DROIDE II – Robots em Educação Matemática e Informática
Elsa Fernandes
A robótica educativa é uma área relativamente nova e pouco investigada em Portugal. Por esta razão resolvemos criar um projecto – DROIDE II – cujo a finalidade é compreender de que forma o uso dos robots como artefactos mediadores da aprendizagem contribui para que os jovens produzam significado e desenvolvam aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos e informáticos e possível articulação entre as duas áreas de conhecimento. Pretende-se também contribuir para a compreensão da participação em ambientes sociais digitais.
O DROIDE II adopta uma estratégia que coloca em diálogo o campo teórico e o campo empírico da investigação em quatro fases: 1) Criação de problemas na área da Educação Matemática/Informática (EM/EI) a serem resolvidos através dos robots e criação de robots para abordar problemas específicos em EM/EI; 2) criação de cenários de aprendizagem utilizando os robots, em diferentes contextos de aprendizagem (escolares, não escolares e virtuais); 3) análise da prática dos alunos aquando da resolução dos problemas utilizando os robots nos diferentes cenários de aprendizagem. 4) desenvolvimento de um conjunto de linhas orientadoras sobre a utilização destes artefactos em ambientes de aprendizagem (da Matemática, da Informática). O esquema teórico baseia-se na Teoria da Actividade articulada com Human Computer Interaction e com conceitos chave da Teoria da Aprendizagem Situada. Isto permitirá utilizar o conhecimento produzido em projectos anteriores ou em curso (Pensar a Aprendizagem, DROIDE, PARTICIPAR e LEARN). A base empírica do projecto tem como objectivo procurar evidência: 1) das aprendizagens matemáticas/informáticas, e outras, quando os robots são mediadores da aprendizagem o que poderá ser feito através da identificação e descrição: a) do reportório partilhado que constroem os jovens nessas práticas; b) das contradições que surgem nos ambientes de aprendizagem provocados pela introdução dos robots; c) como é que essas contradições fazem emergir novas formas de actividade? d) que contributos é que o trabalho com robots pode ter no desenvolvimento da competência matemática/informática? 2) dos contributos para a aprendizagem que decorrem da participação em ambientes sociais digitais o que poderá ser feito através da identificação e descrição de: a) como explicitam/comunicam os jovens modos de fazer e de pensar neste ambientes, b) como participam crítica mas construtivamente nesse tipo de ambientes, c) como se consciencializam da sua própria responsabilidade e iniciativa que este tipo de participação exige.
A recolha de dados para a análise e produção de evidência será feita através de: a) observação dos ambientes de aprendizagem em que os robots sejam mediadores da aprendizagem e b) de entrevistas informais aos diferentes participantes. A recolha de dados,
terá a duração de 6 meses e será feita através da imersão de subgrupos de investigadores no terreno. As sessões de actividades, bem como nas entrevistas individuais e de grupo aos participantes serão gravadas em vídeo e audio, respectivamente.
As posteriores sessões de análise de dados têm como objectivo: a) compreender a aprendizagem, da Matemática e Informática e outras, quando mediada por artefactos tecnológicos como sejam os robots; b) aperfeiçoar os problemas criados para serem
resolvidos com robots bem como os robots para resolverem determinados problemas; b) aperfeiçoar os cenários de aprendizagem criados; c) caracterizar a participação em ambientes sociais digitais.
Os vários investigadores do projecto privilegiarão o trabalho à distância, tendo no entanto encontros presenciais de quatro em quatro meses. Será criada uma plataforma (Moodle) para o trabalho virtual. Existirão espaços de escrita colectiva e partilhada (blogues, wikis, etc.) e espaços de grupos (no MSN e iGoogle).
O projecto terá um impacto importante num número assinalável de profissionais de educação (professores de Matemática e Informática e outros profissionais ligados à formação) tanto através de comunicações e workshops, como através de publicações em revistas nacionais e internacionais. Será construído e ‘alimentado’ o website do DROIDE II tendo como objectivo a divulgação do trabalho e a valorização da aprendizagem que leva em consideração a vertente tecnológica (nomeadamente os robots). Neste website partilharemos as comunicações e artigos do projecto bem como os suportes de apresentação. Serão ainda disponibilizados: 1) relatos de experiências com: a) suporte vídeos de apontamentos curtos; b) com descrição dos processos e produtos dos projectos; c) com súmulas das aprendizagens feitas, 2) descrição e ilustração de cenários de aprendizagem.
Publicaremos um livro, para professores e educadores, contendo os problemas criados.
FCT. PTDC/CPE-CED/099850/2008