Capa do livro "A Escola e a Educação para os Valores: Antologia de Textos" (3ª ed.). Organizadora: Maria Odete Valente

A Escola e a Educação para os Valores: Antologia de Textos (3ª ed.).

Autora
Maria Odete Valente

Apresentação

Este livro é uma edição muito ampliada de uma primeira colectânea de textos editados em 1983, para servir de suportee permitir uma reflexão continuada aos participantes das várias conferências e seminários então realizados pela autora sobre a Educação para os Valores.

(…)

O livro está dividido em duas partes.

A primeira parte é dedicada a abordagem da clarificação de valores, à apresentação da teoria, das estratégias e de alguns resultados de investigação, seguida da apresentação de críticas e reservas à teoria.

A segunda parte inicia-se com a abordagem cognitivo desenvolvimentista da educação moral e prossegue com as críticas e reservas que à mesma são apontadas. Incluem-se ainda textos mais abrangentes com reflexões não específicas de uma só abordagem. O penúltimo capitulo e um texto de Kevin Ryan que faz um balanço pessoal da problemática da educação moral e propõe caminhos de actuação. 0 último capítulo é dedicado a uma compararação entre a educação moral em países capitalistas e socialistas, texto datado e que deve ser lido nessa perspectiva, que nos pareceu bastante interessante para fechar esta temática.

Índice

PREFÁCIO   iii
 PARTE I

1

CLARIFICAÇÃO DE VALORES, NATUREZA E OBJECTIVOS    3
         Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon

2

DIFICULDADES NO DESENVOLVIMENTO DOS VALORES  27
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon

3

DISTINÇÃO ENTRE VALORES E PROCESSO DE VALORIZAÇÃO  45
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon

4

A CLARIFICAÇÃO DE VALORES: PROCESSO E CONTEÚDO  67
Louis E. Raths, Merril Harmin e Sidney B. Simon

5

COMO O PROFESSOR PODE REALIZAR A SUA PRÓPRIA INVESTIGAÇÃO  93

6

CLARIFICAÇÃO DE VALORES VERSUS DOUTRINAÇÃO119
Sidney B. Simon

7

PROBLEMAS E CONTRADIÇÕES DA CLARIFICAÇÃO DE VALORES137
John Stewart

8

VISAO CRÍTICA SOBRE CLARIFICAÇÃO DE VALORES169
Alan L Lockwood
PARTE II

9

A ABORDAGEM COGNITIVO DESENVOLVIMENTISTA DA EDUCAÇÃO MORAL201
Lawrence Kohlberg

10

NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA DAS CONSEQUÊNCIAS239

11

A CORRENTE DE KOHLBERG: ALGUMAS RESERVAS243
Jack Fraenkel

12

RELATIVISMO MORAL E EDUCAÇÃO DE VALORES275
Gary Wehlage e Alan L. Lockwood

13

EDUCAÇÃO MORAL: RACIOCINAR CHEGA311
Donald W. Oliver e Mary Jo Bane

14

O QUE SE PODE FAZER349
David Purpel e Kevin Ryan

15

A EDUCAÇÃO MORAL: PRINCÍPIOS, FINALIDADES E MÉTODOS NA CHINA, UNIÃO SOVIÉTICA, ESTADOS UNIDOS E INGLATERRA365
William F. Connell

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2007
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação