YOUNG_ADULLLT – Políticas de Apoio a Pessoas Jovens Adultas no Curso da Sua Vida. Uma Perspetiva Comparativa sobre a Aprendizagem ao Longo da Vida e a Inclusão na Educação e no Trabalho, na Europa.
Natália Alves
António José Almeida
Carmen Cavaco
Paula Guimarães
Rita Queiroga
Na União Europeia, muitos jovens adultos enfrentam dificuldades na sua transição da fase de escolarização para a sua vida laboral. Um grande número de jovens abandona a educação formal ou demasiado cedo ou sem terem adquirido as qualificações e competências necessárias e adequadas para uma integração de sucesso no mercado de trabalho. Esta situação tem fortes impactos ao nível do indivíduo e da sociedade, em termos de crescimento pessoal e económico, bem como em termos de inclusão e coesão social.
Num contexto de precariedade e escassez de empregos, surge a necessidade de compreender como a nova realidade da pós-recessão económica de 2007/2008 está a moldar as aspirações educacionais e profissionais e as oportunidades de vida dos jovens adultos.
Considerando a elevada fragmentação e persistente debilidade e ineficiência das políticas de educação de adultos através da Europa, o presente projeto pretende questionar as formas específicas de concretização destas políticas na economia, no mercado de trabalho e nos sistemas educativos e de formação regionais e locais bem como nos projetos de vida dos jovens adultos.
O projeto olha para os desenvolvimentos sociais relevantes afetando jovem adultos como os Processos de Des-standardização do Curso de Vida (life course de-standardisation) e para uma Nova Economia Política das Competências (new political economy of skills).
Deste modo, os objetivos do projeto YOUG_ADULLLT são:
- compreender a relação e a complementaridade entre as políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida e as condições sociais dos jovens adultos, bem como avaliar o seu potencial de implicação e os efeitos (in)desejados no curso das suas vidas;
- analisar as políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida em termos das necessidades dos jovens adultos, assim como, o seu potencial para reconhecer e mobilizar os recursos dos jovens adultos, para os seus projetos de vida;
- pesquisar políticas de Aprendizagem Ao Longo da Vida inscritas nas economias regionais, mercados de trabalho e nos projetos de vida individuais dos jovens adultos;
- identificar boas práticas e padrões de coordenação nas tomadas de decisão política aos níveis local e regional.
1/03/2016 – 28/02/2019
Comissão Europeia
Horizonte 2020 – H2020-YOUNG-SOCIETY-2015
Project reference: 693167
Policy Briefs
Working papers