Organizadores
João Barroso
Sofia Viseu (colaboração)
A análise das políticas públicas, principalmente nas abordagens mais inspiradas na sociologia política, tem vindo a pôr em evidência a importância da regulação nos processos de recomposição do papel do Estado e na alteração dos seus modos de intervenção governativa. Essa importância resulta do facto de, por um lado, se assistir a uma tentativa de continuar a assegurar ao Estado um papel relevante na definição, pilotagem e execução das políticas e da acção públicas, mas, por outro lado, ele ser obrigado a partilhar esse papel com a intervenção crescente de outras entidades e actores, que se reportam a referenciais, lugares e processos de decisão distintos.
A presente obra dá conta desta problemática, em Portugal, no domínio das políticas públicas de educação, a partir dos resultados do projecto europeu Changes in regulation modes and social production of inequalities in educational systems: a European comparison, e designado pelo acrónimo Reguleducnetwork. Este projecto foi subsidiado pela Comissão Europeia e integrou sete equipas pertencentes às seguintes instituições: EPRU, Institute of Education, University of London, coordenada por Stephen Ball; CPPR, King’s College London, coordenada por Martin Thrupp; GIRSEF, Université Catholique de Louvain, coordenada por Christian Maroy – coordenador geral do projecto; CERISIS, Université Catholique de Louvain, coordenada por Bernard Delvaux; OSC, Centre National de la Recherche Scientifique, Paris, coordenada por Agnès van Zanten; IFRESI e Université des Sciences et Techniques de Lille, coordenada por Lise Démailly; ELTE, Faculdade de Letras de Lorand Eotvos da Universidade de Budapeste, coordenada por Ivan Bajomi; e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, coordenada por João Barroso.
|
Ano de publicação: 2006
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação