Autores
Aline Seiça
Ana Maria Bettencourt
Feliciano Veiga
Ian Davies
Joaquim Pintassilgo
Luiza Cortesão
Maria João Mogarro
Ricardo Vieira
Situado no contexto da presente evolução social e económica e da polémica em torno das políticas educativas, a obra intitulada A Escola como Espaço Social: Leituras e Olhares de Professores e Alunos oferece aos leitores um percurso de leituras multifacetadas sobre a escola, professores e alunos, perspectivando questões críticas e centrais à compreensão das práticas educativas na multiplicidade dos seus contextos. São multifacetadas as leituras e os olhares que se vão desenhando, complementando e cruzando ao longo dos vários capítulos. Ora se espelham neles perspectivas teóricas e pensamento crítico acerca das actuais políticas de escola, do currículo e dos efeitos que produzem na educação dos jovens; ora se encontram olhares que iluminam e tornam mais inteligíveis as sensibilidades identitárias inerentes à profissionalidade docente, em contexto de mudança estatutária.
Introdução | 5 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Cidadania(s) em sociedades multiculturais: (Im)possibilidades para a Educação? | 9 |
Luiza Cortesão | |
Entre o Particular e o Universal: A Escola e a Construção da Cidadania Glocal | 23 |
Ricardo Vieira | |
Citizenship Education: Problems and Possibilities | 35 |
Ian Davis | |
Educação, Cidadania e Alfabetização em Contexto Revolucionário | 51 |
Joaquim Pintassilgo e Maria João Mogarro | |
Cidadania: Políticas e Práticas – Desencontros | 69 |
Ana Maria Bettencourt | |
Liderança da Escola: Os Caminhos Transversais da Complexidade e da Sustentabilidade | 95 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
A (In)Sustentável Leveza da Liderança dos Professores em Contextos de Mudança: Contrastes entre Idealidade e Realidade | 125 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Sensibilidade Ética dos Professores; Dimensões Interaccionais | 163 |
Maria de Fátima Chorão Sanches e Aline Seiça | |
Transgressões e Direitos na Escola: Alguns Estudos com Alunos Adolescentes | 193 |
Feliciano H. Veiga | |
Ano de publicação: 2009
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL