Capa do livro "História da Escola em Portugal e no Brasil". Organizadores: Joaquim Pintassilgo, Marcos Cezar de Freitas, Maria João Mogarro, Marta M. Chagas de Carvalho

História da Escola em Portugal e no Brasil

Autores
Fernando Catroga
Marcos Cezar de Freitas
Maria Lucia Spedo Hilsdorf
Carlota Boto
Graziela Barreto
Marta M. Chagas de Carvalho
Joaquim Pintassilgo
Maria Rita Almeida Toledo
Maria João Mogarro
Sérgio Campos Matos
Maria Helena B. Granjo
Maria Manuela P. F. Rodrigues
Luiz Carlos Barreira
Célia M. B. Giglio
Rui Afonso da Costa
Filomena Lume

Apresentação

Os estudos reunidos neste livro, têm por finalidade compreender como se desenvolveram em Portugal e no Brasil, entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XX, os processos concomitantes de construção de um modelo escolar de educação e de afirmação de uma cultura escolar. A generalização do referido modelo e a escolarização da população surgem associadas a um projecto mais vasto de integração cultural, tendo por base a entidade unificadora que é o Estado-Nação. É neste contexto que se procura reflectir sobre o processo de laicização da escola e da sociedade, entendido como uma diemnsão essencial da modernidade, mas também captar o olhar de alguns dos saberes científicos emergentes, muito marcados por concepções iluministas e positivistas. A análise dos autores, incide sobre os modelos pedagógicos e circulais que circularam em Portugal e no Brasil, procurando determinar as formas da sua apropriação por parte de um conjunto de actores sociais implicados na vida escolar (…). A presente obra recolhe os contributos da investigação realizada pelos membros das equipas portuguesa e brasileira do Projecto de cooperação internacional com o mesmo nome, sedeado na FCUL e na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenadas por Joaquim Pintassilgo e Marta M. Chagas de Carvalho.

Índice

Introdução7
Cultura, ciência e pedagogia
Secularização e laicidade: A separação das Igrejas e da Escola13
Fernando Catroga
Cenas históricas da antropologia portuguesa e a cultura mental do analfabeto41
Marcos Cezar de Freitas
Da circulação para a circularidade: Propagação e recepção de idéias educacionais e pedagógicas no Oitocentos brasileiro65
Maria Lucia Spedo Hilsdorf
A pedagogia científica em Portugal e a alquimia do magistério: Vocação, criatividade, entusiasmo, conteúdo, disciplina89
Carlota Boto
João de Deus Ramos e a Educação Nova111
Graziela Barreto
 
Cultura impressa e circulação de saberes pedagógicos
Livros e revistas para professores: Configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos141
Marta M. Chagas de Carvalho
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: Entre a tradição e a inovação175
Joaquim Pintassilgo
Pedagogia, política e mercado editorial: Análise da coleção Atualidades Pedagógicas201
Maria Rita Almeida Toledo
Bibliotecas particulares e saberes pedagógicos: Circulação e apropriação de modelos culturais233
Maria João Mogarro
 
Modernidade, política educativa e escolarização
Para a história da escola privada em Portugal: Da Regeneração ao Estado Novo261
Sérgio Campos Matos
A modernidade em São Paulo: Região do ABC, imigração, escola e vida urbana273
Maria Helena B. Granjo
O nascimento de uma escola primária: A Escola Conde de Ferreira do Barreiro299
Maria Manuela P. F. Rodrigues
A imprensa operária no processo de formação da classe trabalhadora brasileira: A experiência do operariado sorocabano no início do século XX319
Luiz Carlos Barreira
 
Inspecção e controlo do ensino
A civilização pelo olhar: Práticas e discursos da inspeção na Província de São Paulo no século XIX347
Célia M. B. Giglio
Contribuição para a história da inspecção permanente da escola primária (1878-1933)365
Rui Afonso da Costa
Os inspectores do ensino primário: De orientadores a auditores. Motivações, dissenções e tensões na operacionalização das práticas inspectivas399
Filomena Lume

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2006
Colecção: Investigação em Educação
Editora: Edições Colibri & IEUL