SAILS – Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science
Cecília Galvão
Cláudia Faria
Mónica Baptista
Pedro Reis
Sofia Freire
Cláudia Gonçalves
O objectivo deste projeto é apoiar os professores na adoção de atividades de natureza investigativa (IBSE) para alunos com idades entre 12-18 anos em toda a Europa. Este objectivo será alcançado através da utilização dos recursos existentes e os modelos de formação de professores em IBSE, tanto em formação inicial como em serviço. A proposta SAILS irá desenvolver estratégias apropriadas e estruturas para a avaliação de competências IBSE e preparar os professores não apenas para serem capazes de ensinar através de IBSE, mas também para se sentirem confiantes e competentes na avaliação da aprendizagem dos seus alunos. Através desta abordagem unificada da implementação de todos os componentes necessários para transformar a prática em sala de aula, ou seja, formação de professores, currículo e avaliação em torno de uma pedagogia IBSE, será alcançado um modelo sustentável. Este projeto oferecerá oficinas de formação de professores em todos os países participantes e promoverá um modelo auto-sustentável incentivando os professores a compartilhar experiências e práticas de abordagens investigativas para ensino, aprendizagem e avaliação, através da construção de uma comunidade de prática.
1/01/2012 – 31/12/2015
EU. FP7 Capacities Programme Science in Society. FP7 Grant Agreement N° 289085 SAILS (CSA-SA_FP7-SCIENCE-IN-SOCIETY-2011-1)