O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional (EAPDP)

Investigador responsável pela equipa do IE-ULisboa

João Pedro da Ponte

Equipa

Alexandra Souza

Ana Quitério

Adriana Richit

António Quialevoca

Bianor Valente

Catarina Delgado

Cecília Galvão

Cláudia Faria

Cleide Rodrigues

Cristina Bezerra

Cristina Morais

Fátima Mendes

Filipa Faria

Fernanda Santinha

Gimo Maundera

Gorete Fonseca

Helena Gil

Isabel Chagas

Joana Brocardo

Joana Mata-Pereira

João Martins

Júlio Aroeira

Lina Brunheira

Linda Cardoso

Lurdes Serrazina

Madalena Hungulo

Marcos Onofre

Margarida Rodrigues

Maria Martins

Mauri Tomkelski

Marisa Quaresma

Micaela Martins

Mónica Baptista

Mónica Valadão

Nicole Duarte

Paula Gomes

Paulo Maurício

Pedro Reis

Paula Moura

Raquel Vieira

Ranúzi Neves

Teresa Conceição

Thuysa de Souza

Instituições participantes

Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH/ULisboa)

Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)

Instituto Politécnico de Setúbal (IPSetúbal)

Resumo

Este projeto de investigação tem como objetivo explorar o potencial e as condições de realização de estudos de aula na formação contínua e na formação inicial de professores em diversas disciplinas do ensino básico e secundário, no contexto português. O projeto desenvolve-se a partir da realização de estudos de aula, recolha de dados e estudo das perspetivas dos professores participantes. Mais especificamente, busca abordar as questões de investigação:

1) Como é o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) dos participantes se relaciona com as características do desenho e da atividade realizada num estudo de aula, em especial na forma como é dinamizado?
2) Como as condições e disposições institucionais e o PCK anterior de professores e futuros professores que participam de um estudo de aula podem ser levados em conta nas características do desenho e atividade do estudo de aula?

Objeto de particular interesse é o desenvolvimento do PCK dos professores, no que se refere a:
1) planeamento de aulas, com especial atenção aos objetivos, estrutura e fluxo da aula; 2) elaboração de tarefas para promover a aprendizagem dos alunos; 3) conhecimento das dificuldades e estratégias dos alunos enquanto trabalham nas tarefas; 4) condução da comunicação em sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva; e 5) observação e avaliação da aprendizagem dos alunos.

O projeto promoverá e analisará a realização de estudos de aulas em Matemática, Biologia, Geologia, Física, Química e Educação Física do ensino básico e secundário, no desenvolvimento do PCK de professores e futuros professores. Professores dessas disciplinas participarão de 40 estudos de aula (20 com professores e 20 com futuros professores) organizados em quatro etapas:
1) estudo do currículo e da compreensão dos alunos num tema escolhido — um tema no qual os seus alunos têm dificuldade — e estabelecimento de metas de aprendizagem dos alunos; 2) desenvolvimento de um plano de aula que antecipe as possíveis respostas e dificuldades dos alunos, bem como as ações adequadas do professor em resposta aos alunos, 3) lecionação da aula de investigação na sala de aula de um professor do grupo enquanto os outros professores recolhem dados sobre as respostas e processos de pensamento dos alunos, e 4) discussão da eficácia da aula na promoção da aprendizagem dos alunos e possíveis formas de a melhorar.

O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: IE-ULisboa (que prepara professores do ensino básico e secundário de Matemática, Biologia, Geologia, Física e Química), FMH-ULisboa (que prepara professores de Educação Física para todos os níveis escolares), ESE de Lisboa e ESE de Setúbal (ambas preparando professores para ensinar Matemática e Ciências no ensino básico). Além de pesquisadores dessas instituições, o projeto também envolve doutorandos com experiência como professores de Matemática, Ciências ou Educação Física.

O projeto procura estudar em profundidade o potencial e as condições de realização do estudo de aula com diferentes tipos de participantes, pois ainda há poucos resultados consistentes de pesquisa em relação ao potencial de desenvolvimento do PCK em diferentes disciplinas e níveis de ensino, bem como sobre as características do desenho de um estudo de aula e o tipo de dinamização que pode ser mais eficaz. Trata-se de um projeto inovador, tanto a nível nacional quanto internacional, pois contempla uma ampla variedade de disciplinas e níveis de ensino, tanto na formação contínua quanto na formação inicial de professores, permitindo um aprofundamento das questões relativas aos resultados e adaptações do estudo de aula ao contexto português.

Período de desenvolvimento

09/2020 – 08/2023

Produtos

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educar em Revista, 30(4), 61-79.

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96.

Huang, R., Takahashi, A., & Ponte, J. P. (Eds.) (2019). Theory and practice of lesson Study in mathematics: An international perspective. Cham: Springer Nature.

Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11).

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting lesson study to the Portuguese context. In M. Quaresma, C. Winsløw, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues (pp. 87-103). New York, NY: Springer.

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim do GEPEM, 71.

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula.Quadrante, 26(2), 43-68.

Quaresma, M., Winsløw, C., Clivaz, S., Ponte, J. P., Ní Shúilleabháin, A., Takahashi, A. (2018). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Cham, Switzerland: Springer.

Ramos-Rodriguez, E., Flores, P., & Ponte, J. P. (2017). Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases. Quadrante, 26(2).

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). Teachers’ perspectives about lesson study. Acta Scientiae, 19(1), 20-30.

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.