High-Fliers – Highly Interactive Guidance Helpful For Leadership In Educationally Relevant Skills
titulo
Cecília Galvão
Ana Henriques
Cláudia Faria
Hélia Oliveira
Isabel Chagas
Mónica Baptista
O projeto High-Fliers visa contribuir de forma significativa para a preparação de carreiras profissionais relacionadas com STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e foi concebido especialmente para professores em escolas básicas e secundárias, para instituições de ensino superior e organizações de promoção da ciência dos países parceiros (Estónia, Finlândia, Portugal e Croácia), mas também de toda a Europa.
São objetivos do projeto:
- aumentar a atratividade, o valor e a importância da PEDAGOGIA & DIDÁTICA na formação de profissionais das áreas STEM, especialmente de professores;
- garantir o reconhecimento das competências de apresentação e liderança dos futuros professores nas áreas STEM;
- desenvolver novos programas que potenciem a participação de estudantes universitários e pré-universitários em formações opcionais antes de prosseguirem para cursos de desenvolvimento profissional de professores;
- orientar os profissionais de Ciência & Tecnologia para o reconhecimento da importância das competências de apresentação e liderança nas carreiras profissionais relacionadas com STEM;
- ampliar e desenvolver as competências dos professores e de outros profissionais de formação de adultos das áreas STEM;
- aumentar o número de professores nas áreas STEM.
O consórcio High-Fliers integra 3 universidades (University of Tartu, Estónia; University of Eastern Finland, Finlândia; Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Lisboa, Portugal) e um instituto de investigação (Institute of Social Sciences Ivo Pilar, Croácia) e destina-se a estudantes universitários, bem como a especialistas de perfis diversos, na área das ciências e disciplinas afins – biologia, geografia (ciências da terra), química, física e matemática. Os alunos do ensino secundário também são um público-alvo, uma vez que as instituições de ensino superior podem oferecer oportunidades de formação pré-universitária, susceptível de ser creditada no caso de os alunos optarem por prosseguir estudos nessas instituições.
A abordagem do projeto High-Fliers envolve as seguintes atividades e resultados:
- desenvolvimento do Programa High-Fliers constituído por quatro módulos e ações de suporte, que visa a promoção de atributos sociais de particular importância para os futuros professores nas áreas STEM;
- aplicação-piloto dos módulos com 200 profissionais na Estónia, Finlândia, Portugal e Croácia (estudantes de licenciatura ou mestrado e alunos do ensino secundário; professores; profissionais de educação não formal nas áreas STEM; investigadores de IES / centros de investigação);
- elaboração do Manual Operacional Online do High-Fliers para investigadores de Ciência / das áreas STEM;
- organização de workshops / eventos com stakeholders locais;
- realização de workshops específicos do módulo High-Fliers;
- realização de uma Reunião de Avaliação e Garantia de Qualidade;
- realização de uma conferência final e disseminação, pelos parceiros, em conferências.
Todas as atividades visam o envolvimento de um público alargado e a promoção e divulgação do projeto High-Fliers.
A longo prazo os resultados previstos do projeto High-Fliers são:
- criar um curso estruturado em módulos e adaptado a todos os níveis do ensino superior e programas de formação ao longo da vida para explorar as competências do High-Fliers na educação STEM e o seu reconhecimento enquanto competências transferíveis e intersectoriais;
- através dos módulos, desafiar os formadores de professores das áreas STEM e promover a consciencialização de carreiras profissionais relacionadas com STEM;
- dar mais visibilidade à formação de professores nas áreas STEM na Europa e facilitar a mobilidade de estudantes de licenciaturas STEM nas universidades parceiras;
- mudar as práticas de ensino STEM quando os participantes dos módulos do projeto High-Fliers se tornam professores STEM;
- aumentar o interesse por carreiras profissionais relacionadas com STEM (nomeadamente o ensino), contribuindo assim para ultrapassar a escassez de professores das áreas STEM nas escolas e para reforçar a mão de obra na sociedade e numa economia sustentável;
- fornecer recomendações às autoridades públicas para promover a trajetória profissional de professores nas áreas STEM;
- criar redes fortes de stakeholders na Estónia e nos países parceiros e de âmbito internacional.
01/12/2020 – 30/11/2023
Programa: Erasmus+
Ação-chave: Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Parcerias Estratégicas no Ensino Superior
Referência do projeto: 2020-1-EE01-KA203-077990