IRRESISTIBLE small

Introduzindo a Educação Inclusiva na Formação Inicial de Professores através do Estudo de Aula

Introduzindo a Educação Inclusiva na Formação Inicial de Professores através do Estudo de Aula

Investigador responsável

Marisa Quaresma

Equipa

Ana Cruz (Doutoranda)

Bianor Valente

Catarina Delgado

Cláudia Faria

Fátima Mendes

Fernanda Santinha (Doutoranda)

João Pedro da Ponte

Linda Cardoso (Doutoranda)

Marcos Onofre

Margarida Rodrigues

Maria Martins

Mónica Baptista

Paulo Maurício

Raquel Vieira (Doutoranda)

Sílvia Ferreira

Teresa Conceição

Resumo

O projeto de investigação tem como objetivo explorar o potencial do estudo de aula para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de futuros professores, com especial foco na Educação Inclusiva, bem como, as adaptações necessárias a este processo formativo na sua integração na formação inicial de professores de diversas disciplinas do ensino básico e secundário, no contexto português. O projeto promoverá e analisará a realização de estudos de aulas em Matemática, Biologia/Geologia, Física/Química e Educação Física.

Objeto de interesse é o desenvolvimento do PCK dos futuros professores, com foco na Educação Inclusiva, no que se refere a 1) planeamento de aulas, com atenção aos objetivos, diagnóstico do conhecimento dos alunos, estrutura e desenvolvimento da aula, tendo em consideração os interesses e as necessidades de todos os alunos; 2) elaboração de tarefas para promover a aprendizagem de todos os alunos; 3) conhecimento das dificuldades e estratégias dos alunos enquanto trabalham nas tarefas; 4) condução da comunicação em sala de aula, com ênfase nos momentos de discussão coletiva onde se valoriza aquilo que cada um consegue fazer; e 5) observação e avaliação da aprendizagem dos alunos, focando-se na ideia de que todos os alunos devem ter oportunidade para atingir o seu máximo potencial e aprendizagem.

O projeto envolve quatro instituições de ensino superior: IE-ULisboa; FMH-ULisboa, ESE-IPL de Lisboa e ESE-IPS de Setúbal. Além de investigadores dessas instituições, o projeto também envolve doutorandos com experiência como professores de Matemática, Física/Química e Educação Física.

Período de desenvolvimento

06-01-2025 a 05-07-2026

Fonte de financiamento

FCT, I.P. (2023.11995.PEX)

Produtos