Práticas Profissionais dos Professores de Matemática
João Pedro da Ponte
As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática estabelecem objectivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores. Este projecto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação. Apesar do facto da aprendizagem do aluno em Matemática depender de forma crítica da acção do professor, a investigação sobre os processos que os professores usam para tomar decisões bem como sobre os constrangimentos e factores que influenciam o modo como estes interpretam os documentos curriculares oficiais ao desenvolverem a sua prática lectiva é reduzida.
O projecto assume que as práticas profissionais dos professores tendem para um estado de equilíbrio relativamente a múltiplos factores tais como tradições pedagógicas, expectativas quanto aos exames nacionais, orientações curriculares, perspectivas sobre as capacidades e interesses dos alunos, recursos disponíveis, cultura de escola, influências profissionais, académicas e sociais. Um conhecimento mais aprofundado dos processos subjacentes à constituição da prática dos professores cria oportunidades de mudança, especialmente quando esta é promovida segundo direcções compatíveis com a ecologia do sistema.
O projecto mobiliza o conhecimento actual na área respeitante ao trabalho do professor, especialmente no que se refere ao planeamento de unidades de ensino que apoiam as trajectórias de aprendizagem dos alunos bem como à gestão da comunicação matemática na aula – duas dimensões fundamentais que enquadram a actividade matemática na sala de aula. Este conhecimento apoiará o desenvolvimento de experiências, tanto de ensino da Matemática (em diferentes anos de escolaridade e enfatizando ideias curriculares importantes) como na formação inicial e contínua de professores. Pretende-se combinar o conhecimento profissional do professor sobre os constrangimentos e processos da gestão curricular com o conhecimento académico sobre os objectivos curriculares, a aprendizagem dos alunos, o uso de recursos e o desenvolvimento profissional dos professores. A intenção do projecto não é produzir uma descrição estática de modelos de gestão curricular mas, antes, identificar estratégias e conceitos que podem ser úteis para os professores atingirem uma combinação mais forte e sustentada entre os objectivos dos documentos curriculares oficiais e as especificidades dos contextos em que actuam.
Baseando-se nas experiências realizadas nas salas de aula e em contextos de formação de professores, o projecto irá igualmente desenvolver protótipos de recursos multimédia para serem usados na formação inicial e contínua de professores de Matemática e que serão testados nesses dois tipos de cenário. Estes recursos destinam-se a todos os ciclos dos ensinos básico e secundário (agrupados nos anos de escolaridade 1-4, 5-6 e 7-9 e 10-12) e incluirão descrições da prática profissional, tarefas para os professores e sugestões para os formadores de professores, de modo a poderem ser utilizados com flexibilidade.
O projecto, organizado em 4 Tarefas, tem por base um design metodológico cuidadoso, combinando observações em contextos naturalísticos de ensino de formação e experiências envolvendo a colaboração de professores, formadores de professores e investigadores. Na verdade, o projecto contará com professores que investigam a sua prática com o apoio de investigadores académicos e com professores que reflectem sobre a sua prática com o apoio de um professor investigador. O projecto combinará também análises qualitativas e quantitativas das várias experiências.
A equipa do projecto inclui sete investigadores doutorados, todos com forte interesse em questões curriculares e na formação de professores, de seis instituições de ensino superior em Portugal. Todos eles estão envolvidos na formação inicial, contínua e pós-graduada de professores. A equipa inclui também treze alunos de doutoramento e quatro de mestrado que são professores experientes ou formadores de professores, a trabalhar no terreno. No seu conjunto, os membros da equipa do projecto vêm das mais variadas zonas do país. A equipa irá trabalhar em subgrupos, cada um com uma Subtarefa específica. No entanto, existirão momentos frequentes de trabalho colectivo e condições para uma intensa comunicação por via electrónica. Toda a actividade do projecto será organizada e coordenada através da plataforma de trabalho Moodle da FCUL, para a qual foi criado um espaço específico. Deste modo, o projecto consegue reunir as condições necessárias para atingir os objectivos estabelecidos e disponibilizar para uso o conhecimento e os recursos desenvolvidos. Está também previsto que os resultados e produtos do projecto sejam disseminados a nível nacional e internacional, através de encontros, publicações e contacto directo com investigadores, formadores de professores e professores.
