IRRESISTIBLE small

titulo

Investigação sobre Ensino Superior na Europa: retrato de pesquisas apresentadas nas conferências ECER

Investigador responsável

Mariana Gaio Alves

Equipa no IE-ULisboa

Andreia Veiga

Maria Filipa Almeida

Jorge Ramos do Ó (Consultor)

Equipa noutros países europeus

Jani Ursin (University of Jyväskylä, Finlândia)

Andrea Galimberti (Bicocca University Milan, Itália)

Chris Kubiak (Open University, Reino Unido)

Christine Teelken (VU University Amsterdam, Países Baixos)

Georgeta Ion (Universitát Autònoma de Barcelona, Espanha)

Liudvika Leisyte (TU University Dortmund, Alemanha)

Patrick Baughan (University of Law, London, Reimo Unido)

Rosemary Deem (Royal Holloway University of London, Reino Unido)

Serap Emil (Middle East Technical University – METU, Turquia)

Resumo

O projeto analisa os simpósios incluídos no programa científico da “Network 22 – Research into Higher Education” nas conferências ECER (European Conference of Educational Research) dos últimos 10 anos, permitindo uma visão sistemática dos respetivos contributos para este domínio de investigação. Mais especificamente, perspetivam-se contributos para o desenvolvimento da investigação em educação europeia de três formas diferentes:

  1. o projeto corresponde a um exercício de análise e reflexão, com base no pressuposto de que aprofundar o conhecimento sobre as pesquisas apresentadas e discutidas nas conferências ECER organizadas pela EERA (European Educational Research Association) contribui para delinear modos de reforçar a qualidade da investigação, o que constitui uma das missões centrais da EERA;
  2. a caracterização dos temas abordados e das abordagens teóricas e metodológicas mobilizadas pelos investigadores ao longo dos anos pode ancorar o desenvolvimento de investigação ainda mais relevante em benefício da educação e da sociedade, tal como a EERA preconiza;
  3. o mapeamento da cooperação entre investigadores – explorando quais os países representados nos simpósios e quais os casos nacionais discutidos – permite compreender a dimensão europeia tanto da investigação apresentada nas conferências ECER como das mudanças no ensino superior em diferentes países e regiões na última década.
Período de desenvolvimento

01/02/2024 – 31/01/2025

Fonte de financiamento

EERA – Network 22 – Research into Higher Education