Autores
Fernando Catroga
Marcos Cezar de Freitas
Maria Lucia Spedo Hilsdorf
Carlota Boto
Graziela Barreto
Marta M. Chagas de Carvalho
Joaquim Pintassilgo
Maria Rita Almeida Toledo
Maria João Mogarro
Sérgio Campos Matos
Maria Helena B. Granjo
Maria Manuela P. F. Rodrigues
Luiz Carlos Barreira
Célia M. B. Giglio
Rui Afonso da Costa
Filomena Lume
Os estudos reunidos neste livro, têm por finalidade compreender como se desenvolveram em Portugal e no Brasil, entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XX, os processos concomitantes de construção de um modelo escolar de educação e de afirmação de uma cultura escolar. A generalização do referido modelo e a escolarização da população surgem associadas a um projecto mais vasto de integração cultural, tendo por base a entidade unificadora que é o Estado-Nação. É neste contexto que se procura reflectir sobre o processo de laicização da escola e da sociedade, entendido como uma diemnsão essencial da modernidade, mas também captar o olhar de alguns dos saberes científicos emergentes, muito marcados por concepções iluministas e positivistas. A análise dos autores, incide sobre os modelos pedagógicos e circulais que circularam em Portugal e no Brasil, procurando determinar as formas da sua apropriação por parte de um conjunto de actores sociais implicados na vida escolar (…). A presente obra recolhe os contributos da investigação realizada pelos membros das equipas portuguesa e brasileira do Projecto de cooperação internacional com o mesmo nome, sedeado na FCUL e na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenadas por Joaquim Pintassilgo e Marta M. Chagas de Carvalho.
Introdução | 7 |
Cultura, ciência e pedagogia | |
Secularização e laicidade: A separação das Igrejas e da Escola | 13 |
Fernando Catroga | |
Cenas históricas da antropologia portuguesa e a cultura mental do analfabeto | 41 |
Marcos Cezar de Freitas | |
Da circulação para a circularidade: Propagação e recepção de idéias educacionais e pedagógicas no Oitocentos brasileiro | 65 |
Maria Lucia Spedo Hilsdorf | |
A pedagogia científica em Portugal e a alquimia do magistério: Vocação, criatividade, entusiasmo, conteúdo, disciplina | 89 |
Carlota Boto | |
João de Deus Ramos e a Educação Nova | 111 |
Graziela Barreto | |
Cultura impressa e circulação de saberes pedagógicos | |
Livros e revistas para professores: Configuração material do impresso e circulação internacional de modelos pedagógicos | 141 |
Marta M. Chagas de Carvalho | |
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: Entre a tradição e a inovação | 175 |
Joaquim Pintassilgo | |
Pedagogia, política e mercado editorial: Análise da coleção Atualidades Pedagógicas | 201 |
Maria Rita Almeida Toledo | |
Bibliotecas particulares e saberes pedagógicos: Circulação e apropriação de modelos culturais | 233 |
Maria João Mogarro | |
Modernidade, política educativa e escolarização | |
Para a história da escola privada em Portugal: Da Regeneração ao Estado Novo | 261 |
Sérgio Campos Matos | |
A modernidade em São Paulo: Região do ABC, imigração, escola e vida urbana | 273 |
Maria Helena B. Granjo | |
O nascimento de uma escola primária: A Escola Conde de Ferreira do Barreiro | 299 |
Maria Manuela P. F. Rodrigues | |
A imprensa operária no processo de formação da classe trabalhadora brasileira: A experiência do operariado sorocabano no início do século XX | 319 |
Luiz Carlos Barreira | |
Inspecção e controlo do ensino | |
A civilização pelo olhar: Práticas e discursos da inspeção na Província de São Paulo no século XIX | 347 |
Célia M. B. Giglio | |
Contribuição para a história da inspecção permanente da escola primária (1878-1933) | 365 |
Rui Afonso da Costa | |
Os inspectores do ensino primário: De orientadores a auditores. Motivações, dissenções e tensões na operacionalização das práticas inspectivas | 399 |
Filomena Lume |
Ano de publicação: 2006
Colecção: Investigação em Educação
Editora: Edições Colibri & IEUL