Autora
Susana Pereira da Silva
Este texto dá conta do estado actual de uma investigação, ainda longe do seu termo, e que incide sobre os processos de socialização e de aprendizagem de pessoas adultas numa situação de “sem-abrigo”. Parte substancial da narrativa é ocupada por uma síntese de três entrevistas a sujeitos que vivem ou viveram na rua. A razão da sua divulgação nesta fase prende-se, sobretudo, com o interesse das narrativas biográficas em si mesmas, embora pareça igualmente pertinente a descrição da forma como se está a construir teórica e metodologicamente o objecto. É assim que se tenta, em paralelo, proporcionar ao leitor uma visão dos conceitos de “sem-abrigo” e do mais recente vocábulo, “sem tecto”, convidando-o a reflectir sobre a aparente dificuldade em se operacionalizar uma noção clara e consensual acerca do fenómeno. Com a ajuda da teoria social, no quadro da discussão sobre os processos de construção da identidade pessoal, são tratados os conceitos de socialização, aprendizagem experiencial e de percurso biográfico.
INTRODUÇÃO | 7 | |
PROBLEMATIZAÇÃO | 11 | |
Finalidades e pertinência do estudo | 11 | |
Sem-abrigo ou sem tecto: um conceito em construção | 14 | |
Viver na rua e exclusão social | 24 | |
Viver na rua: socialização e aprendizagem | 36 | |
Viver na rua: percurso biográfico e escolhas de vida | 50 | |
ESTRATÉGIA METODOLÓGICA | 57 | |
Investigação qualitativa | 60 | |
Observação participante | 62 | |
Abordagem biográfica: entrevista e critérios de selecção dos sujeitos | 64 | |
Outras fontes documentais | 74 | |
ENTREVISTAS REALIZADAS | 77 | |
Síntese das entrevistas a Sérgio, Tomás e Jorge | 81 | |
Sérgio | 82 | |
Tomás | 94 | |
Jorge | 109 | |
CONSIDERAÇÕES FINAIS | 111 | |
BIBLIOGRAFIA | 113 |
Ano de publicação: 2007
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação