Capa do livro "Auto-Regulação da aprendizagem. Das concepções às práticas", de Ana Margarida Veiga Simão

Auto-Regulação da aprendizagem. Das concepções às práticas

Organizadores
Ana Margarida Veiga Simão
Adelina Lopes da Silva
Isabel Sá

Apresentação

Este livro tem por tema central a aprendizagem regulada pelo próprio estudante. Esta aprendizagem envolve a interacção dos conhecimentos, competências e motivações do próprio com as exigências colocadas pelo meio e conduz à organização, ao planeamento, ao controlo e à avaliação dos processos adoptados e dos resultados atingidos na realização das tarefas escolares.

Esta obra tem como objectivo apresentar os principais resultados das investigações realizadas no âmbito das dissertações de mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, tema da auto-regulação da aprendizagem. No seu conjunto, os resultados das investigações realizadas até este momento, indicam que o conhecimento experienciado das componentes cognitiva/ metacognitiva, motivacional/volitiva, em interacção com o contexto, constitui uma ferramenta única para os estudantes desenvolverem experiências de aprendizagem conducentes à autonomia. Esta publicação ilustra diferentes caminhos que o estudo da auto-regulação pode promover.

Este livro destina-se a psicólogos, professores, educadores e estudantes, e a todos os que desejem aprofundar os seus conhecimentos sobre a aprendizagem em contexto educativo.

Índice

INTRODUÇÃO  7
Ana Margarida Veiga Simão, Adelina Lopes da Silva e Isabel Sá
CAPÍTULO 115
Das concepções aos processos – Stress e Coping nos Estudantes do Ensino Superior
Célia Palma Figueira e Alexandra Marques Pinto
CAPÍTULO 241
Concepções de Professores sobre o Processo de Composição Escrita
Maria Teresa Fragoso de Almeida e Ana Margarida Veiga Simão
CAPÍTULO 363
Concepções de Aprendizagem Face à Avaliação em Estudantes do Ensino Secundário
Ana Isabel Coelho Rendeiro e António M. Duarte
CAPÍTULO 493
O Conhecimento Estratégico e a Auto-Regulação do Aprendente
Dora Pereira Dias e Ana Margarida Veiga Simão
CAPÍTULO  5131
Aprendizagem Estratégica e Trabalhos para Casa
Maria de Fátima Duarte e Ana Margarida Veiga Simão
CAPÍTULO  6169
A avaliação do ambiente familiar e o seu papel na competência escolar das crianças: adaptação do inventário HOME
Marta Almeida Vidal Paula e Adelina Lopes da Silva
CAPÍTULO  7195
O portfolio na Educação de Infância: Estratégia de Reflexão dos Educadores e das Crianças
Maria da Conceição Neves Fernandes e Ana Margarida Veiga Simão
CAPÍTULO  8
Os efeitos da transição para o 10º Ano na motivação para a aprendizagem225
Helena Guerreiro e Isabel Sá
CAPÍTULO  9243
Regulação motivacional e sucesso escolar
Filipa Borralho e Adelina Lopes da Silva
NOTAS SOBRE OS AUTORES269

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2008
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação