Young Adulllt

YOUNG_ADULLLT – Políticas de Apoio a Pessoas Jovens Adultas no Curso da Sua Vida. Uma Perspetiva Comparativa sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Inclusão na Educação e no Trabalho, na Europa.

Investigador responsável

Natália Alves

Equipa

António José Almeida

Carmen Cavaco

Paula Guimarães

Rita Queiroga

Resumo

Na União Europeia, muitos jovens adultos enfrentam dificuldades na sua transição da fase de escolarização para a sua vida laboral. Um grande número de jovens abandona a educação formal ou demasiado cedo ou sem terem adquirido as qualificações e competências necessárias e adequadas para uma integração de sucesso no mercado de trabalho. Esta situação tem fortes impactos ao nível do indivíduo e da sociedade, em termos de crescimento pessoal e económico, bem como em termos de inclusão e coesão social.

Num contexto de precariedade e escassez de empregos, surge a necessidade de compreender como a nova realidade da pós-recessão económica de 2007/2008 está a moldar as aspirações educacionais e profissionais e as oportunidades de vida dos jovens adultos.

Considerando a elevada fragmentação e persistente debilidade e ineficiência das políticas de educação de adultos através da Europa, o presente projeto pretende questionar as formas específicas de concretização destas políticas na economia, no mercado de trabalho e nos sistemas educativos e de formação regionais e locais bem como nos projetos de vida dos jovens adultos.

O projeto olha para os desenvolvimentos sociais relevantes afetando jovem adultos como os Processos de Des-standardização do Curso de Vida (life course de-standardisation) e para uma Nova Economia Política das Competências (new political economy of skills).

Deste modo, os objetivos do projeto  YOUG_ADULLLT são:

  • compreender a relação e a complementaridade entre as políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida e as condições sociais dos jovens adultos, bem como avaliar o seu potencial de implicação e os efeitos (in)desejados no curso das suas vidas;
  • analisar as políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida em termos das necessidades dos jovens adultos, assim como, o seu potencial para reconhecer e mobilizar os recursos dos jovens adultos, para os seus projetos de vida;
  • pesquisar políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida inscritas nas economias regionais, mercados de trabalho e nos projetos de vida individuais dos jovens adultos;
  • identificar boas práticas e padrões de coordenação nas tomadas de decisão política aos níveis local e regional.
Período de desenvolvimento

1/03/2016 – 28/02/2019

Fonte de financiamento

Comissão Europeia
Horizonte 2020 – H2020-YOUNG-SOCIETY-2015
Project reference: 693167

Destaques