Autora
Maria Odete Valente
Este livro é uma edição muito ampliada de uma primeira colectânea de textos editados em 1983, para servir de suportee permitir uma reflexão continuada aos participantes das várias conferências e seminários então realizados pela autora sobre a Educação para os Valores.
(…)
O livro está dividido em duas partes.
A primeira parte é dedicada a abordagem da clarificação de valores, à apresentação da teoria, das estratégias e de alguns resultados de investigação, seguida da apresentação de críticas e reservas à teoria.
A segunda parte inicia-se com a abordagem cognitivo desenvolvimentista da educação moral e prossegue com as críticas e reservas que à mesma são apontadas. Incluem-se ainda textos mais abrangentes com reflexões não específicas de uma só abordagem. O penúltimo capitulo e um texto de Kevin Ryan que faz um balanço pessoal da problemática da educação moral e propõe caminhos de actuação. 0 último capítulo é dedicado a uma compararação entre a educação moral em países capitalistas e socialistas, texto datado e que deve ser lido nessa perspectiva, que nos pareceu bastante interessante para fechar esta temática.
PREFÁCIO | iii | ||
PARTE I | |||
1 | CLARIFICAÇÃO DE VALORES, NATUREZA E OBJECTIVOS | 3 | |
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon | |||
2 | DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DOS VALORES | 27 | |
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon | |||
3 | DISTINÇÃO ENTRE VALORES E PROCESSO DE VALORIZAÇÃO | 45 | |
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon | |||
4 | A CLARIFICAÇÃO DE VALORES: PROCESSO E CONTEÚDO | 67 | |
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon | |||
5 | COMO O PROFESSOR PODE REALIZAR A SUA PRÓPRIA INVESTIGAÇÃO | 93 | |
6 | CLARIFICAÇÃO DE VALORES VERSUS DOUTRINAÇÃO | 119 | |
Sidney B. Simon | |||
7 | PROBLEMAS E CONTRADIÇÕES DA CLARIFICAÇÃO DE VALORES | 137 | |
John Stewart | |||
8 | VISAO CRÍTICA SOBRE CLARIFICAÇÃO DE VALORES | 169 | |
Alan L Lockwood | |||
PARTE II | |||
9 | A ABORDAGEM COGNITIVO DESENVOLVIMENTISTA DA EDUCAÇÃO MORAL | 201 | |
Lawrence Kohlberg | |||
10 | NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA DAS CONSEQUÊNCIAS | 239 | |
11 | A CORRENTE DE KOHLBERG: ALGUMAS RESERVAS | 243 | |
Jack Fraenkel | |||
12 | RELATIVISMO MORAL E EDUCAÇÃO DE VALORES | 275 | |
Gary Wehlage e Alan L. Lockwood | |||
13 | EDUCAÇÃO MORAL: RACIOCINAR CHEGA | 311 | |
Donald W. Oliver e Mary Jo Bane | |||
14 | O QUE SE PODE FAZER | 349 | |
David Purpel e Kevin Ryan | |||
15 | A EDUCAÇÃO MORAL: PRINCÍPIOS, FINALIDADES E MÉTODOS NA CHINA, UNIÃO SOVIÉTICA, ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA | 365 | |
William F. Connell |
Ano de publicação: 2007
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação