Estudos de Aula Como Processo de Desenvolvimento Profissional

Investigador responsável

João Pedro da Ponte

Equipa

Investigadores IE

Cecília Galvão

Cláudia Faria

Isabel Chagas

Joana Mata-Pereira

Marisa Quaresma

Mónica Baptista

Investigadores FMH

Ana Quitério

António Rodrigues

João Martins

Marcos Onofre

Doutorandos

Alexandra Souza

Madalena Hungulo

Mauri Tomkelski

Micaela Martins

Paula Gomes

Raquel Vieira

Teresa Conceição

Thuysa de Souza

Colaboradores internacionais

Adriana Richit

Morgana Scheller

Resumo

Este projeto agregador da Área de Investigação e Ensino de Didática visa explorar as potencialidades dos estudos de aula, nas disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química e Educação Física, incluindo professores em serviço e futuros professores em formação inicial. Desenvolve-se a partir da realização de estudos de aula específicos recolhendo dados durante o processo e, após a sua realização, do levantamento das perspetivas dos professores participantes. Objeto de especial interesse é o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores, em especial no que respeita à construção de tarefas para a aprendizagem, ao conhecimento das dificuldades e dos processos de raciocínio dos alunos e à condução da comunicação na sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva. O projeto tem uma forte intervenção no Doutoramento em Educação (Didática da Matemática e Didática das Ciências), agregando diversos doutorandos.

Período de desenvolvimento

2019 – 2022

Produtos

Baptista, M., Ponte, J. P., Velez, I., & Costa, E. (2014). Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula. Educar em Revista, 30(4), 61-79.

Conceição, T., Baptista, M., & Ponte, J. P. (2019). Lesson study as a trigger for preservice physics and chemistry teachers’ learning about inquiry tasks and classroom communication. International Journal for Lesson and Learning Studies, 8(1), 79-96.

Huang, R., Takahashi, A., & Ponte, J. P. (Eds.) (2019). Theory and practice of lesson Study in mathematics: An international perspective. Cham: Springer Nature.

Ponte, J. P. (2017). Lesson studies in initial mathematics teacher education. International Journal for Lesson and Learning Studies, 6(2), 169-181.

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Designing lesson studies to support teachers’ professional development. Educational Designer, 3(11).

Ponte, J. P., Quaresma, M., Mata-Pereira, J., & Baptista, M. (2018). Fitting lesson study to the Portuguese context. In M. Quaresma, C. Winsløw, S. Clivaz, J. P. Ponte, A. N. Shúilleabháin & A. Takahashi (Eds.), Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues (pp. 87-103). New York, NY: Springer.

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Participar num estudo de aula: A perspetiva dos professores. Boletim do GEPEM, 71.

Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2017). Dinâmicas de aprendizagem de professores de Matemática no diagnóstico dos conhecimentos dos alunos num estudo de aula.Quadrante, 26(2), 43-68.

Quaresma, M., Winsløw, C., Clivaz, S., Ponte, J. P., Ní Shúilleabháin, A., Takahashi, A. (2018). Mathematics lesson study around the world: Theoretical and methodological issues. Cham, Switzerland: Springer.

Ramos-Rodriguez, E., Flores, P., & Ponte, J. P. (2017). Práctica y reflexión de profesores de matemáticas chilenos bajo la perspectiva del estudio de clases. Quadrante, 26(2).

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). Teachers’ perspectives about lesson study. Acta Scientiae, 19(1), 20-30.

Richit, A., & Ponte, J. P. (2017). A colaboração docente em estudos de aula na perspectiva de professores participantes. Revista Paradigma, 38(1), 330-351.