Capa do livro "Educação para a Cidadania: Textos Internacionais Fundamentais". Organizador: A. Reis Monteiro

Educação para a Cidadania: Textos Internacionais Fundamentais

Organização e tradução
A. Reis Monteiro

Apresentação

O direito à educação tem uma dimensão ética, cívica e internacional, na sua finalidade, que confere ao educando um direito correspondente, cujo núcleo duro são os “direitos do homem” como Ética comum da Humanidade. A pluralidade actual do seu conteúdo é resumida na formulação direito à educação para as direitos do ser humano e outros valores cívicos e internacionais, nomeadamente para a cidadania democrática,privilegiando a dimensão cívica, no presente contexto. A utilização preferencial (mas não exclusiva) da expressão direitos do ser humano é para contornar o ‘sexismo’ da expressão clássica “direitos do homem” e evitar a expressão “direitos humanos”, hoje muito corrente mas juridicamente menos forte. Outra alternativa é a expressão “direitos da pessoa”, preferida pelos canadianos, designadamente. A expressão outros valores cívicos e internacionaiscompreende os valores que, nos textos internacionais, entram no conceito alargado de educação para os direitos do homem como Ética com dimensão pessoal, social e universal. Quanto à expressão educação para a cidadania democrática, está consagrada nos textos do Conselho da Europa, como se verá, mas entre nós é oficialmente utilizada a expressão “educação para a cidadania”, simplesmente. E há também a tradicional denominação “educação/instrução cívica” e outras, como “educação para a democracia”.

Índice

Introdução    9
Prioridade do direito à educação para os direitos do ser humano e outros valores cívicos e internacionais, nomeadamente para a cidadania democrática  13
Actualidade do direito à educação para os direitos do ser humano e outros valores cívicos e internacionais, nomeadamente para a cidadania democrática  19
Concluindo  27
Base jurídica geral da educação para os direitos do ser humano e outros valores cívicos e internacionais, nomeadamente para a cidadania democrática (por ordem cronológica)  31
Acto Constitutivo da UNESCO
Londres, 1945
Preâmbulo e Artigo 1  33
Declaração universal dos direitos do homem
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 1948
Artigo 26  35
Convenção sobre a luta contra a discriminação no domínio do ensino
Conferência Geral da UNESCO, 1960
Artigo 5  37
Pacto internacional sobre os direitos económicos, sociais e culturais
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 1966
Artigo 13  39
Convenção sobre as direitos da criança
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 1989
Artigo 29  41
Declaração mundial sobre a educação para todos: Responder as necessidades – educativas fundamentais
Conferência mundial sobre a educação para todos, Jomtien, Tailândia, 1990
Artigo 1  43
Programa de acção da Conferência mundial sobre os direitos do homem
Viena, Áustria, 1993
Parágrafos 78-82  45
Declaração sobre o direito e a responsabilidade dos indivíduos, grupos e órgãos da sociedade de promover e proteger os direitos do homem e as liberdades fundamentais universalmente reconhecidos
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 1998
Artigo 1, Artigo 7, Artigo 11, Artigo 14, Artigo 15 e Artigo 16  47
Quadro normativo especifico da educação para os direitos do ser humano e outros valores cívicos e internacionais, nomeadamente para a cidadania democrática (por ordem cronológica)  49
No plano universal da Organização das Nações Unidas
Recomendação sobre a educação para a compreensão, a cooperação e a paz internacionais, e a educação relativa aos direitos do homem e às liberdades fundamentais
Conferência Geral da UNESCO, 1974
Reprodução parcial  53
Plano de acção mundial para a educação para os direitos do homem e para a democracia
Congresso internacional sobre a educação para os direitos do homem e para a democracia, Montreal, 1993
Reprodução integral  57
Declaração e Quadro de acção integrado relativo a educação para a paz, os direitos do homem e a democracia
Conferência Geral da UNESCO, 1995
Reprodução integral  67
Plano internacional de acção para a Década das Nações Unidas para a educação no domínio dos direitos do homem, 1995-2004
Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos do Homem, 1998
Reprodução parcial  79
No plano regional do Conselho da Europa
Recomendação n.º R (85) 7 sobre “0 ensino e a aprendizagem dos direitos do homem nas escolas”
Conselho da Europa, 1985
Reprodução integral  85
Declaração e Programa sobre a educação para a cidadania democrática fundada nos direitos e responsabilidades dos cidadãos
Conselho da Europa, 1999
Reprodução integral  91
Projecto de linhas directoras comuns para a educação para a cidadania democrática
Anexo à Resolução sobre os resultados e conclusões dos projectos terminados – 1997-2000 – adoptada pela Conferência Permanente dos Ministros da Educação do Conselho da Europa, na sua 20ª sessão, em Outubro de 2000
Reprodução integral  97
Outros textos internacionais101
Declaração de princípios sobre a tolerância
Conferência Geral da UNESCO, 1995
Reprodução integral103
Declaração do Milénio
Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, 2000
Reprodução parcial109

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2001
Editora: CIEFCUL