![nbs4school nbs4school](https://www.ie.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2022/04/nbs4school-1-300x245.png)
Capacitação dos alunos para a ação climática através de soluções baseadas na natureza
Pedro Reis
Mónica Baptista
Luís Tinoca
Cássio Santos
Elisabete Linhares
Larissa Nascimento
O projeto NBS4School visa promover uma nova abordagem educativa das alterações climáticas, mudando do tradicional “aprender sobre” para o “aprender a lidar com” através de uma pedagogia orientada para a ação, com foco no empoderamento dos alunos para uma cidadania ambiental ativa.
Os objetivos do projeto são:
- desenvolver novos conhecimentos para integrar as Soluções Baseadas na Natureza (NBS – Nature-Based Solutions) e a Ciência Cidadã no ensino básico em toda a Europa
- formar professores do ensino básico e fornecer materiais que reforcem as suas competências no ensino para a mudança climática orientada para a ação baseada em NBS
- promover o interesse dos alunos pelas STEM, combinando as NBS com a Ciência Cidadã, oferecendo uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento de novas parcerias entre escolas, centros de investigação e comunidades locais;
- demonstrar o potencial educacional das NBS através da sua implementação nas escolas e recolher evidências sobre o seu contributo para o desenvolvimento de competências dos alunos para as alterações climáticas e para o aumento do seu interesse e participação em ciências e questões cívicas.
Para atingir estes objetivos, o projeto NBS4School reunirá stakeholders e grupos-alvo (professores, alunos, pais, investigadores, designers de educação, cientistas ambientais) em torno de atividades de codesign, cocriação, teste, pilotagem, validação, partilha e divulgação.
São esperados os seguintes resultados do projeto NBS4Schools:
R1: estudo sobre Boas Práticas de NBS em meio escolar, atendendo às necessidades de designers de educação, professores e diretores de escolas e servindo como ponto de referência para compreender o uso e o valor educacional das NBS em escolas.
R2: módulo de formação de professores em NBS, oferecendo recursos de formação e um MOOC abrangente para desenvolver a compreensão e as competências dos professores em “Educação em ciência ativista”, uma pedagogia inovadora e com benefícios sociais que inclui os conceitos de NBS e Ciência Cidadã e oferece a base do currículo NBS4School.
R3: materiais de ensino-aprendizagem NBS4School que visam apoiar diretamente os professores do ensino básico na conceção e implementação de NBS.
R4: kit de ferramentas de Ciência Cidadã e NBS para apoiar os professores a projetar iniciativas de Ciência Cidadã e articulá-las com NBS, em colaboração com centros de investigação locais.
R5: ferramentas para avaliar os resultados da aprendizagem dos alunos envolvidos nas NBS, por meio de métodos práticos de avaliação do impacto das NBS na aprendizagem, envolvimento e bem-estar dos alunos.
01/09/2023 – 31/08/2026
Programa: Erasmus+
Ação-chave 2 – Parcerias de cooperação no setor do ensino escolar
Referência:
2023-1-DE03-KA220-SCH-000156685
Linhares, E., & Reis, P. (2023). Education for environmental citizenship and activism through the development of nature-based solutions with pre-service teachers. Journal of Social Science Education, 22(4). https://doi.org/10.11576/jsse-6498