titulo
Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão
Luís Tinoca
Amélia Marchão
Ana Paula Caetano (Co-IR)
Ana Sofia Pinho
Ana Sofia Santos
Carolina Carvalho
Feliciano Veiga
Isabel Freire
João Piedade
Maria Andrade
Maria João Mogarro
Maria José Martins
Maria Teresa Oliveira
Otília Sousa
Sofia Freire
Teresa Leite
Daniela Semião
(Doutoranda)
Lina Costa
(Doutoranda)
Márcia Kamp
(Doutoranda)
Tânia Henriques
(Doutoranda)
Direção-Geral da Educação (DGE)
Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre)
Este projeto tem como objetivo analisar o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem (CA) focadas na inclusão educativa, em escolas portuguesas, para compreender os desafios enfrentados e as mudanças introduzidas para se organizar e combater a exclusão/desigualdade e promover a participação e aprendizagem de todos. Com este objetivo, iremos centrar o estudo em CA apoiadas por um programa do Ministério da Educação português (projeto “Comunidades de Aprendizagem”) que tem privilegiado o seu desenvolvimento em “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP), contextos particularmente ricos para analisar os desafios associados à inclusão. Os contextos socioeconómicos mais vulneráveis são os mais afetados pela exclusão e pelas desigualdades, e o programa TEIP, onde se centra a maior parte das CA do projeto, atua em contextos identificados como de pobreza e exclusão social. O projeto mencionado, dando corpo a medidas legislativas (ex.: Decretos-Lei n.º 55/2018 e 54/2018), tem por base um conjunto de Ações Educativas de Sucesso consideradas universais e transferíveis, entendendo os seus promotores que garantem melhores resultados de âmbito académico, coesão social e coexistência em contextos diversos dos alunos, têm em conta as vozes dos diferentes agentes da comunidade, baseiam-se em evidências e são validadas em publicações da comunidade científica a nível internacional. No entanto, questionamos como as escolas portuguesas têm apropriado, adaptado e ampliado essas ações. Nesta investigação é proposta uma abordagem metodológica mista que combina a recolha de informação empírica em extensão e profundidade. Em extensão, a partir de um estudo longitudinal ao longo de três anos, com uma amostra representativa das CA em desenvolvimento em Portugal, que procurará identificar os principais desafios, expectativas e respostas produzidas pelas comunidades educativas para a inclusão. Em profundidade, contemplando a realização de estudos de caso, para análise e aprofundamento da compreensão acerca das diferentes formas como as CA têm sido implementadas tendo em conta os diferentes contextos e as diferentes problemáticas de inclusão/diversidade. Esta opção metodológica permitirá produzir conhecimento sobre os processos de desenvolvimento de CA, bem como das estratégias utilizadas em diversos contextos para combater a desigualdade e promover a inclusão e o sucesso. Pretende-se ainda contribuir com recomendações para as autoridades educativas nacionais quanto ao futuro desenvolvimento destas comunidades, contribuindo desta forma para a sua sustentabilidade e possível disseminação.
01/01/2022 – 30/06/2025
FCT, IP (Referência PTDC/CED-EDG/4650/2021)
Martins, M. J. D., Oliveira, T., & Marchão, A. (2023). The Inclusion of Children and Youth in Vulnerable Situation. Sisyphus – Journal of Education, 11(2), 10-32. https://doi.org/10.25749/sis.28110