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INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS, CULTURAS E PRÁTICAS

Coord. de Sofia Freire e Eugenia-Esperanza Núñez-Nogueroles

O ensino superior tem vindo a sofrer profundas transformações, nomeadamente com a sua abertura a estudantes que tradicionalmente não o frequentariam. Contudo, apesar dos avanços já realizados e de ser um desígnio político, nacional e internacional, a diversidade de públicos no ensino superior ainda coloca desafios à efetiva igualdade de oportunidades, continuando a assistir-se à sub-representação de alguns grupos sociais e mantendo-se o problema do insucesso e abandono escolar mais evidente em certos grupos. A inclusão não diz apenas respeito à presença de uma diversidade de grupos sociais nos sistemas educativos, mas também à qualidade das experiências sociais e de aprendizagem que os estudantes vivem nesses sistemas. Numa sociedade democrática que reconhece a todos os cidadãos os mesmos direitos e que reconhece que a educação está intimamente associada à concretização de outros direitos fundamentais, as questões de equidade no acesso e permanência no ensino superior são centrais. Importa então explorar como é que as instituições de ensino superior se podem organizar para responder à diversidade de características e necessidades dos seus públicos. Que desafios se colocam às instituições de ensino superior? Que caminhos podem ser percorridos para dar resposta a estes desafios? Para responder a estas questões, o livro apresenta e discute a temática e o estado da arte, explora a questão das pedagogias inclusivas no ensino superior, identifica e discute barreiras ao nível das políticas, das culturas e das práticas que dificultam a aprendizagem em conjunto com os outros, o envolvimento ativo na sua própria aprendizagem e o desenvolvimento de um sentimento de pertença e de aceitação, apresenta dados empíricos de estudos focados em diferentes populações de estudantes e em diferentes intervenientes do processo educativo, bem como o trabalho desenvolvido por estruturas e serviços de apoio ao estudante com vista a criar condições promotoras de equidade; termina com um capitulo conclusivo, no qual as ideias apresentadas são integradas e discutidas.