Capa do livro "A Fidelidade à Origem: O Desenvolvimento de uma Professora de Matemática", de Maria de Fátima Guimarães

A Fidelidade à Origem: O Desenvolvimento de uma Professora de Matemática

Autora
Maria de Fátima Guimarães

Apresentação

A vida do professor é ensinar mas ser professor é hoje, também, estar em aprendizagem permanente porque as vertiginosas mudanças deste nosso tempo a isso obrigam, porque a natureza da profissão a isso o conduz. A aprendizagem permanente do professor surge assim como uma inevitabilidade, mas também como uma grande necessidade, tanto mais que tem uma influência directa e determinante na aprendizagem dos alunos, em termos de desenvolvimento de competências e conhecimentos, de autonomia e autoconfiança e do comportamento em sala de aula. É, portanto, um aspecto que diz respeito a todos os professores de todas as disciplinas e níveis de ensino. Este livro centra-se no desenvolvimento do professor, um processo complexo e singular, porém, inevitável porque experimentado por todos, no modo único de cada um se tornar professor; Um processo que envolve o professor na sua totalidade, isto é, os seus conhecimentos e crenças, as suas capacidades e competências, os seus gostos, interesses e valores; um processo que se prende com os propósitos do professor, com o que projecta para si, e também com o que viveu, e portanto com a sua biografia, em termos de experiência de vida e de lastros de certezas.

Índice

CAPÍTULO I

INTRODUÇÃO    9
Tendências da modernidade  12
Antecipando o problema  16

CAPÍTULO II

O ESTUDO: QUESTÕES E METODOLOGIA  25
O paradigma e a abordagem do estudo  28
Os procedimentos metodológicos  39

CAPÍTULO III

PERSPECTIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PROFESSOR  49
Tendências e influências na investigação ao longo dos tempos  51
A ausência do professor e do conceito de desenvolvimento  53
A emergência do conceito: contribuição dos estudos sobre a vida mental do professor  56
A influência dos estudos sobre o conhecimento do professor  65
A influência do contexto  70
A influência dos estudos sobre o conhecimento prático do professor  77
A socialização do professor e novas linhas de investigação  82
A contribuição das teorias sobre a formação de adultos: a transformação de perspectivas  97
À volta do conceito111
Crescimento e desenvolvimento114
Aprendizagem e desenvolvimento115
Formação e desenvolvimento121
Mudança e desenvolvimento127
Perspectivas actuais132
Aprendizagem como aquisição de conhecimento para a prática133
Aprendizagem como aquisição de conhecimento na prática135
Aprendizagem como aquisição de conhecimento da prática137
O desenvolvimento como luta pela autenticidade142
Alguns tropismos da investigação149
Do objecto para o sujeito: de fora para dentro149
Uma visão para lá do racional150
Do indivíduo para o contexto151
A consideração da complexidade: uma visão holística152

CAPÍTULO IV

A HISTÓRIA DE VIDA155
Aprendendo a lidar156
Portugal de antigamente157
A infância e a adolescência165
Lidando com a vulnerabilidade176
O tempo da revolução177
Da faculdade aos primeiros anos de profissão184
Lidando com a visibilidade202
Portugal na democracia203
Percepção da profissão e teorias educacionais gerais207
Lidando com a colegialidade217
Portugal rumo à Europa218
Percepção da profissão e teorias pessoais223
Lidando com a autenticidade241
Portugal no virar do milénio242
Percepção da profissão e teorias pessoais249

CAPÍTULO V

O DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORA: A FIDELIDADE À ORIGEM275
Perspectivas gerais da professora sobre o desenvolvimento275
Pólos do desenvolvimento profissional277
Elementos fundadores do desenvolvimento288
O processo do desenvolvimento292
O percurso293
Os acontecimentos significativos299
As transformações310
Orientações do desenvolvimento da professora324
A vulnerabilidade324
A visibilidade327
A colegialidade331
A autenticidade334
Em jeito de encerramento340
Referências352

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2005
Colecção: Investigação em Educação
Editora: Edições Colibri & IEUL