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KNOWandPOL – The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors

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KNOWandPOL – The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors

Investigador responsável

João Barroso (Coordenador da equipa portuguesa)

Resumo

O projecto centra-se no estudo do papel do conhecimento na construção e regulação das políticas públicas nos sectores da educação e da saúde. Procurando conhecer melhor a relação activa entre actores políticos e conhecimento, num contexto social e cultural caracterizado pelo aumento do volume, da pluralidade e da circulação do conhecimento sobre os vários sectores das políticas, o projecto enfrenta as seguintes interrogações: como é que as diferentes fontes de informação e modos de conhecimento são mobilizados para a tomada de decisões políticas? Até que ponto governar consiste em mobilizar conhecimento?

O enquadramento teórico é construído em torno dos contributos das abordagens cognitivas das políticas públicas, as quais conferem centralidade ao papel das ideias na compreensão das mudanças políticas, mas também em diálogo com outros quadros teóricos, concretamente com aqueles que enfatizam o peso da instituições ou com os que destacam o papel dos interesses nas políticas públicas.

A investigação está organizada em torno de três eixos (orientações) complementares de inquirição, que se aplicam a ambos os sectores (educação e saúde) e a  três níveis de ocorrência das decisões políticas ( o local ou sub-nacional, o nacional e o internacional ou supranacional). A Orientação 1 focaliza a posição do decisor político no espaço do conhecimento e propõe-se identificar que tipos de elementos da esfera do conhecimento são (e não são) mobilizadas pelos decisores políticos, bem como as relações sociais entre os decisores políticos e os diversos produtores de conhecimento e os dispositivos através dos quais os decisores políticos ganham acesso ao conhecimento. A Orientação 2 focaliza a genealogia do policy-making e procura analisar qual o papel do conhecimento (e da aprendizagem) e qual o papel dos produtores de conhecimento na elaboração das agendas e na orientação das políticas. A Orientação 3 aborda o crescente uso de instrumentos de regulação que incluem a produção e disseminação de conhecimento (e.g., estudos/relatórios de agências internacionais, recomendações sobre “boas práticas”), estudando a sua concepção, assim como a sua recepção e reapropriação pelos actores para os quais são dirigidos.

Para além das actividades de investigação atrás descritas, outras actividades relevantes fazem parte do projecto, ora associadas a propósitos de formação de jovens investigadores,ora vocacionadas para a  promoção do uso e da disseminação do conhecimento, e o  fomento da participação e da consciencialização públicas.

Período de desenvolvimento

01/10/2006 – 31/12/2011

Fonte de financiamento

Comissão Europeia. CE 028848-2