FCT. PTDC/CPE-CED/098931/2008
Produção Científica no âmbito do Projecto
Livro (e seus capítulos)
► Ponte, J. P. (Org.) (2014). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2014). Articulação entre pedagogia e conteúdo na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência em Álgebra. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 487-416). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2014). Um estudo de integração de recursos multimédia na formação inicial de professores do 2.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 525-565). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 223-242). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2014). O papel das tarefas no desenvolvimento de estratégias de cálculo mental com números racionais. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 31-55). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Domingues, C., & Martinho, M. H. (2014). Ações do professor na construção coletiva de um argumento genérico numa turma do 9.º ano. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 187-223). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ferreira, R. T., Oliveira, H., & Cyrino, M. (2014). A discussão na aula de Matemática a partir da análise de um caso multimédia na formação inicial de professores. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 499-524). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2014). A adaptação das tarefas matemáticas: Como promover o uso de múltiplas representações. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 115-137). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Guerreiro, A. (2014). Comunicação matemática na sala de aula: Conexões entre questionamento, padrões de interação, negociação de significados e normas sociais e sociomatemáticas. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 243-266). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Martinho, M. H., & Gil, P. D. B. (2014). O professor e o desenvolvimento da capacidade de argumentação: Equações do 2.º grau na Antiga Babilónia com alunos do 9.º ano. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 319-350). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Menezes, L., Tomás-Ferreira, R., Martinho, M. H., & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 139-168). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2014). A construção coletiva da generalização num contexto de ensino exploratório com alunos do 4.º ano. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 289-318). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Oliveira, C., & Oliveira, H. (2014). Modelação matemática no ensino profissional: As tarefas e o conhecimento extra-matemático. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 59-84). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Oliveira, H., Canavarro, A. P., & Menezes, L. (2014). Casos multimédia na formação de professores que ensinam Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 437-472). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Oliveira, H., & Carvalho, R. (2014). Uma experiência de formação, com casos multimédia, em torno do ensino exploratório. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 473-498). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ponte, J. P. (2014). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 13-27). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ponte, J. P. d. (2014). Formação do professor de Matemática: Perspetivas atuais. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 351-368). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2014). Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 369-387). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2014). A comunicação na sala de aula numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais no 5.º ano. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 267-288). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2014). A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 169-186). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Quaresma, M., Ponte, J. P., Baptista, M., & Mata-Pereira, J. (2014b). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ventura, H., & Oliveira, H. (2014). Uma abordagem paralela das várias representações dos números racionais através de tarefas que promovem o modelo da barra numérica. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de Matemática (pp. 85-114). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Artigos em Revistas Científicas Internacionais
►Ponte, J. P., & Marques, S. (2011). Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study. RIPEM – International Journal for Research in Mathematics Education, 1(1), 36-53.
►Ponte, J. P., & Velez, I. (2011), Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim GEPEM, 59.
►Ponte, J. P. (2012). A practice-oriented professional development programme to support the introduction of a new mathematics curriculum in Portugal. Journal of Mathematics Teacher Education, 15(4), 317-327. (DOI: 10.1007/s10857-012-9219-y)
►Ponte, J. P., Mata Pereira, J., & Henriques, A. (2012). O raciocínio matemático nos alunos do ensino básico e do ensino superior. Revista Práxis Educativa, 7(2), 355-377.
►Ponte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Práticas profissionais dos professores de Matemática. Avances en Investigación en Educación Matemática, 1, 65-86.
►Ponte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Educação Matemática Em Foco, 1(1), 9-29.
►Ponte, J. P., & Branco, N. (2013). Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, 50, 135-155.
►Henriques, A., & Ponte, J. P. (2014). As representações como suporte do raciocínio matemático dos alunos quando exploram atividades de investigação. BOLEMA, 28(48), 276-298.
► Martinho, M. H. (2014, em publicação). Comunicação nas aulas de Matemática: Perspetivas de uma professora. Educação Matemática Em Foco, 3(1).
►Menezes, L. (publicação prevista para setembro de 2014). Utilização de casos multimédia na formação matemática de professores do 1.º ciclo do ensino básico: Impacto no conhecimento e prática de ensino supervisionada. Educação Matemática em Foco. (Brasil)
► Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014, em publicação). Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória. BOLEMA.
Artigos em Revistas Científicas Nacionais
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2011). A álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos: Uma experiência de formação. Indagatio Didactica, 3(1), 59-79.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). A co-construção da generalização nas discussões coletivas: Um estudo com uma turma do 4.º ano. Quadrante, 21(2), 111-138.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). A mobilização da capacidade de generalização através da exploração de estratégias de cálculo: um estudo com alunos do 4º ano. Interacções, 20, 9-36.
► Ponte, J. P., & Quaresma, M., (2012). O papel do contexto nas tarefas matemáticas. Interacções, 22, 196-216.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2012). Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória. Interacções, 20, 70-97.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2013). Analysis of teaching and learning situations in algebra in prospective teacher education. Sisyphus, 1(3), 182-213.
► Canavarro, A. P. (2013). Um caso multimédia na formação inicial: Contributos para o conhecimento sobre o ensino exploratório da Matemática. Da Investigação às práticas, 3(2), 125-149.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2013). Prática profissional para a promoção do cálculo mental na sala de aula: Uma experiência no 6.º ano. Quadrante, 22(2), 83-108.
► Guerreiro, A. (2013). Comunicação matemática: O reconhecimento, pelos professores, da singularidade dos conhecimentos matemáticos dos alunos. Da Investigação às práticas, 3(2), 31–52.
► Menezes, L., Guerreiro, A., Martinho, M. H., & Tomás Ferreira, R. (2013). Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. SISYPHUS Journal of Education, 1(3), 44-75.
► Oliveira, H. & Cyrino (2013). Developing knowledge of inquiry-based teaching by analysing a multimedia case: One study with prospective mathematics teachers. Sisyphus, 1(3), 214-245.
► Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2013). Conceptualizando o ensino-exploratório da Matemática: Contributos da prática de uma professora do 3.º ciclo para a elaboração de um quadro de referência. Quadrante, 22(2), 29-52.
► Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., & Quaresma, M. (2013). Ações do professor na condução de discussões matemáticas. Quadrante, 22(2), 55-81.
