INTALL – Estudos Internacionais e Comparados de Educação de Adultos e Aprendizagem ao longo da vida para estudantes e educadores de adultos
Paula Guimarães
Natália Alves
Nos tempos mais recentes, a internacionalização da educação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida permitiu a emergência de novas necessidades de formação de estudantes e educadores de adultos. Os educadores de adultos, pelo seu lado, formam um grupo heterogéneo que denotam necessidades e enfrentam problemas profissionais quotidianos diferenciados, enquanto que os estudantes, nomeadamente os do ensino superior que se debruçam sobre esta temática exigem novas respostas em termos de formação inicial. Complementarmente, nota-se uma desarticulação entre os conhecimentos e as capacidades que os estudantes e os educadores de adultos detêm e as exigências dos contextos da prática. A importância atribuída às aprendizagens que se desenvolvem em contexto de trabalho e ao longo da vida requerem também nova atenção. A pouca cooperação que pode ser encontrada entre muitas instituições de ensino superior e aqueles que participam em projetos e programas de educação de adultos limita as possibilidades de profissionalização e requer uma maior ligação e um mais expressivo intercâmbio entre o sistema de ensino superior e os contextos de prática profissional.
É neste âmbito que este projeto emerge com a finalidade de desenvolver um dispositivo de formação de estudantes de educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida, bem como de educadores de adultos em contexto universitário.
Para tal, pretende-se:
– desenvolver um dispositivo que integre uma fase de preparação dos estudantes e educadores de adultos de b-learning e um dispositivo de formação inicial presencial;
– constituir de uma comunidade de ensino e de aprendizagem no ensino superior de cariz internacional, que reúna professores, estudantes e educadores de adultos de diversos países, europeus e não europeus, em momentos de ensino a distância e presencial;
– promover a realização pelos estudantes e pelos educadores de adultos desses dispositivos de um portefólio que reforce a ligação entre teoria sobre educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida e contextos de trabalho dos educadores de adultos;
– criar um ambiente de aprendizagem online designado International and comparative studies @ home que favoreça a formação daqueles estudantes e educadores de adultos que, por razões diversas, não podem participar nas atividades de ensino presenciais que o projeto integra.
Enquanto momentos estruturais do projeto estão as escolas de inverno que devem reunir estudantes de mestrado e de doutoramento em educação de adultos e aprendizagem ao longo da vida e promovem momentos de formação inicial presenciais. Estas escolas de inverno beneficiam das práticas de ensino de professores de diversas universidades, numa comunidade de aprendizagem internacional. Percursos de aprendizagem flexíveis apoiados em estratégias b-learning e a valorização de aprendizagens oriundas de contextos muito diversos (a partir da teoria e das práticas educativas com adultos) são igualmente valorizados neste projeto.
Uma vez que o projeto assenta numa parceria de instituições de ensino superior de diversos países e que se prevê a participação de estudantes e educadores de adultos de muitas partes do mundo, este projeto visa ainda a internacionalização da educação de adultos, enquanto campo de reflexão e de práticas, assim como a promoção de conhecimentos e capacidades que favoreçam a formação de agentes profissionais mais e melhor preparados para enfrentar os desafios contemporâneos. Para tal, o projeto inclui a preparação de materiais diversos, nomeadamente aqueles que poderão ser encontrados online, que se dirigem à formação dos estudantes e educadores de adultos, tornando mais acessíveis e flexíveis os dispositivos de formação inicial. O projeto prevê ainda a realização de várias atividades de informação e disseminação dos resultados que irão sendo conseguidos.
1/09/2018 – 31/08/2021
Programme: Erasmus+
Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action Type: Strategic Partnerships for higher education
Project Reference: 2018-1-DE01-KA203-004272