stemkey-logo2

STEMkey – Teaching standard STEM topics with a key competence approach

Investigador responsável

Mónica Baptista

Equipa

André Silva

Teresa Conceição

Resumo

O projeto STEMkey tem como objetivo desenvolver competências dos (futuros) professores STEM para ensinar vários tópicos de modo transdisciplinar. Pretende-se que os (futuros) professores concretizem módulos STEM que permitem o desenvolvimento de competências-chave. Deste modo, durante a formação inicial, os futuros professores serão envolvidos na realização de módulos acerca das várias disciplinas STEM. Os módulos seguem abordagens inovadoras, como o inquiry based Learning, e recorrem a contextos do dia a dia.
O consórcio é constituído por instituições de ensino superior de 12 países europeus, com experiência em investigação e em programas de formação inicial de professores STEM.

O projeto tem como grupos-alvo principais:
1. futuros professores STEM (estudantes em programas de formação inicial de professores),
2. professores do ensino superior envolvidos na formação inicial de professores STEM,
3. decisores e líderes (por exemplo, reitores e coordenadores de departamentos de educação STEM em instituições parceiras),
4. responsáveis pela conceção de currículos e programas de formação de instituições parceiras.

A estratégia de divulgação do projeto STEMkey envolve eventos multiplicadores em toda a Europa, uma escola de verão em Portugal, comunicação nas redes sociais, disponibilização de vídeos online e o desenvolvimento de uma plataforma do projeto STEMkey.

Período de desenvolvimento

01/09/2020 – 31/08/2023

Fonte de financiamento

Programa: Erasmus+
Ação-chave: Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas – Parcerias Estratégicas no Ensino Superior
Referência do projeto: 2020-1-DE01-KA203-005671