Organizadores
Ana Margarida Veiga Simão
Adelina Lopes da Silva
Isabel Sá
Este livro tem por tema central a aprendizagem regulada pelo próprio estudante. Esta aprendizagem envolve a interacção dos conhecimentos, competências e motivações do próprio com as exigências colocadas pelo meio e conduz à organização, ao planeamento, ao controlo e à avaliação dos processos adoptados e dos resultados atingidos na realização das tarefas escolares.
Esta obra tem como objectivo apresentar os principais resultados das investigações realizadas no âmbito das dissertações de mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, tema da auto-regulação da aprendizagem. No seu conjunto, os resultados das investigações realizadas até este momento, indicam que o conhecimento experienciado das componentes cognitiva/ metacognitiva, motivacional/volitiva, em interacção com o contexto, constitui uma ferramenta única para os estudantes desenvolverem experiências de aprendizagem conducentes à autonomia. Esta publicação ilustra diferentes caminhos que o estudo da auto-regulação pode promover.
Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.
INTRODUÇÃO | 7 | |
Ana Margarida Veiga Simão, Adelina Lopes da Silva e Isabel Sá | ||
CAPÍTULO 1 | 15 | |
Das concepções aos processos – Stress e Coping nos Estudantes do Ensino Superior | ||
Célia Palma Figueira e Alexandra Marques Pinto | ||
CAPÍTULO 2 | 41 | |
Concepções de Professores sobre o Processo de Composição Escrita | ||
Maria Teresa Fragoso de Almeida e Ana Margarida Veiga Simão | ||
CAPÍTULO 3 | 63 | |
Concepções de Aprendizagem Face à Avaliação em Estudantes do Ensino Secundário | ||
Ana Isabel Coelho Rendeiro e António M. Duarte | ||
CAPÍTULO 4 | 93 | |
O Conhecimento Estratégico e a Auto-Regulação do Aprendente | ||
Dora Pereira Dias e Ana Margarida Veiga Simão | ||
CAPÍTULO 5 | 131 | |
Aprendizagem Estratégica e Trabalhos para Casa | ||
Maria de Fátima Duarte e Ana Margarida Veiga Simão | ||
CAPÍTULO 6 | 169 | |
A avaliação do ambiente familiar e o seu papel na competência escolar das crianças: adaptação do inventário HOME | ||
Marta Almeida Vidal Paula e Adelina Lopes da Silva | ||
CAPÍTULO 7 | 195 | |
O portfolio na Educação de Infância: Estratégia de Reflexão dos Educadores e das Crianças | ||
Maria da Conceição Neves Fernandes e Ana Margarida Veiga Simão | ||
CAPÍTULO 8 | ||
Os efeitos da transição para o 10º Ano na motivação para a aprendizagem | 225 | |
Helena Guerreiro e Isabel Sá | ||
CAPÍTULO 9 | 243 | |
Regulação motivacional e sucesso escolar | ||
Filipa Borralho e Adelina Lopes da Silva | ||
NOTAS SOBRE OS AUTORES | 269 |
Ano de publicação: 2008
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação