Novas abordagens para a Inspeção: o modelo policêntrico
Novas abordagens para a Inspeção: o modelo policêntrico
Estela Costa
Marta Almeida
Dulce Campos
Na base do projeto “New Approaches in Inspection: A Polycentric Model”, cujo consórcio é formado por parceiros de Portugal, Turquia, Holanda, Irlanda e Bulgária, está o sistema de auditoria policêntrica, desenvolvido previamente por parceiros holandeses, búlgaros e da Irlanda do Norte. O projeto preconiza a cooperação e comunicação ativas entre inspetores, académicos, diretores escolares, professores e pais, antevendo a abordagem da auditoria policêntrica como um modelo a equacionar, em comparação com os sistemas atuais de auditoria. Prevê-se que os resultados tenham impacto em cada um dos parceiros, envolvendo, entre outros, a criação de um sistema de aplicativos, transferível, de orientação de gestão de processos, indicadores e procedimentos relativos à formação de inspetores e demais stakeholders. Destaca-se, entre outros, a elaboração de um relatório de investigação acerca da utilização desta abordagem, em diferentes países, bem como a produção de um relatório que põe em relação a auditoria policêntrica, a gestão escolar e o sistema português de auditoria em educação.
15/10/2019 – 14/10/2022
Programme: Erasmus+
Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices
Action Type: Strategic Partnerships for school education
Project number: 2019-1-TR01-KA201-077307