Cadernos Sisífo 4 (Capa)

Gramsci, Trabalho e Educação

Autora
Sónia Maria Rummert

Apresentação

Este caderno é constituído de duas partes que se completam. A primeira aborda o pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci e a importância de seu legado teórico-metodológico para a compreensão da tessitura político-económica das sociedades capitalistas. Especial relevo é conferido às relações pedagógicas e à escola, essenciais à manutenção da hegemonia da classe dominante. A segunda parte trata, especificamente, da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil. Evidencia-se, então, que tanto o baixo nível de escolaridade da maioria da população, quanto as alternativas oferecidas, actualmente, pelas políticas de governo para fazer frente a tal quadro, constituem claros exemplos da “marca social da escola”, que se caracteriza, conforme Gramsci, pela oferta de formação diferenciada para dirigentes e dirigidos, visando a perpetuar as assimetrias de poder .

Índice

NOTA DE APRESENTAÇÃO7
INTRODUÇÃO9
NOTAS SOBRE O PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI – CONTRIBUIÇÕES À REFLEXÃO ACERCA DA TEMÁTICA EDUCACIONAL11
Sobre o homem14
Ideologia17
Hegemonia23
Aparelhos de hegemonia29
Estado31
Cultura34
Relações pedagógicas41
Considerações sobre a educação escolar e a educação de adultos trabalhadores43
A escola unitária46
FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS53
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES BRASILEIROS NO SÉCULO XXI – O “NOVO” QUE REITERA ANTIGA DESTITUIÇÃO DE DIREITOS57
Condicionantes políticos e econômicos das atuais ações de governo para a Educação de Jovens e Adultos59
A Educação de Jovens e Adultos trabalhadores no Brasil atual62
Ações focais para minimizar efeitos da desigualdade estrutural64
Projeto Escola de Fábrica66
PROJOVEM69
PROEJA74
ENCCEJA77
Conclusão79
FONTES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS83

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2007
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação