Capa do livro "A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX". Organizadores: Rogério Fernandes & Joaquim Pintassilgo

A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX

Organizadores
Rogério Fernandes
Joaquim Pintassilgo

Apresentação

O Colóquio Internacional A modernização pedagógica e a escola para todos na Europa do Sul no século XX, realizado em Lisboa entre 27 e 28 de Junho de 2002, integrou-se nas actividades desenvolvidas pelo Grupo Interuniversitário de Investigação em História Comparada da Escola na Europa do Sul, fundado em 1996 na Universidade de Valladolid. Este grupo internacional e interuniversitário adoptou como designação a expressão latina Sodalitas Pro Investigatione Comparata Adhaesa Educatione(S.P.I.C.A.E.) e integra investigadores de várias universidade portuguesas, espanholas e italianas. O objectivo deste grupo consiste no estabelecimento  de comparações entre os paradigmas de escola existentes em diferentes períodos históricos no território cultural da Europa do Sul. O 1º Colóquio Internacional do S.P.I.C.A.E. realizou-se em 1999 na Universidade de Cassino (Itália) e foi subordinado ao tema A imagem e a ideia de Europa nos manuais escolares (199-1945).Neste 2º Colóquio Internacional, procurámos avaliar, numa perspectiva comparada, os efeitos produzidos ao nível dos sistemas escolares nacionais pelas diversas iniciativas inovadoras e, ainda, apreciar o sentido que tiveram os projectos modernizadores desencadeados com vista à concretização do conceito político-pedagógico de “escola para todos”.

Índice

Introdução5

PRIMEIRA PARTE

A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS
NO PORTUGAL DO SÉCULO: XX

Tendências da política escolar e a Escola para Todos em Portugal na segunda metade do século XX9
Rogério Fernandes
O Estado Novo e a educação. As mudanças visíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa27
António Teodoro
A ideia de Escola para Todos no pensamento pedagógico português51
Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro
Integração e diferenciação numa Escola para alguns: Género e classes sociais no ensino superior em Portugal73
Maria Manuel Vieira
A escola elementar e a leitura em Portugal91
Justino Magalhães

SEGUNDA PARTE

A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS
NA ESPANHA DO SÉCULO: XX

Modernización pedagógica y Escuela para Todos en la educación secundaria española. El giro cultural en el modo de educación de masas101
Agustin Escolano Benito
La modernización pedagógica en España a principios del siglo XX. Proyectos y realizaciones del movimiento socialista115
Jean-Louis Guereña
Ciencia para todos? La renovación de la enseñanza de las ciencias en España133
José Mariano Bernal Martínez
Educación para todos y expansión de la educación secundaria en España en la segunda mitad del siglo XX147
Alejandro Tiana Ferrer
La política educativa en los planes de desarrollo económico y social del franquismo179
R. Clara Revuelta Guerrero
Consideraciones sobre la educación para todos197
Miguel Beas Miranda

TERCElRA PARTE

A MODERNIZAÇÃO PEDAGÓGICA E A ESCOLA PARA TODOS
NA ITÁLIA DO SÉCULO XX

Educazione, politica e qualità della scuola per tutti nell’Italia degli ultimi trent’anni (1970-2000)217
Giovanni Genovesi
Il dibattitto sul Paino di sviluppo della scuola (1959-1969)231
Paolo Russo
Dewey nel rinnovamento della scuola italiana249
Luciana Bellatalla
Il dibattitto “tecniche-valori” per il rinnovamento della scuola: Bruno Ciari261
Silvia Marcucci
Educazione e dimensione ambientale: Rinnovamento pedagogico e scuola per tutti273
Elena Marescotti
Arte, scienza e conoscenza: Attualità di una sfida pedagogica285
Alessandra Avanzini
La storia “contemporanea”, un sapere per tutti299
Piergiovanni Genovesi

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2003
Editora: CIEFCUL & UIDCE-FPCEUL