Contribuições para a formação contínua de professores(as) do primeiro ciclo do Ensino Básico a partir do seu envolvimento em cenários para investigação
Contribuições para a formação contínua de professores(as) do primeiro ciclo do Ensino Básico a partir do seu envolvimento em cenários para investigação (LI-Primary Teachers)
Guilherme Henrique Gomes da Silva
João Pedro da Ponte
O objetivo da investigação é compreender, a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica, a maneira como professores(as) do primeiro ciclo do ensino básico, em um processo de formação contínua, colocam em prática o trabalho pedagógico com cenários para investigação durante o estudo e o desenvolvimento de atividades de ensino. Para alcançar o objetivo geral deste estudo, propomos os seguintes objetivos específicos:
- (O1) verificar, no contexto europeu, o cenário atual da investigação em educação matemática voltada para a formação de professores do primeiro ciclo envolvendo o trabalho com tarefas exploratórias/investigativas;
- (O2) analisar como os(as) professores(as) do primeiro ciclo aprendem, a partir de uma prática de formação contínua, a produzir tarefas pedagógicas baseadas em cenários para investigação e a desenvolvê-las com seus estudantes;
- (O3) identificar dinâmicas de formação contínua que favoreçam aprendizagens docente relacionadas à elaboração e desenvolvimento de cenários para investigação nas aulas de matemática;
- e (O4) analisar possíveis mudanças na conceção de ensino dos(as) professores(as) participantes relacionadas à matemática, com base no seu envolvimento em práticas de formação contínua e na criação de cenários para investigação. Utilizaremos a metodologia de estudo de caso com uma abordagem qualitativa.
Para alcançar (O1), realizaremos uma revisão sistemática de literatura no contexto europeu em educação matemática, voltada para a formação de professores do primeiro ciclo do ensino básico. Para alcançar (O2), (O3) e (O4), analisaremos o envolvimento dos(as) professores(as) numa prática de formação contínua em uma escola de Lisboa, Portugal. Nesta prática, desenvolvida em 75 horas, exploraremos a criação e o desenvolvimento de atividades pedagógicas baseadas em cenários para investigação em aulas de matemática, utilizando uma metodologia denominada “Ciclos para a formação docente em Educação Matemática Crítica”, que envolve etapas de estudo, vivências, elaboração e desenvolvimento prático de cenários para investigação e reflexão coletiva. Os dados serão obtidos através da prática formativa. O método de recolha de dados será a observação participante, usando gravação de vídeo e áudio, notas no caderno de campo do investigador e entrevistas semiestruturadas com os participantes. Para a análise de dados, utilizamos técnicas da análise de conteúdo categorial.
01/03/2024 – 28/02/2025
Comissão Europeia
Horizonte Europa – HORIZON-MSCA-2022-PF-01
Grant Agreement ID: 101103353