1. Ensino das ciências e da matemática | |
A natureza de uma disciplina de didáctica: O caso específico da Didáctica das Ciências | 3 |
Maria ]esuína Fonseca | |
“The state of art” do ensino a distância em Portugal: as primeiros passos | 19 |
Henrique M. Gil, Maria H. Menezes | |
Reflective writing to learn Physics critically | 27 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
A aula de matemática como espaço epistemológico forte | 35 |
Paulo A. J. Oliveira | |
Literacia matemática | 45 |
João Pedro da Ponte | |
Auto-avaliação regulada: Porquê, o quê e como? | 49 |
Leonor Santos | |
A investigação e os seus implícitos: Contributos para uma discussão | 53 |
Leonor Santos | |
Investigações matemáticas na aprendizagem do 2° cicio do ensino básico ao ensino superior | 61 |
Leonor Santos, Joana Brocardo, Manuela Pires, Ana Isabel Rosendo | |
Literacia e educação científica | 75 |
Maria Odete Valente | |
2. Educação e cultura | |
Teresa de Saldanha: Um projecto pedagógico inovador no século XIX, uma interrogação para o século XXI | 83 |
Helena Ribeiro de Castro | |
Caminhos da ‘instrução pública’ na 2ª metade do seculo XIX | 91 |
Ester Luísa R. Dias | |
A inspecção escolar – Entre o Estado Novo e a democracia | 101 |
Filomena Lume, Joaquim Pintassilgo | |
Proposições para uma deontologia da educação | 113 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Construção histórica da noção de democratização do ensino. O contributo do pensamento pedagógico português | 119 |
Joaquim Pintassilgo | |
The construction of a professional deontology of Portuguese high school teachers | 133 |
Joaquim Pintassilgo | |
A profissão e a formação no discurso dos professores do ensino liceal português | 143 |
Joaquim Pintassilgo | |
Leibniz and the encyclopaedic project | 155 |
Olga Pombo | |
A escrita da escolarização: Uma leitura do mundo escolar através da imprensa escrita | 165 |
Maria Manuel Vieira | |
Famílias e escola: Processos de construção da democratização escolar | 175 |
Maria Manuel Vieira | |
Integração e diferenciação numa escola para alguns: Géneros e classes sociais no ensino superior em Portugal | 193 |
Maria Manuel Vieira | |
3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
Interacções sociais, desenvolvimento cognitivo e matemática | 205 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
Sharing ideas and statistics learning: The role of peer interactions in school context | 215 |
Carolina Carvalho, Margarida César | |
E depois do adeus? Reflexões a propósito de um follow up de duas turmas de um currículo em alternativa | 223 |
Margarida César | |
Peer interactions in Maths classes: A bridge between ideals and practices of inclusive schooling | 235 |
Margarida César | |
Todos diferentes, todas iguais! | 241 |
Margarida César, Ana Azeiteiro | |
Matemática para todos?: Contributos do projecto Interacção e Conhecimento para a escola inclusiva | 249 |
Margarida César, Rui Silva de Sousa | |
Evolution of the Portuguese special education system: A deaf child’s life in a regular school – is it possible to have hope? | 259 |
Sofia Freire, Margarida César | |
As galinhas também stressam!… | 273 |
Sónia Mendes, Rita Carmo, Margarida César | |
Actitudes hacia la autoridad institucional y conductas delictivas del adolescente en la escuela: El rol de la familia | 281 |
Gonzalo Musitu, Feliciano H. Veiga, Marisol Lila, Belén Martinez, Juan Herrero, Estefanía Estévez | |
As duas faces da lua: Uma outra visão da matemática | 291 |
Ana Oliveira, Lucí1ia Teles, Margarida César | |
Gostar ou não gostar de matemática: Eis a questão!… | 297 |
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Margarida César | |
Oficina de projecto: Inovação ou reprodução? | 303 |
João Marques Silva, Margarida César | |
As palavras que nunca te direi… | 313 |
Lucí1ia Teles, Margarida César | |
Effects of a psychodynamic authority on indiscipline and violence in school | 319 |
Feliciano H. Veiga | |
Olhares da Psicologia da Educação sobre a indisciplina e a violência nas escolas | 325 |
Feliciano H. Veiga | |
Uma aventura fantástica: Contributos do trabalho em díade para o sucesso de uma actividade de investigação | 345 |
Cláudia Ventura, Neusa Branco, Ana Matos, Margarida César | |
4. Ensino superior, formação de professores, desenvolvimento profissional, organização escolar e liderança | |
Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas | 355 |
Ana Maria Boavida, João Pedro da Ponte | |
Aprender a ensinar investigando | 363 |
Helena Fonseca | |
Abordagens construtivistas no ensino superior | 371 |
Joseph Conboy, Jesuína Fonseca, Paula Gama | |
Um olhar interdisciplinar na descoberta de um espaço profissional: Contributos para a formação do educador social | 379 |
Gracinda Hamido, Leonor Teixeira Mendes | |
Aprender a ensinar: Práticas de supervisão no estágio pedagógico | 389 |
Manuela Jacinto, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Formar professores de História em Património Industrial: Estratégias e recursos | 413 |
Alice Campos Martins, Maria Helena Salema | |
A formação de professores de História em Património Industrial: Notas para a construção de um percurso pedagógico interdisciplinar na base de temas em Cesário Verde, Fernando Pessoa e Eça de Queirós | 423 |
Alice Campos Martins, Maria Helena Salema, Adriano Pinto Coelho | |
Professores investigam as suas práticas – Um projecto sobre a comunicação matemática no 1° ciclo | 441 |
Luís Menezes, Arlete Silva, Filipe Santos, Maria João Trindade | |
Teachers and intercultural education based on ethnomathematics | 445 |
Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli, Margarida César | |
Investigar a nossa própria prática | 453 |
João Pedro da Ponte | |
As TIC no início da escolaridade: Perspectivas para a formação inicial de professores | 467 |
João Pedro da Ponte | |
Comunidades virtuais no ensino, na aprendizagem e na formação | 473 |
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira | |
Development of pre-service mathematics teachers’ professional knowledge and identity in working with information and communication technology | 479 |
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas | |
A dimensão humana e espiritual na formação inicial de jovens professores | 493 |
Maria Helena Salema | |
Experiences of relations between theory and practice in teacher training | 501 |
Maria Helena Salema | |
Centralidade da cidadania no processo educativo e na formação de professores: Algumas questões críticas | 507 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Liderança dos professores: Praxis social e ética no contexto das comunidades de prática | 519 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
A place and time for utopia: Teachers in school transformative action | 527 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Interacções organizacionais e institucionais no estagio pedagógico: Um estudo empírico | 541 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Rui Petrucci | |
A prática lectiva como actividade de resolução de problemas: Um estudo com três professoras do ensino secundário | 563 |
Leonor Santos, João Pedro da Ponte | |
Investigações matemáticas e profissionais na formação de professores | 579 |
Lurdes Serrazina, Isabel Vale, Helena Fonseca, Teresa Pimentel | |
História da formação de professores na Faculdade de Ciências de Lisboa e do Departamento de Educação | 589 |
Maria Odete Valente | |
A sociedade académica do futuro | 597 |
Maria Odete Valente |
Ano de publicação: 2003
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL