Bozkuş & Gündüz, 2013), e que uma das melhores formas de o fazer é através da autoavaliação institucional (Simons, 2013). A autoavaliação fornece aos dirigentes escolares dados importantes para determinar as prioridades de melhoria escolar e incrementar a qualidade escolar. Também pode levar à promoção do desenvolvimento profissional colaborativo entre professores e do sucesso académico e social dos alunos (ET2020 Working Group Schools Report). O ciclo de autoavaliação, que se desenvolve numa lógica de avaliação e melhoria contínua, assegura a sustentabilidade do desenvolvimento escolar. No entanto, para prevenir a cegueira organizacional nas escolas (Vanhoof & Petegem, 2007), a autoavaliação deve ser apoiada pela avaliação externa (Kurum, 2019). O contributo de um modelo de autoavaliação compatível com a avaliação externa, envolvendo todos os stakeholders, incluindo as vozes dos indivíduos mais desfavorecidos, sendo facilitado pelo uso do digital, afigura-se importante para aumentar a eficácia da autoavaliação.

Este projeto pretende ser um contributo neste sentido, desenvolvendo um modelo eficaz de autoavaliação digital compatível com a avaliação externa, em que participem todas as partes interessadas e especialmente os indivíduos desfavorecidos (onde as suas vozes possam ser ouvidas).

Serão desenvolvidas quatro atividades principais:

  • Elaboração do Relatório de Autoavaliação Escolar Digital Eficaz (DIGI ESSA 4 SCHOOL) para o Desenvolvimento Escolar Sustentável (WP Coordenado pelo IE-ULisboa)
  • Elaboração do DIGI ESSA 4 SCHOOL Toolkit
  • Criação do DIGI ESSA 4 SCHOOL Application Software and Design Development
  • Realização de um Piloto, envolvendo a aplicação do modelo DIGI ESSA 4 School

Para além do IE-ULisboa estão envolvidos outras sete organizações: Board of Inspectors/ Ministry of National Education (Turquia), Ankara Provincial NED Local Authority for Inspection (Turquia), Romanian Regional School Inspectorate (Roménia), EduXprss (Países Baixos), Universitat Jaume I de Castellon (Espanha), Hacettepe University Informatics Institute (Turquia) e University of Florence (Itália).

Período de desenvolvimento

31/12/2022 – 30/12/2024

Fonte de financiamento

Programa: Erasmus+
Ação-chave 2 – Parcerias de cooperação no setor do ensino escolar

2022-1-TR01-KA220-SCH-000087735