Autora
Sónia Maria Rummert
Este caderno é constituído de duas partes que se completam. A primeira aborda o pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci e a importância de seu legado teórico-metodológico para a compreensão da tessitura político-económica das sociedades capitalistas. Especial relevo é conferido às relações pedagógicas e à escola, essenciais à manutenção da hegemonia da classe dominante. A segunda parte trata, especificamente, da Educação de Jovens e Adultos trabalhadores pouco escolarizados no Brasil. Evidencia-se, então, que tanto o baixo nível de escolaridade da maioria da população, quanto as alternativas oferecidas, actualmente, pelas políticas de governo para fazer frente a tal quadro, constituem claros exemplos da “marca social da escola”, que se caracteriza, conforme Gramsci, pela oferta de formação diferenciada para dirigentes e dirigidos, visando a perpetuar as assimetrias de poder .
|
Ano de publicação: 2007
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação