Autor
Justino Magalhães
A metáfora Da Cadeira ao Banco simboliza um processo pedagógico, social, político, transcultural, de cerca de dois séculos de história, sintetizado no conceito o educacional escolar. No decurso da grande Modernidade, a educação foi progressivamente instrucionalizada e afectada pela cultura escrita, e os perfis de alfabetizado e letrado foram substituídos por um colectivo (cerebralizado e pragmático) de escolarizados, cujas prerrogativas de comunicação, cidadania, participação, tornaram possível a sobreposição dos quadros local, nacional, federal, global. Tendo-se reconstituído como instância e referente do Estado-Nação, na transição do Antigo Regime, a cultura escolar, conciliando humanismo, ciência e técnica, ganhou raiz na tradição civilizacional e nas culturas nacionais, e a escola tornou possível a instituição de um minimum curricular, uma escrituração, uma orgânica e uma burocracia estruturantes da modernização e do progresso.
O principal objecto aqui historiado é a formação do sistema escolar português, abordado de forma integrativa, nas suas diferentes conjunturas: estatalização, nacionalização, governamentalização, regimentalização. Estas conjunturas correspondem a complexos históricos, transversais ao Mundo Ocidental, no qual, o Portugal Moderno, ainda que de forma singular, não deixou de inscrever-se.
QUESTÕES INTRODUTÓRIAS | 9 | ||
Modernidade, educação, história | 11 | ||
História da educação | 19 | ||
Tempo, história, educação | 23 | ||
O transversal, o local, o institucional | 27 | ||
A escola como objecto historiográfico | 33 | ||
Conceitos e fontes | 33 | ||
Processos | 38 | ||
História e paradoxo escolar | 45 | ||
Para a história do educacional escolar | 63 | ||
Historiografia da educação e do ensino em Portugal | 73 | ||
PARTE I HISTÓRIA DO EDUCACIONAL ESCOLAR PORTUGUÊS | 101 | ||
Estatalização (do Pombalismo à Revolução de 1820 – alfabetização escolar) | 103 | ||
Iluminismo e estatalização | 105 | ||
Instituição da escola – tradição e projecto | 135 | ||
Nacionalização (Liberalismo – portugalidade escolar) | 165 | ||
Para uma educação nacional | 169 | ||
O educacional escolar na base do Estado-Nação | 215 | ||
Governamentação (Regeneração – sistémica e burocracia escolar) | 241 | ||
Uma racionalidade orgânico-administrativa | 246 | ||
Orgânica escolar e constituição do social | 312 | ||
Regimentação (do Republicanismo ao Estado Novo – um colectivo escolarizado) | 349 | ||
Sistema escolar e homem novo | 349 | ||
Escola e tecnologia do colectivo nacional | 361 | ||
Destino pátrio e minimum sociocultural escolar | 401 | ||
Do velho se fez novo | 408 | ||
PARTE II DA CADEIRA AO BANCO | 411 | ||
Constituição do educacional escolar | 417 | ||
Bases da Cultura Escolar | 417 | ||
O educacional escolar | 452 | ||
Escola e Modernidade | 465 | ||
A educação na transição do Antigo Regime | 469 | ||
Escrita e evolução histórica – o elemento letrado | 476 | ||
Escolarização e Modernidade | 483 | ||
Complexos histórico-pedagógicos: transversalidades/ nacionalidades | 503 | ||
Vernáculo e estatalização | 509 | ||
Nacionalização, formalização, livro escolar | 516 | ||
Constituição do social: organicidade, municipalismo | 525 | ||
Internacionalização das políticas escolares: estatística, comparação | 529 | ||
Instituição do educacional escolar – transversalidades, nacionalidades | 536 | ||
Ciclos de Modernização escolar no Brasil | 545 | ||
Estatalização e vernaculização | 548 | ||
Independência e nacionalização | 551 | ||
Do Império à República – municipalização | 559 | ||
República e modernização | 562 | ||
Sob o signo da Escola Nova – o Brasil pedagógico | 569 | ||
Escola e modernização da sociedade portuguesa | 573 | ||
Materialidade, estrutura e geografia escolar | 573 | ||
Da internalidade e da singularidade portuguesas | 579 | ||
Escola e sociedade | 584 | ||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS | 605 | ||
Bibliografia geral | 607 | ||
Fontes primárias | 625 | ||
Manuscritos | 631 | ||
Vária | 633 | ||
ÍNDICE ONOMÁSTICO | 635 |
Ano de publicação: 2010
Colecção: Ciências da Educação
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação