Organizadora
Teresa Oliveira
Realizou-se nos dias 4, 5, e 6 de Setembro de 2003, nas instalações da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o X Encontro Nacional de Educação em Ciências, promovido pelo Departamento de Educação. A realização deste Encontro, já com uma longa tradição, reuniu cerca de 300 participantes, incluindo formadores e professores, de todos os graus de ensino, que leccionavam as disciplinas de ciências físicas e naturais em Portugal. Encontro foi organizado em parceria com os Centros de Investigação de Lisboa que se dedicam à temática da formação de professores de ciências, nomeadamente, o CIE (Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), a UIED (Unidade de Educação e Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa) e o CIED (Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa). A organização do Encontro envolveu duas sessões plenárias com conferencistas conceituados, sendo um estrangeiro Prof. Jonathan Osborne, do King’s College, de Londres e outro português, Prof. António Coutinho, do Instituto Gulbenkian de Ciência, comentadas por especialistas, uma mesa redonda sobre políticas de educação em ciências, cerca de 80 comunicações que foram previamente sujeitas a avaliação por dois referees, 9 workshops, 4 visitas de estudo e 10 sessões de divulgação de projectos realizados em escolas dos ensinos básico e secundário. As comunicações distribuíram-se por cinco temas:
Apresentação das Actas
Tal como tem sido feito em relação a Encontros precedentes, publicamos as Actas referentes ao X Encontro de Educação em Ciências dedicado ao tema A Aprendizagem Formal e Informal. Pareceu-nos que a opção de apresentar as actas em formato digital estava adequada pela evolução da tecnologia, por questões ambientais, pela sua funcionalidade e acessibilidade actuais.
Nas actas são apresentadas as comunicações cujos autores nos enviaram os textos, as conferências plenárias e respectivos comentários e as intervenções da mesa redonda. Os textos apresentados são da exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Não nos pareceu possível, por ser redutor, a apresentação do que ocorreu nas sessões práticas, posters, apresentação de projectos e visitas de estudo. As actas seguem a organização temática da Encontro, esperando que constituam um recurso documental disponível a investigadores, professores e alunos que se dedicam ao estudo e progresso da Educação em Ciências e possam promover a reflexão e o debate crítico sobre perspectivas diferenciadas das grandes questões actuais.
Saídas de Campo: Um Caso Aplicado à Paleontologia
Azenha, M., Oliveira, T., Callapez, P.
Potencializar um Cientista no Ensino Básico
Costa, F. T.
A Educação Sexual no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Diogo, A. S., Oliveira, T.
Aprender a Decidir – “A Ciência e Ética no Apoio à Decisão nos Problemas de Saúde”
Figueiredo, V. H., Martins, A. I., Santos, M. C., Silva, J. M, Lopes, A. M., Jacob, A. P.
Uma Estratégia Construtivista e Investigativa para o Ensino da Óptica
Fonseca, F., Valadares, J.
Como poderão os Manuais de Física e de Química contribuir para um Enriquecimento Conceptual dos Alunos no Domínio dessas Ciências?
Neves, P., Valadares, J. A.
Que Compreensão têm os Alunos das Metáforas e Analogias utilizadas no Ensino-Aprendizagem da Unidade “História da Terra” do 7.º Ano de Escolaridade?
Oliveira, P., Oliveira, T.
Uma Viagem pelo Sistema Solar
Lima, I. R.
Exemplos Práticos de uma Metodologia de Ensino de Competências do Pensar de Alto Nível
Salema, M. H., Afonso, S., Temporão, M.
A Utilização Do Automóvel no Monte Abraão: Boa ou Má Qualidade de Vida? – A Ideia e a Experiência de um Projecto dirigido ao Ensino Básico.
Samora, M. J., Botelho, A.
Criatividade no Processo Ensino-Aprendizagem: Estratégias para a Disciplina de Ciências Naturais
Santos, M. A.
Por uma Nova Cultura da Água no Ensino Básico
Silva, A. A., Pinto, J. A., Mota, J. M., Silva, A. B., Quintas, M. E., Silveira, F., Mota, D. M., Soares, R., Costa, L., Sá, J. G., Lima, N.
Compreender Fios e Tecidos no 1.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Proposta Didáctica de Orientação CTS
Silva, A. M., Gomes, D., Rocha, J. A., Rocha, A. I., Martins, I. P.
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ENSINOS SECUNDÁRIO E SUPERIOR
História e Ensino da Geologia: Materiais e Percursos
Amador, F.
Simetria: Um Conceito Unificador e Transversal para o Ensino da Física no Secundário
Aragão, T., Palma, M. L.
Transposición Didáctica en el Ámbito de las Geociencias: Operaciones que Transforman el Saber Científico en Saber Enseñable
Bonan, L., Praia, J., Vasconcelos, C., Martínez, J. S.
Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e Dificuldades de Aprendizagem em Biologia: Pontos de Vista de Alunos e Professores
Cid, M., Neto, A. J.
Um Modelo de Planificação de Projectos de Ciências para o Secundário
Ferreira, A. J., Paixão, M. F.
A Aprendizagem num Ambiente Construtivista: Um Estudo de Caso
Gouveia, V., Valadares, J.
A Biotecnologia na Escola: Uma Abordagem Didáctica à Biologia Molecular
Lima, J. R., Pereira, S., Calafate, L. C.
Recursos Didácticos para o Ensino das Geociências: A Construção e Utilização de Documentos Interactivos num Ensino por Pesquisa
Marques, E., Rebelo, D., Marques, L.
Investigação em Educação em Ciência e Práticas Lectivas: Percepções de Professores-Mestres sobre Dificuldades na sua Articulação
Marques, L., Praia, J., Vasconcelos, C., Neto, A., Oliveira, T., Loureiro, M. J., Santos, M. C, Costa, N.
O Trabalho Prático no Ensino-Aprendizagem das Geociências: Exemplo de Materiais Didácticos para a Serra do Caramulo
Morgado, M., Marques, L., Andrade, A. S.
Actividades de Ensino em Aulas de Física
Moura, C., Cunha, A. E., Lopes, J. B.
Educação para a Saúde na Universidade: Um Direito dos Alunos e uma Necessidade dos Futuros Professores
Precioso, J.
As Controvérsias Sócio-Científicas Recentes e as Concepções de Alunos acerca da Ciência e dos Cientistas
Reis, P., Galvão, C.
A Linguagem na Construção de Conhecimento em Trabalho Experimental Laboratorial: Um Estudo sobre a Actividade Enzimática com Alunos do 10.º Ano
Ribeiro, M. T., Oliveira, T.
Ensino das Ciências numa Perspectiva CTS – Concepções de Alunos do 10º Ano sobre a Ciência e as Inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade
Santos, N., Almeida, A. M.
Implicações Sociais e Éticas dos Organismos Geneticamente Modificados
Vasconcelos, P. M. M., Correira, M. R. V.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A Investigação na Formação de Professores: Uma Modalidade de Investigação-Acção-Formação
Almeida, A. M.
O Trabalho de Campo em Geologia na Formação Inicial de Professores: uma Nova Orientação Didáctica
Chaves, M. R., Vasconcelos, C., Ribeiro, M. A.
A Transposição Didáctica da Resolução de Problemas no Contexto dos Estágios Pedagógicos: Dificuldades sentidas por Professores e Alunos
Cunha, J., Melo, N.
A Mediação de Professores de Física na Sala de Aula
Cunha, M. L., Cunha, A. E., Lopes, J. B.
As TIC na Formação de Professores
Gomes, C. J., Caldeira, M. H.
A Avaliação do Impacte da Formação Pós-Graduada no Desenvolvimento Profissional dos Professores de Ciências: Perspectivas dos Académicos
Graça, B., Costa, N., Marques, L.
Formação de Professores e Educação para a Cidadania: Descrição e Resultados de um Caso
Salema, H., Martins, I. F., Costa, J. Tuna, M.
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM CONTEXTOS INFORMAIS
Como Nascem as Coisas: Uma Experiência de Abordagem da Educação Sexual na Escola
Capelo, A. C., Bairrada, S., Botelho, A. J.
Difusão Social do Ensino Experimental das Ciências: os Projectos Ciência Viva
Conceição, C. P., Pereira, I., Abrantes, P., Gomes, M. C., Costa, A. F.
A Árvore na Cidade: Contributos de um Projecto de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Da Literacia Ambiental de Adultos
Courela, C., César, M.
Crescer com (Cons)Ciência – Cascais: Passado, Presente e Futuro
Dias Lopes, A. C., Elias, F., Rosado, A. R., Amorim, A., Lopes, A. M., Vilas-Boas, A.
Fomentar o Gosto pelas Ciências Naturais: Integração de Actividades de Aprendizagem Formal, Não Formal e Informal
Ferreira, H., Pinto, M., Salvador, P., Botelho, A., Chagas, I.
Educação Ambiental: Objectivos dos Programas Educativos e Formação Profissional dos Educadores
Guerreiro, M. C., Oliveira, M. T., Fonseca, L.
Luz e Fenómenos Ópticos Uma Experiência de Ensino Não Formal com Crianças do Jardim-de-infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, A. V., Pereira, S., Soares, C., Martins, I. P.
POLÍTICAS EDUCATIVAS E CURRÍCULOS
Impacte da Reorganização Curricular do Ensino Básico no Pensamento e Acção de Professores de FQ
Gomes, M. C., Lopes, J. B.
Exploração de Conceitos de Energia no Desenvolvimento de Competências Específicas
Duarte, A. I., Reis, M., Baeta, M., Andrade, F., Lopes, A. M.
Perspectivas de um Professor de Física e Química sobre a Inclusão de uma Criança Surda nas Aulas do 8º Ano
Freire, S., Freire, A. M., Martins, R.
Disciplinas, Integração, Programas e Competências em Ciências da Natureza no 1º Ciclo do Ensino Básico
Silva, A. A., Mota, J. M., Mota, D., Silveira, F.
Estudo Acompanhado em Ciências Naturais: Apresentação e Validação de uma Escala (3ECN)
Vasconcelos, C., Praia, J., Almeida, L.
CONFERÊNCIAS PLENÁRIAS
A Unidade da Biologia Moderna enquanto Ciência Explicativa da Natureza
Coutinho, A. (comentário de Fevereiro, P.)
Current Trends in Science Education
Osborne, J. (comentário de Cachapuz, A.)
MESA REDONDA
Políticas Educativas e Currículos em Educação e Ciências
Galvão, C., Noronha, A., Paixão, F., Miguéns, M. (moderador)
Ano de publicação: 2005
Editora: DE-FCUL & CIEFCUL