Capa do livro "Avaliar para Aprender: Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário". Organização: Leonor Santos

Avaliar para Aprender: Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário

Autores
Leonor Santos
Jorge Pinto
Fernanda Rio
Filomena Leite Pinto
José Manuel Varandas
Otília Moreirinha
Paulo Dias
Sónia Dias
Teresa Bondoso

Apresentação

A avaliação das aprendizagens é uma das áreas da competência profissional do professor. A forma como se pratica não é neutra e influencia de forma determinante a aprendizagem das alunos. Muitos são os professores que procuram desenvolver práticas de avaliação formativa, muito embora haja ainda uma distância entre o que se deseja e o que se faz. Este afastamento e explicado pelas dificuldades que se colocam no terreno no desenvolvimento destas práticas. A obra Avaliar para Aprender – Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundárioapresenta diversas práticas de avaliação formativa em sala de aula, através da discussão de aspectos teóricos e de relatos de práticas. Em particular, aborda-se o papel do erro no processo de aprendizagem, alguns procedimentos de práticas avaliativas do professor, como a definição e negociação de critérios de avaliação e o feedback, o uso de um instrumento, o portefólio, e ainda práticas avaliativas centradas no aluno, como a co-avaliação e a auto-avaliação. Os relatos de práticas em sala de aula cobrem todos os níveis de escolaridade do ensino não superior, sendo, a partir do 2.° cicio, respeitantes à aula de Matemática. O destaque dado a esta disciplina assume particular relevância visto Portugal estar, na actualidade, a viver uma reforma curricular no ensino básico.

Esta obra resulta do trabalho desenvolvido no Projecto AREA (Avaliação Reguladora do Ensino e Aprendizagem). Trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos em contextos diversos: professores, formação de professores, investigadores e estudantes de pós-graduação.

As abordagens teóricas combinadas com as implicações e s resultantes dos relatos de sala de aula que se apresentam são um dos pontos fortes deste livro. Espera-se que esta obra passa contribuir para o desenvolvimento de práticas avaliativas intencionalmente pensadas para servir a aprendizagem, de forma esclarecida e determinada.

Índice

Introdução    5
O projecto AREA    6
A avaliação é medir ou interagir?    7
A avaliação reguladora é uma terceira modalidade de avaliação?  11
Será utópico falar-se de uma avaliação reguladora no quotidiano da sala de aula?  12
Capítulo 1 – Olhar as competências com…  15
Narrativa: Eu nunca faço portefólios sentado  21
                Motivações e propósitos  21
                Contexto onde decorreu a experiência  22
                Descrição da experiência  23
                Análise de práticas  25
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações  31
Capítulo 2 – Construir a regras do “jogo”  33
Narrativa: Para não ficar numa grande confusão  39
                Motivações e propósitos  39
                Contexto onde decorreu a experiência  40
                Descrição da experiência  40
                Análise de práticas  41
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações  47
Narrativa: Já sabemos criticar um trabalho  47
                Motivações e propósitos  47
                Contexto onde decorreu a experiência  48
                Descrição da experiência  48
                Análise de práticas  55
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações  56
Capítulo 3 – A errar também se aprende  59
Narrativa: Para não pensarmos que já está feito e despachado  65
                Motivações e propósitos  65
                Contexto onde decorreu a experiência  66
                Descrição da experiência  66
                Análise de práticas  67
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações  78
Capítulo 4 – Dar voz aos alunos  79
Narrativa: Será que eu tinha razão?  86
                Motivações e propósitos  86
                Contexto onde decorreu a experiência  86
                Descrição da experiência  87
                Análise de práticas  89
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações  93
Narrativa: Reflectir antes de agir  93
                Motivações e propósitos  93
                Contexto onde decorreu a experiência  94
                Descrição da experiência  95
                Análise de práticas  96
                Recomendações/reajustes para futuras utilizações101
Capítulo 5 – Conclusões103
O que aprendemos105
Considerações finais109
Referências bibliográficas111
Legislação referida111
Bibliografia para aprofundamento111

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2010
Colecção: Educação: Teoria e prática
Editora: Porto Editora & IEUL