► Magalhães, M. G., & Martinho, M. H. (2014). O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais. Quadrante 23(1), 99-132.
Teses de Doutoramento
► João Felisberto Fernandes Semedo, Desenvolvimento profissional de professores de Matemática num contexto de formação pós-graduada apoiada pelas TIC, Doutoramento em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Julho de 2011, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Ana Isabel Silvestre Silva, O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Percursos de aprendizagem de alunos do 6.º ano de escolaridade. Doutoramento em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Dezembro de 2012, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► António Manuel da Conceição Guerreiro, Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: práticas no 1.º ciclo do ensino básico. Doutoramento em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de Lurdes Serrazina e João Pedro da Ponte, Janeiro de 2012, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Neusa Cristina Vicente Branco, O desenvolvimento do pensamento algébrico na formação inicial de professores dos primeiros anos, orientação de João Pedro da Ponte, Janeiro de 2013, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Paulo Duarte Bastos Gil, A História da Matemática no fomento de uma cultura de argumentação em sala de aula. Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Matemática, orientação de Maria Helena Martinho e Carlos Sá, Julho 2013, Instituto de Educação da Universidade do Minho.
► Hélia Margarida Lopes Ventura, A aprendizagem dos números racionais através das conexões entre as suas representações: uma experiência de ensino no 2.º ciclo do ensino básico. Doutoramento em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de Hélia Oliveira, Fevereiro de 2014, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Célia Maria Vitorino Mestre, O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade: uma experiência de ensino, Doutoramento em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de Hélia Oliveira, (entregue em junho de 2014 – aguarda marcação de provas).
Teses de Mestrado
► Maria Gorete Pires Branco, Tarefas de exploração e investigação no ensino e na aprendizagem da Geometria: Uma experiência com alunos do 10.º ano de escolaridade, Mestrado em Educação, Especialidade Supervisão Pedagógica na Educação Matemática, Outubro de 2011, Universidade do Minho.
► Maria da Graça da Silva Nogueira Magalhães, A argumentação matemática na resolução de tarefas com a utilização da calculadora gráfica: Experiência numa turma do 11.º ano, Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática, Janeiro de 2011, Universidade do Minho.
► Ana Margarida Leandro Morais, A Exploração de Sequências e Regularidades Como Suporte Para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. Mestrado em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Dezembro de 2012, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Célia Maria Ferreira Guerra Cascais, Promover o pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade: Um trabalho colaborativo entre professores. Mestrado em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Dezembro de 2012, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Cláudia Maria Azevedo Domingues, Promoção do raciocínio matemático: Uma experiência numa turma do 9.º ano. Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação Matemática, orientação de Maria Helena Martinho, Fevereiro 2012, Instituto de Educação da Universidade do Minho.
► Joana da Fonte Dias Gomes da Mata Pereira, O raciocínio matemático em alunos do 9.º ano no estudo dos números reais e inequações. Mestrado em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Dezembro de 2012, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Cláudia Luísa de Matos Lopes, A aprendizagem de perímetros e áreas com Geogebra: uma experiência de ensino. Mestrado em Educação, Especialidade de Didática da Matemática, orientação de João Pedro da Ponte, Dezembro de 2013, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Comunicações Científicas em Encontros Internacionais
2011
► Canavarro, A.P. & Patrício, M. (2011). Mathematical investigations in the classroom: A context for the development of professional knowledge of mathematics teachers. Proceedings of CERME 7, Reszow, Poland.
► Guerreiro, A., & Serrazina, L. (2011). Conceptions and Practices of Mathematical Communication. Proceedings of CERME 7, Reszow, Poland.
► Menezes, L. (2011). Collaborative research as a strategy of professional development of teachers. Proceedings of the 35st Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 3, pp. 225-232. Ankara, Turkey: PME.
► Nunes, C. C., & Ponte, J. P. (2011). Teachers managing the curriculum in the context of the mathematics’ subject group, Proceedings of CERME 7, Reszow, Poland.
► Ponte, J. P. (2011). Practice-based teacher education focused on mathematical discussions. In B. Ubus (Ed.), Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, pp. 115-118. Ankara, Turkey: PME.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2011). Missing value and comparison problems: What pupils know before the teaching of proportion. In B. Ubuz (Ed.). Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 4, pp. 185-192. Ankara, Turkey: PME.
► Tomás Ferreira, R. A. (2011). Moving beyond an evaluative teaching mode: The case of Diana. In M. Pytlak, T. Rowland, & E. Swoboda (Eds.),Proceedings of CERME7: Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 2848-2857). University of Rzeszów, Poland.
2012
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2012). Developing algebraic and didactical knowledge in pre-service primary teacher education. In T.-Y. Tso (Ed.), Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 2, p. 75-82. Taipei, Taiwan: PME.
► Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). A framework for mathematics inquiry-based classroom practice: the case of Célia. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
► Ferreira, R., Martinho, M. H., & Menezes, L. (2012). Building on teachable moments: Issues for teacher education. Atas do Colloque Homage à Michèle Artigue, Paris.
► Ferreira, R., Menezes, L., & Martinho, M. H. (2012). Using Classroom Episodes to Foster Prospective Teachers’ Didactical Knowledge: Issues for Teacher Education. Atas do Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA), Singapore
► Magalhães, M. G., & Martinho, M. H. (2012). The role of graphical calculator in developing mathematical argumentation. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). From quasi-variable thinking to algebraic thinking: a study with grade 4 students. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
► Moreira, D., & Campelos, S. (2012). Curricular transformation as context to share practices: a case in the Portuguese schools. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
► Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2012). The use of classroom videos as a context for research on teachers’ practice and teacher education. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
► Ponte, J. P. (2012). What is an expert mathematics teacher? In T.-Y. Tso (Ed.), Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 1, pp. 125-128. Taipei, Taiwan: PME.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2012). An exploratory teaching unit to develop proportional reasoning. Atas do 12th International Congress on Mathematical Education, Seoul, Korea.
2013
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2013). Students’ mental computation strategies with fractions, Proceedings of CERME 8, (pp. 283-292), Antalya, Turkey.
► Guerreiro, A., Ponte, J. P., & Serrazina, L. (2013). Mathematical communication: Teachers’ recognition of the singularity of students’ knowledge, Proceedings of CERME 8 (pp. 3075-3084), Antalya, Turkey.
► Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P., (2013). Descrevendo as práticas de ensino exploratório da matemática: O caso da professora Fernanda. Anais do CIBEM VII (pp. 5795-5803).
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2013). Generalising through quasi-variable thinking: a study with grade 4 students. Proceedings of CERME 8 (pp. 490-499), Antalya, Turkey.
► Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Henriques, A. C., & Quaresma, M. (2013). Designing and using exploratory tasks. In C. Margolinas (Ed.), Task design in mathematics education: Proceedings of ICMI Study 22 (pp. 493-501). Oxford.
► Ponte, J. P., Quaresma, M., & Mata-Pereira, J. (2013). Developing students’ reasoning with rational numbers in comparing and ordering tasks. Paper presented at EARLI , Munich, September.
► Tomás Ferreira, R. A., Martinho, M. H., & Menezes, L. (2013). The role of didactical knowledge in seizing teachable moments. Proceedings of CERME 8 (pp. 3065-3074), Antalya, Turkey.
► Velez, I., & Ponte, J. P. (2013). Representations and reasoning strategies of grade 3 students in problem solving. Proceedings of CERME 8 (pp. 383-392,) Antalya, Turkey.
2014
► Barbosa, L. S, & Martinho, M. H. (2014). Mathematical literacy as a condition for sustainable development. In A. Cerone & D. Persico (Eds.) Information Technology and Open Source: Applications for Education, Innovation and Sustainability, SEFM 2012, InSuEdu, MoKMaSD, and OpenCert (pp. 64-77). Berlin: Springer Verlag.
► Ponte, J. P., Quaresma, M., Baptista, M., & Mata-Pereira, J. (2014). Teachers’ involvement and learning in a lesson study. In S. Carreira, N. Amado, K. Jones, & H. Jacinto (Eds.) Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving (pp. 321-334). Faro, Portugal: Universidade do Algarve. (ISBN 978-989-8472-50-2)
► Menezes, L., Delplancq, V., & Castanheira, G. (2014). Classe de mathématiques, réalité et communication. In Aldon, G. (Ed.). Proceedings of the 66th CIEAEM Conference, Lyon, France: CIEAEM.
Comunicações Científicas em Encontros Nacionais
2011
► Bandarra, L. (2011). “O sinal de igual” – Um estudo vertical. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 305-322, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2011). Situações de modelação na formação inicial de professores. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 383-403, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2011). Desenvolvimento do conhecimento do ensino da álgebra: Contributo de uma experiência de formação. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 1-12, Lisboa: APM.
► Campelos, S., & Moreira, D. (2011). Planeamento estatístico: Uma experiência de ensino no 8.º ano. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 1-12, Lisboa: APM.
► Carvalho, L. I., Ferreira, R. A. T., & Ponte, J. P. (2011). Representações no estudo das funções racionais. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 1-15, Lisboa: APM.
► Domingues, C., & Martinho, M. H. (2011). Os raciocínios dos alunos na descoberta de dízimas finitas: Uma experiência com alunos de uma turma de 9.º ano. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 269-286), Lisboa: APM.
► Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2011). Representações múltiplas de funções em ambiente com Geogebra: Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 1-24, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2011). Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 107-122), Lisboa: APM.
► Guerreiro, A. (2011). Padrões em contextos figurativos no 2.º ano da licenciatura em educação básica. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 365-382, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Guerreiro, A. (2011). Negociação de significados na sala de aula de matemática: Práticas entre professoras e alunos do 1.º ciclo. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 707-718), Lisboa: APM.
► Magalhães, M. G., & Martinho, M. H. (2011). A calculadora gráfica como instrumento para o desenvolvimento da argumentação matemática. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 791-806), Lisboa: APM.
► Mata Pereira, J., & Ponte, J. P. (2011). Raciocínio matemático em contexto algébrico: Uma análise com alunos do 9.º ano. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 347-364, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Menezes, L., Serrazina, L., Fonseca, L. & outros (2014). Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica. In. M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV Seminário de Investigação em Educacão Matemática (pp. 243–261). Braga: APM.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2011). Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4º ano de escolaridade. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 195-218), Póvoa de Varzim: EIEM.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2011). Generalizar estratégias de cálculo: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 65-80), Lisboa: APM.
► Nunes, C. C., & Ponte, J. P. (2011). Práticas de gestão curricular de um grupo de matemática. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 671-682), Lisboa: APM.
► Oliveira, C., & Oliveira, H. (2011). Processos de modelação no ensino profissional: Uma tarefa envolvendo funções. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 849-866), Lisboa: APM.
► Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2011). A aprendizagem da comparação e ordenação de números racionais através de uma abordagem exploratória. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 219-238, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2011). A construção das partes e a reconstrução da unidade na compreensão dos números racionais. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 253-258), Lisboa: APM.
► Ponte, J. P., & Velez, I. (2011). As representações matemáticas nas concepções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico: Um estudo exploratório. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Eds), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, pp. 177-194, Póvoa de Varzim: EIEM.
► Ponte, J. P., & Velez, I. (2011). O novo programa de matemática no 1.º ciclo: Concepções de cinco professoras. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 731-746), Lisboa: APM.
► Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2014). Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 65-78). Braga: APM.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2011). Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: Uma abordagem exploratória. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 93-106), Lisboa: APM.
► Vale, L., Tomás Ferreira, R. A., & Santos, L. (2011). O erro como ponte para a aprendizagem das equações: O caso da Maria. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. Vale, & J. P. Ponte (Orgs.), Ensino e Aprendizagem da Álgebra: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011, pp. 421-440.
► Vale, L., Tomás Ferreira, R. A., & Santos, L. (2011). O erro na aprendizagem das sequências e regularidades: O papel dos dispositivos de regulação. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 541-554. Lisboa: APM.
► Ventura, H., & Oliveira, H. (2011). Estabelecendo conexões entre números racionais: O caso da percentagem. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 287-300), Lisboa: APM.
2012
► Bandarra, L. (2012). O pensamento algébrico e a aritmética. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 403-416). Lisboa: SPIEM.
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2012). As recentes orientações curriculares em Álgebra como ponto de partida para uma experiência de formação dos professores dos primeiros anos. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
Canavarro, A. P., & Santos, L. (2012). Explorar tarefas matemáticas. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Investigação em Educação Matemática – Práticas de ensino da Matemática: Atas do EIEM2012 (pp. 99-104). Lisboa: SPIEM.
► Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: o caso de Célia. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 255-266). Lisboa: SPIEM.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2012). A discussão de estratégias de cálculo ental e o sentido de multiplicação de números racionais. In Actas SIEM XXIII – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 73-82). Coimbra: APM.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2012). Práticas de ensino com cálculo mental. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 361-370). Lisboa: SPIEM.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2012). Reviver o cálculo mental no ensino da matemática: Uma aposta inútil ou necessária? Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
► Delgado, F., Ferreira, R., & Fernandes, J. A. (2012). O estudo acompanhado em articulação com a matemática: práticas de duas professoras. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 241-254). Lisboa: SPIEM.
► Domingues, C., & Martinho, M. H. (2012). Desenvolvimento do raciocínio matemático e as práticas de comunicação numa sala de aula. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 321-334). Lisboa: SPIEM.
► Gafanhoto, A. P., & Canavarro, A. P. (2012). A adaptação das tarefas matemáticas: como promover o uso de múltiplas representações. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 121-134). Lisboa: SPIEM.
► Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2012). O desenvolvimento do raciocínio matemático na educação básica: Uma experiência de ensino em Álgebra. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). A exploração da variação de quantidades: Um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade. In Actas SIEM XXIII – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 349-364). Coimbra: APM.
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2012). A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4º ano de escolaridade. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp.417-432). Lisboa: SPIEM.
► Mestrinho, N., & Oliveira, H. (2012). A integração do tangram na aula de geometria – uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 529-540) Lisboa: SPIEM.
► Oliveira, C., & Oliveira, H. (2012). Modelação matemática no ensino profissional: construção e exploração de uma tarefa. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 105-120). Lisboa: SPIEM.
► Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2012). Recursos didáticos numa aula de ensino exploratório: da prática à representação de uma prática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 557-570). Lisboa: SPIEM.
► Ponte, J. P., Branco, N., Quaresma, M., Velez, I., & Mata-Pereira, J. (2012). Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 267-279). Lisboa: SPIEM.
► Ponte, J. P., e Velez, I. (2012). Do texto oficial à apropriação pelos professores: O caso a Matemática no 1.º ciclo do ensino básico. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2012). As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números racionais. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 215-228). Lisboa: SPIEM.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2012). Abordagens exploratórias como eixo central da mudança curricular em Matemática. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2012). O desenvolvimento do raciocínio proporcional: Uma experiência de ensino. Atas do XIX Colóquio da AFIRSE.
► Souza, R., & Ponte (2012). Comunicação matemática na sala de aula dos anos iniciais: Contributos de um programa de formação. In Actas SIEM XXIII – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 557-567). Coimbra: APM.
► Souza, R., & Ponte, J. P. (2012). Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 467-478). Lisboa: SPIEM.
► Velez, I., & Ponte, J. P. (2012). Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas. In Actas SIEM XXIII – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 663-676). Coimbra: APM.
► Ventura, H., & Oliveira, H. (2012). Uma experiência de ensino baseada numa abordagem paralela das várias representações dos números racionais e no uso do modelo da barra. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 161-174). Lisboa: SPIEM.
2013
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolvimento do conhecimento do ensino-aprendizagem da Álgebra na formação inicial de professores dos primeiros anos. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 309-321). Braga: APM.
► Ferreira, N., & Ponte, J. P. (2013). Edição de vídeo: Uma tarefa promotora de conhecimento para ensinar matemática na formação inicial de professores do 1.º ciclo. Comunicação apresentada nas Jornadas do ISCED, 21-22 de Julho, Odivelas.
► Guerreiro, A. (2013) Negociação de significados no 1.º ano de escolaridade: Conceitos e processos matemáticos. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 451-465). Braga: APM.
► Mata-Pereira, J., & Ponte, J. P. (2013). Processos de raciocínio matemático em alunos do 9.º ano: Generalização em números reais e inequações. In A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa, R. A. T. Ferreira (Eds.), Raciocínio Matemático: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 235-253). Lisboa: SPIEM. (on-line)
► Mestre, C., & Oliveira, H. (2013). Um percurso na generalização matemática: uma experiência de ensino no 4.º ano. In A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa, R. A. T. Ferreira (Eds.), Raciocínio Matemático: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 254-276). Lisboa: SPIEM. (on-line)
► Moreira, D. & Fantinato, C (2013). Identidade e local de trabalho: Um estudo com formadores na área “matemática para a vida”. VI Seminário Luso- Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Fantinato, M. C. & Moreira, D. (2013) “Formadores de ‘matemática para a vida’ e reconhecimento de adquiridos experienciais: reflexões sobre a prática docente em EJA” – VI Seminário Luso- Brasileiro Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
► Oliveira, H. & Carvalho, R. (2013). Uma experiência de formação, com casos multimédia, em torno do ensino exploratório, In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 413-426). Braga: APM.
► Quaresma, M. & Ponte, J. P. (2013). A condução de discussões matemáticas como vertente da prática profissional do professor. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 385-398). Braga: APM.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2013). Representações e raciocínio matemático nos números racionais. In A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa, R. A. T. Ferreira (Eds.), Raciocínio Matemático: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 277-296). Lisboa: SPIEM. (on-line)
► Seabra, O., & Martinho, M. H. (2013). Comunicação matemática em contexto de sala de aula: O papel da professora de uma turma do 5º ano de escolaridade. In Fernandes, J. A., Martinho, M. H., Tinoco, J., & Viseu, F. (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 399-412. Braga: APM.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2013). Desenvolver o raciocínio proporcional através de uma abordagem de cunho exploratório. Comunicação apresentada nas Jornadas do ISCED, 21-22 de Julho, Odivelas.
► Teles, L., & Ponte, J. P. (2013). A realização de miniprojetos de educação intercultural no ensino da Matemática: As experiências vividas por quatro professoras. In J. A. Fernandes, M. H. Martinho, J. Tinoco, F. Viseu (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 347-358). Braga: APM.
► Tinoco, J., Martinho, M. H., & Cruz-Santos, A. (2013). As aulas de matemática com alunos com deficiência auditiva: perspetivas de uma professora e uma intérprete. In Fernandes, J. A., Martinho, M. H., Tinoco, J., & Viseu, F. (Eds.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática, pp. 427-438. Braga: APM.
► Velez, I., & Ponte, J. P. (2013). Promover o raciocínio dos alunos: planificar, conduzir e refletir sobre o trabalho na sala de aula. In A. Domingos, I. Vale, M. J. Saraiva, M. Rodrigues, M. C. Costa, R. A. T. Ferreira (Eds.), Raciocínio Matemático: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 358-374). Lisboa: SPIEM. (on-line).
2014
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2014). Uma experiência de formação em Álgebra para futuros professores dos primeiros anos. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 357-371). Braga.
► Ferreira, N., & Ponte, J. P. (2014). O conhecimento de futuros professores do 2.º ciclo sobre números racionais: O caso de Maria. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 343-356). Braga.
► Morais, C., Cerca, R., Quaresma, M., & Ponte, J. P. d. (2014). Os números racionais no 2.º ano: Um estudo diagnóstico. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 91-109). Braga.
► Nobre, S., Amado, N., & Ponte, J. P. d. (2014). O papel das diversas representações na resolução de problemas, em diferentes contextos, no estudo da proporcionalidade inversa. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 425-442). Braga.
► Ponte, J. P., Mata-Pereira, J., Quaresma, M., & Velez, I. (2014). Formação de professores do 1.º e 2.º ciclos: Articulando contextos de formação e de prática. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 155-167). Braga.
► Quaresma, M., Ponte, J. P., Baptista, M., & Mata-Pereira, J. (2014). O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 311-325). Braga.
► Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2014). O papel das diversas representações na resolução de problemas, em diferentes contextos, no estudo da proporcionalidade inversa. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 65-78). Braga.
► Veia, L., Brocardo, J., & Ponte, J. P. (2014). Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: Realização da tarefa e reflexão da professora. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 229-242). Braga.
Capítulos de livros
2011
► Jaworski, B., Ponte, J. P., & Mariotti, M. A. (2011). The CERME spirit: Issues of quality and inclusion in an innovative conference style. In B. Atweh, M. Graven, W. Secada & P. Valero (Eds.), Mapping equiry and quality in mathematics education (pp. 457-477). New York: Springer.
► Menezes, L. (2011). Números racionais. In P. Palhares; A Gomes, E. Amaral (Eds). Complementos de Matemática para professores do ensino básico (pp. 3-16). Lisboa: Lidel.
► Mestre, C., Oliveira, H. (2011). O pensamento algébrico e a capacidade de generalização de alunos do 3.º ano de escolaridade do ensino básico. In C. Guimarães & P. Reis (Orgs.) Professores e Infâncias: Estudos e experiências (pp. 201-223). São Paulo: Junqueira & Marin Editores.
► Ponte, J. P. (2011). Preparing teachers to meet the challenges of statistics education. In C. Batanero, G. Burril & C. Reading (Eds.), Teaching statistics in school mathematics – Challenges for teaching and teacher education: A joint ICMI/LASE study. New York: Springer.
► Ponte, J. P. (2011). Using video episodes to reflect on the role of the teacher in mathematical discussions. In O. Zaslavsky & P. Sullivan (Eds.), Constructing knowledge for teaching secondary mathematics: Tasks to enhance prospective and practicing teacher learning (pp. 249-261). New York: Springer.
► Ponte, J. P. (publicação prevista para março de 2012). Estudando o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In N. Planas (Ed.), Educación matematics: Teoría, critica y prática. Barcelona: Graó.
2012
► Ponte, J. P. (2012). Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In N. Planas (Ed.), Teoría, crítica y prática de la educación matemática (pp. 93-98). Barcelona: Graó.
► Ponte, J. P., Nunes, C. C., & Quaresma, M. (2012). Explorar, investigar, interagir na aula de Matemática: Elementos fundamentais para a aprendizagem. In A. C. Silva, M. Carvalho & R. G. Rêgo (Eds.), Ensinar Matemática: Formação, investigação e práticas docentes (pp. 49-74). Cuiabá: UFMT.
2013
► Ponte, J. P. (2013). Aprendizagem em Áreas de Conhecimento: a Matemática – Aprendizagem dos Alunos e Desenvolvimento Profissional dos Professores. In F. H. Veiga (Ed.), Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação (pp. 333-358). Lisboa: Climepsi.
2014
► Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (publicação agosto de 2014). Inquiry-based mathematics teaching: The case of Célia. In U. Gellert, J. Giménez, C. Hahn, & S. Kafoussi (Eds.), Ways into Mathematics: A CIEAEM Sourcebook.
► Oliveira, H., & Mestre, C. (2014, em publicação). Opportunities to develop algebraic thinking in elementary grades throughout the school year in the context of mathematics curriculum changes. In Y. L. e. al. (Ed.), Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices. Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht
► Ponte, J. P., & Guimarães, H. (2014). Notes for a history of the teaching of algebra. In A. Karp & G. Schubring (Eds.), Handbook on the history of mathematics education (pp. 459-472). New York: Springer. ISBN 978-1-4614-9154-5 DOI 10.1007/978-1-4614-9155-2_22
► Ponte, J. P., Branco, N., & Quaresma, M. (2014, em publicação). Exploratory activity in the mathematics classroom. In Y. L. e. al. (Ed.), Transforming mathematics instruction: Multiple approaches and practices. Dordrecht: Springer Science+Business Media Dordrecht
Outras comunicações de natureza científica (Short oral communications, Posters, etc.)
2011
► Branco. N. (2011). Prospective teachers working with sequences (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 434. Ankara – Turquia.
► Campelos, S. & Moreira, D.(2011); Developing statistical literacy: A design experiment approach in middle school (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 436. Ankara – Turquia.
► Canavarro, A. P., & Patrício, M. (2011). Developing mathematical thinking: Challenges for th mathematical development of teachers (SO). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35). Ankara – Turquia.
► Canavarro, A. P., Pinto, E. (2011). Developing problema solving: The potentialities of diagrams used by young students (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35). Ankara – Turquia.
► Carvalho, R. (2011). Mental computation with rational numbers: Na experience with grade 6 pupils. In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 438. Ankara – Turquia.
► Ferreira, R. A. T. (2011). Challenges and constraints in moving beyond an evaluative teaching mode (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 510. Ankara – Turquia.
► Mestre, C. (2011). To generalize and symbolize using relational and functional thinking in grade 4 (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 481. Ankara – Turquia.
► Nunes, C. C., & Ponte, J. P. (2011). Teachers managing the mathematics curriculum (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 486. Ankara – Turquia.
► Quaresma, M., & Ponte, J. P. P. (2011). Learning rational numbers using different representations: An exploratory approach (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 494. Ankara – Turquia.
► Velez, I., & Ponte, J. P. P. (2011). Elementary school teachers practices: Working student’s mathematical representations (PP). In Proceedings of the 35th Conference of the International Group of the Psychology of Mathematics Education (PME 35), vol 1, p. 512. Ankara – Turquia.
2012
► Campelos, S., & Moreira, D. (2012). Developing statistical literacy: a design experiment approach to probabilities aplied in natural sciences. Atas do 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, Taiwan.
► Canavarro, A. P., & Gafanhoto, A. P. (2012). Multiple representations of functions: how are they used by students working with technology? Poster presented at the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, Taiwan.
► Canavarro, A. P., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). The mathematics inquiry-based classroom practice of Celia. Atas do 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Taipei, Taiwan.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2012). Mental computation with rational numbers: An experience with grade 5 students. In T. Y. Tso (Ed.), Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4, pp. 252). Taipe: PME.
► Ponte, J. P., Oliveira, H., Canavarro, A. P., Moreira, D., Martinho, M. H., Menezes, L., Quintas, S. (2012). Projeto P3m – Práticas profissionais dos professores de matemática. Poster presented at the Encontro de Investigação em Educação Matemática – EIEM 2012, Castelo de Vide, Portalegre.
► Ponte, J. P., Oliveira, O., Canavarro, A. P. et a. (2012). Práticas profissionais dos professores de matemática: O projeto P3M. in H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre & C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (p.777). Lisboa: APM.
► Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2012). Formal and informal reasoning processes in comparing and ordering rational numbers. In T. Y. Tso (Ed.), Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 4, pp. 266). Taipe: PME.
2013
► Canavarro, A. P., Oliveira., H. & Menezes, L. (2013). Using multimedia cases with prospective teachers. In A. M. Lindmeier & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, p. 30). Kiel, Germany: PME.
► Canavarro, A. P., & Menezes, L. (2013). Understanding mathematics inquiry-based classroom practice: Teacher’s actions and intentions. A. M. Lindmeier & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5, p. 213). Kiel, Germany: PME.
► Carvalho, R., & Ponte, J. P. (2013). Mental computation with rational numbers: Students’ strategies with percent. Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 5, p. 31. Kiel, Germany: PME.
► Mata-Pereira, J. & Ponte, J. P. (2013). Mathematical reasoning processes: generalizing and justifying in the study of real numbers. Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol. 5, p. 121 Kiel, Germany: PME.
► Mestre, C. & Oliveira, H. (2013). Generalising and symbolising in collective discussions with grade 4 students. In A. Lindmeier & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37Th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol. 5, p. 127). Kiel, Germany: PME.
Outros artigos em revistas profissionais e comunicações em encontros profissionais
2011
► Canavarro, A.P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.
► Guerreiro, A. (2011). Imposição ou negociação de significados matemáticos. Educação e Matemática, 115, 73-74
► Menezes, L. (2011). Matemática, literatura e aulas. Educação e Matemática, 115, 67-71.
► Ponte, J. P., & Velez, I. (2011). Representações em tarefas algébricas no 1.º ciclo. Educação e Matemática, 113, 11-16.
► Tomás Ferreira, R. A., Martinho, M. H., & Menezes, L. (2011). Teachable moments: Oportunidades a não perder. Educação e Matemática, 115, 39-45.
► Tomás Ferreira, R. A. (2011). Uma tarefa com espelhos. Educação e Matemática, 113, 22-26.
2012
► Ponte, J. P., Guimarães, H. M., Serrazina, M- L. (2012). As metas curriculares de Matemática: Um tremendo retrocesso no ensino da disciplina. Educação e Matemática, 119, 3-11
2013
► Canavarro, A. P. (2013). Tecnologia no ensino da Matemática: Um ponto da situação? In 1ªs Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas de Cuba, A importância da integração das TIC nas práticas curriculares, Agrupamento de Escolas de Cuba, Cuba, 20 de março de 2013. Painel plenário convidado.
► Canavarro, A. P. (30 janeiro 2013). Resolução de problemas: o quê, porquê, e como? Conferência convidada no Ciclo de palestras Contributos para uma Reflexão Contínua sobre a Matemática no Ensino Básico, a convite do Centro de Formação de Loures Oriental, Sacavém).
► Moreira, D (2013) Educação matemática de adultos: Experiências adquiridas e práticas de ensino. ProfMat, Albufeira.
► Ponte, J. P. (2013). Resultados dos alunos portugueses nas aprendizagens em Matemática. In Atas Workshop sobre o Estado da Educação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
► Ponte, J. P. (2013). Resultados dos alunos portugueses no TIMSS 2012 em Matemática e suas implicações para a política educativa. In Atas do Seminário Avaliações internacionais e desempenho dos alunos portugueses. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
► Ponte, J. P., Quaresma, M., & Carvalho, R. (2013). Práticas matemáticas promotoras de capacidades transversais nas atuais orientações curriculares. Conferência no ProfMat, Albufeira.
► Ponte, J. P., Canavarro, A. P., Menezes, L. , Quaresma, M., Carvalho, R. (2013). Apresentação plenária do Projeto P3M – Práticas profissionais dos Professores de Matemática. ProfMat, Albufeira.
► Serrazina, L., & Ponte, J. (2012). Organização e tratamento de dados. Educação e Matemática, 120, 16.
► Silvestre, A. I., & Ponte, J. P. (2013). Raciocínio proporcional: Uma perspetiva atual. Educação e Matemática, 123, 17-20.
2014
► Branco, N., & Ponte, J. P. (2014). Experiências de prática profissional na formação de professores de Matemática do 2.º ciclo. Educação e Matemática, 128, 19-24.
► Ponte, J. P. (2014). Educação matemática em Portugal: Avanços e recuos. Revista Almadaforma.
► Ponte, J. P. (2014). Lições dos Resultados do TIMSS e do PISA. Educação e Matemática, 126, 3-4.
► Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Estudos de Aula: Um contexto de desenvolvimento profissional na escola, conferência no ProfMat, Braga.