(Re)Configurações do Ensino-aprendizagem e das Organizações de Ensino Superior num Contexto de Mudança (STORM)
Jorge Ramos do Ó
Ana Luísa Paz
Ana Paula Caetano
António Henriques
Carolina Carvalho
Feliciano Veiga
Fernando Costa
Joana Viana
Leonor Santos
Luís Alberto Marques Alves
Maria João Mogarro
Mariana Gaio Alves (Co-IR)
Marta Almeida
Tatiana Sanches
Tiago Almeida
Tomás Vallera
Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL/IPL)
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FL/UP)
O projeto foca-se no trabalho docente e, dentro dele, nas práticas pedagógicas das universidades e politécnicos portugueses, sob o efeito das medidas reformadores introduzidas em 1999 pela Declaração de Bolonha com vista à criação do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) até 2010. Desde então, às instituições de Ensino Superior (ES) foi apresentada uma autêntica revolução copernicana em torno dos processos de ensino-aprendizagem e com grande impacto no trabalho dos professores. Bolonha fixou o postulado do aluno como sendo não apenas o centro do ensino, mas também o construtor ativo das suas próprias aprendizagens. Para isso determinou o abandono do velho sistema de ensino passivo e baseado apenas na aquisição de conhecimentos, para apostar na globalidade da atividade e nas competências que os alunos jovens devem adquirir. A ênfase passou a ser colocada na capacidade que os professores devem ter no sentido de projetar e responder às necessidades educacionais dos alunos.
Para a equipa trata-se, assim, de compreender como os professores portugueses têm (re)configurado a inovação pedagógica imposta a partir das políticas públicas em matéria de ES. Essa dimensão de diagnóstico, estabelecida a partir de um conhecimento das conceções e práticas, serve o objetivo estratégico do projeto que é o de afirmar a Pedagogia como área fundamental de investigação e de formação de professores do ES, colmatando uma lacuna e um atraso significativo que Portugal apresenta face à larga maioria dos países do EEES (Veiga & Amaral, 2012). A constatação deste atraso, bem como a tentativa da sua superação, tem sido o foco central desta equipa que conta já com um significativo trabalho tanto no que respeita à investigação sobre pedagogia do ES quanto à criação de estruturas organizacionais de formação de professores em Portugal.
O projeto estrutura-se a partir das recomendações dos governos europeus e dos vários organismos internacionais, assim como da análise feita pela própria investigação em ES. Há hoje um consenso acerca da necessidade de reforçar a oferta formativa dos professores e de produzir mais conhecimento sobre o próprio trabalho docente como condição da efetiva mudança de paradigma prometida por Bolonha.
É certo que a qualidade do ES tem sido discutida extensivamente e que a necessidade de melhorar o pensamento e as competências dos professores do ES é agora reconhecida como tarefa essencial (Postareff et al. 2007; Esteves 2010; Tardif, 2000; Kwiec, 2019). É igualmente um fato que várias iniciativas têm sido propostas no sentido de as instituições de ES desenvolverem ações concretas destinadas ao desenvolvimento profissional dos professores (Saroyan & Frenay 2010). Contudo, muitos autores salientam que essas iniciativas são ainda insuficientemente informadas por pesquisas robustas sobre o ensino no contexto do ES que mais investigação é precisa (Coffey & Gibbs 2000; Pickering 2006; Čirić, 2016).
Na realidade, as pesquisas sobre académicos parecem ser pouco numerosas e, quando existem, tendem a privilegiar o conhecimento sobre as atividades de investigação, sendo pouco estudadas as questões relativas à docência (Tigh, 2019). Além disso, essas pesquisas assentam, frequentemente, em quadros interpretativos inspirados nos referenciais da sociologia da ciência ou das profissões e em abordagens metodológicas de tipo quantitativo que favorecem a recolha de dados em extensividade permitindo comparações entre países europeus (Kwiec, 2019). Alternativamente, o projeto proposto visa contribuir para conhecer o trabalho docente dos académicos em instituições de ES específicas (abrangendo duas universidades e dois politécnicos em Lisboa e Porto).
A equipa parte de duas questões centrais: “Como é que as conceções e práticas curriculares e pedagógicas dos professores e nas IES (universidades e politécnicos) foram (re)configuradas face à mudança de paradigma de ensino-aprendizagem preconizada no âmbito do Processo de Bolonha? De que modo os processos de desenvolvimento profissional docente se articulam com essa (re)configuração?”
Para tanto convocam-se quadros interpretativos das ciências de educação e uma abordagem metodológica mista que combina a recolha de informação empírica em extensividade e em profundidade. São contemplados quatro níveis de análise (internacional/supranacional, nacional, institucional, individual). Beneficia-se de uma compreensão do problema em estudo nas suas dimensões individuais e organizacionais, explorando o que pensam e o que fazem os docentes em instituições de ES concretas, numa lógica compreensiva de perscrutar sentidos e ações.
Esta opção metodológica permitirá à equipa produzir um conjunto de recomendações às autoridades educativas nacionais quanto à formação pedagógica dos professores. Permitirá também produzir um conhecimento substantivo sobre essas mesmas recomendações, favorecendo a reflexão e formação pedagógica dos docentes do ES em geral e o das instituições participantes em particular.
10/2020 – 09/2023