Estudos de Aula Como Processo de Desenvolvimento Profissional
João Pedro da Ponte
Investigadores IE
Cecília Galvão
Cláudia Faria
Isabel Chagas
Joana Mata-Pereira
Marisa Quaresma
Mónica Baptista
Investigadores FMH
Ana Quitério
António Rodrigues
João Martins
Marcos Onofre
Doutorandos
Alexandra Souza
Madalena Hungulo
Mauri Tomkelski
Micaela Martins
Paula Gomes
Raquel Vieira
Teresa Conceição
Thuysa de Souza
Colaboradores internacionais
Adriana Richit
Morgana Scheller
Este projeto agregador da Área de Investigação e Ensino de Didática visa explorar as potencialidades dos estudos de aula, nas disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química e Educação Física, incluindo professores em serviço e futuros professores em formação inicial. Desenvolve-se a partir da realização de estudos de aula específicos recolhendo dados durante o processo e, após a sua realização, do levantamento das perspetivas dos professores participantes. Objeto de especial interesse é o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores, em especial no que respeita à construção de tarefas para a aprendizagem, ao conhecimento das dificuldades e dos processos de raciocínio dos alunos e à condução da comunicação na sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva. O projeto tem uma forte intervenção no Doutoramento em Educação (Didática da Matemática e Didática das Ciências), agregando diversos doutorandos.
2019 – 2022
Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educar em Revista, 30(4), 61-79.
Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96.
Huang, R., Takahashi, A., & Ponte, J. P. (Eds.) (2019). Theory and practice of lesson Study in mathematics: An international perspective. Cham: Springer Nature.
Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181.
Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11).
Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting lesson study to the Portuguese context. In M. Quaresma, C. Winsløw, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues (pp. 87-103). New York, NY: Springer.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim do GEPEM, 71.
Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula.Quadrante, 26(2), 43-68.
Quaresma, M., Winsløw, C., Clivaz, S., Ponte, J. P., Ní Shúilleabháin, A., Takahashi, A. (2018). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Cham, Switzerland: Springer.
Ramos-Rodriguez, E., Flores, P., & Ponte, J. P. (2017). Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases. Quadrante, 26(2).
Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). Teachers’ perspectives about lesson study. Acta Scientiae, 19(1), 20-30.
Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.