Políticas públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados

Investigador responsável

Luís Miguel Carvalho

Equipa

Carlos Sant’Ovaia

Estela Costa

Joana Viana

Marta Almeida

Rute Amadeu

Sofia Viseu

Resumo

Este projeto tem como propósito o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente no contexto dos processos de regulação transnacional da educação.

O projeto decorre de uma parceria desenvolvida nos últimos dez anos entre investigadores latino-americanos e europeus que integram a Rede Latino- Americana de Estudos sobre Trabalho Docente e a Rede de Cooperação Académica América Latina e Europa (INR/WERA). Para além do IE-Lisboa, participam equipas de investigadores da Universidade Federal de Minas Gerais, que assegura a coordenação geral por Dalila Andrade Oliveira; a Fundação Joaquim Nabuco; a Universidade Federal Rural de Pernambuco; a Universidade do Estado da Bahia; a Universidade Federal de Pelotas; e a Universidade de Strasbourg.

O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo de produção, mediação e tradução.

A equipa portuguesa é responsável por elaborar um estado da arte relativo às seguintes preconizações e problematizações das políticas educativas que visam a profissão docente:

  • Principais marcos da intervenção do Estado na ‘avaliação estandardizada’ e na definição da carreira (e da avaliação) dos professores.
  • Orientações da OCDE sobre a formação docente, a partir das cúpulas sobre a profissão docente e suas recomendações feitas com base nos grandes inquéritos PISA e TALIS.
Período de desenvolvimento

2017 – 2021

Fonte de financiamento

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Brasil)

Produtos

Almeida, M., Viana, J., & Carvalho, L. M. (2020). Processos e sentidos da regulação transnacional da profissão docente: Uma análise das cimeiras internacionais sobre a profissão docente (2011-2017). Currículo sem Fronteiras, 20(1), 62-84. doi:10.35786/1645-1384.v20.n1.5

LeVasseur, L., Normand, R., Carvalho, L. M., Min, L., & Oliveira, D. (Orgs.). (2020). Les politiques de restructuration des professions de l’éducation. Une mise en perspective internationale et comparée. Quebéc: Presses de l’Université Laval.

Normand, R., Liu, M., Carvalho, L. M., Oliveira, D. A., & LeVasseur, L. (Eds.). (2018). Education policies and the restructuring of the educational profession: Global and comparative perspectives. Singapore: Springer.

Oliveira, D. A., Carvalho, L. M., & Normand, R. (2020). Reestruturação da profissão docente: Políticas itinerantes e traduções nacionais. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 5-8. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.01

Oliveira, D., Carvalho, L. M., LeVasseur, L., Min, L., & Normand, R. (Orgs.). (2019). Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador: Perspetivas globais e comparativas. Petrópolis: Editora Vozes.

Sant’Ovaia, C., & Costa, E. (2020). Os testes nacionais como instrumento de ação pública no sistema educativo português: processos de “problematização” e de “preconização”. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 171-189. http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.10

Viseu, S. & Barroso, J. (2020). A carreira e a avaliação dos professores em Portugal: mudanças nos modos de regulação da educação. Currículo sem Fronteiras, 20(1), 108-128. https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n1.7

Viseu, S. & Carvalho, L. M. (2019). Mudanças na governação das escolas e a reconfiguração do trabalho e das identidades dos diretores escolares em Portugal. Dalila Andrade Oliveira, Luís Miguel Carvalho, Romuald Normand, Liu Min, Louis Levasseur (Orgs.). Políticas educacionais e a reestruturação da profissão do educador: Perspetivas globais e comparativas (pp. 83-100). Petrópolis: Editora Vozes.

Viseu, S. & Oliveira, D. (Ed.) (2020). Políticas Educativas e Mudanças na Profissão Docente. Sisyphus – Journal of Education, 8(1). https://doi.org/10.25749/sis.19427

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2018). Changes in school governance and the reshaping of head teachers’ roles and identities in Portugal. L. M. Carvalho, L. Min, R. Normand, & D. Oliveira (Eds.), Education policies and the restructuring of the educational profession. Global and comparative perspectives (pp. 57-69). Singapore: Springer.

Viseu, S., & Carvalho, L. M. (2020). Changements dans la gouvernance scolaire et redéfinition des rôles et des identités pour les chefs d’établissement au Portugal. L. LeVasseur, R. Normand, L. M. Carvalho, L. Min, & D. Oliveira (Orgs.), Les politiques de restructuration des professions de l’éducation. Une mise en perspective internationale et comparée (pp. 85-104). Québec: Presses de l’Université Laval.