Itinerários Investigar em Educação 2003

Itinerários Investigar em Educação 2003

Apresentação

Itinerários Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2003 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Ao mesmo tempo, disponibiliza-se o trabalho dos seus pares a todos os membros, bem como a todos os investigadores interessados, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado e para cada um deles é dada indicação sobre a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A adopção do formato CD-ROM corresponde a critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a impressão parcial ou total num formato semelhante ao usado no passado.

A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa que venha a ter o mesmo excelente acolhimento que todas as edições anteriores.

Índice

1. Ensino das ciências e da matemática

O que fazem alunos num centro de ciência: Uma análise das interacções com módulos científicos participativos3
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais
Beyond the real world: How mathematical models produce reality27
Susana Carreira
Literacia estatística35
Carolina Carvalho
Interagir para aprender nas aulas de ciências45
Helena Correia, Margarida César, Pedro Rocha dos Reis
Educação ambiental no contexto de um currículo alternativo: Um contributo para a formação de adultos53
Conceição Courela
Algumas dicotomias no ensino e aprendizagem da matemática61
Henrique Guimarães
A educação matemática como fenómeno emergente: Desafios e perspectivas possíveis69
João Filipe Matos
Investigando números com o uso das TIC na matemática escolar: O exemplo do uso do toontalk no Projecto Weblabs79
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Paula Félix, Susana David, Vanda Ramos
Aprendizagem como participação em comunidades de prática: O exemplo da encriptação no Projecto Weblabs87
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Cláudia Rodrigues, Madalena Pinto dos Santos, Paula Félix, Raquel Palermo, Susana David, Vanda Ramos
Cultivating communities of practice within Project Weblabs103
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Cláudia Rodrigues, João Carlos Sousa, Madalena Pinto dos Santos, Paula Félix, Raquel Palermo, Susana David, Vanda Ramos
Investigar a comunicação matemática no 1º ciclo111
Luís Menezes, Filipe Santos, Arlete Silva, Maria João Trindade
Portfolio as a strategy to interrelate research in education and physics teachers practices123
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues
O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa?133
João Pedro da Ponte
Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal155
João Pedro da Ponte
Investigar, ensinar e aprender207
João Pedro da Ponte
Identificação do papel da escola na educação sexual dos jovens225
Isilda Teixeira Rodrigues, Alice Fontes
Descrição e resultados do 2º ano de uma experiência de ensino na área da compreensão de textos em ciências237
Helena Salema, Sandra Afonso
Avaliar resumos de textos em ciências: Validação de um instrumento de classificação247
Helena Salema, Sandra Afonso, Marisa Temporão
Exemplos práticos de uma metodologia de ensino de competências do pensar de alto nível251
Helena Salema, Sandra Afonso, Marisa Temporão
A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: Uma análise sucinta259
Leonor Santos
Avaliar competências: Uma tarefa impossível?273
Leonor Santos
A investigação em Portugal na área da avaliação pedagógica em matemática283
Leonor Santos
O que pensam os alunos sobre a avaliação?297
Leonor Santos, Jorge Pinto
Pais, filhos, professor e comunicação matemática307
Arlete Silva, Luís Menezes
Avaliação da actividade investigativa: Uso de uma tabela de descritores315
José Manuel Varandas
2. Educação e cultura
Lixo, reciclagem e cidadania na educação matemática325
Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Paula Félix
Publicidade, marketing e cidadania na educação matemática331
Ana Sofia Alves, Cláudia Fialho, João Filipe Matos
Cidadania e educação matemática crítica: Investigação sobre o contributo da educação matemática na formação de cidadãos participativos e críticos337
Cláudia Fialho, João Filipe Matos, Ana Sofia Alves
Algumas ideias para pensar e lutar pelo direito à educação, para humanizar a globalização347
Agostinho R. Monteiro
A criança e os seus direitos355
Agostinho R. Monteiro
Los derechos de las niñas y de los niños377
Agostinho R. Monteiro
Los derechos del niño en el marco de la complejidad planetaria387
Agostinho R. Monteiro
Júris académicos e Estado de Direito397
Agostinho R. Monteiro
O pão do direito à educação405
Agostinho R. Monteiro
Pedagogy of citizenship423
Agostinho R. Monteiro
A ideia de escola para todos no pensamento pedagógico português433
Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro
Cartas de um outro amor: A paixão da educação no século XIX449
Helena Ribeiro de Castro
A Portuguese school in the 19th century: Reconstructing life from dead documents461
Helena Ribeiro de Castro
Centralidade da cidadania no processo educativo e na formação de professores: Algumas questões críticas479
Maria de Fátima Chorão Sanches
Uma reflexão crítica em torno da democratização da escola497
Maria de Fátima Chorão Sanches
Teacher education and education for democratic citizenship: Description of a case study503
Helena Salema, Isabel Ferreira Martins, Janine Costa, Manuela Tuna
Tecnologias de informação e comunicação, educação e cidadania: Problemática e problemas de investigação509
Madalena Pinto dos Santos, João Filipe Matos
Construção da cidadania como valor e como prática, através da acção pedagógica nas escolas515
Maria Eduarda Santos
Walking the path towards citizenship education: Three experiences in the Portuguese schools529
Florbela Trigo-Santos, Joaquim Pintassilgo, Carolina Carvalho
3. Aprendizagem e desenvolvimento
Aceitar o desafio de ouvir os alunos: O exemplo da estatística537
Carolina Carvalho
Comunicações e interacções sociais nas aulas de matemática547
Carolina Carvalho
Solving strategies in statistical tasks563
Carolina Carvalho
Mate Batikando!… À descoberta de uma matemática multicultural!…571
Margarida César, Sónia Mendes, Ana Azeiteiro
Bridging mathematical knowledge from different cultures: Proposals for an intercultural and interdisciplinary curriculum579
Franco Favilli, M. Luisa Oliveras, Margarida César
E para mim… o que é a matemática?587
Marta Loureiro, Catarina Rijo, Margarida César
Área de projecto: Quem tem direito a ser bem sucedido?595
João Marques Silva, Margarida César
A nossa amiga estatística …607
Marta Martins, Paula Costa, Célia Ferreira, Margarida César
Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos617
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves
Aggressive and non-aggressive rejected students: Where are the differences?643
Gonzalo Musitu, Feliciano Veiga, Juan Herrero, Marisol Lila
Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: El rol de la escuela649
Gonzalo Musitu, Feliciano Veiga, Marisol Lila, Belén Martínez, Juan Herrero, Estefanía Estévez
A importância das emoções na aprendizagem da matemática: Um estudo de caso múltiplo com alunos do 8º ano659
Maria do Carmo Neves, Carolina Carvalho
Quando o sol se esconde e a lua aparece…671
Ana Oliveira, Lucília Teles, Margarida César
De que cor são os sapos e a matemática? Um estudo sobre representações sociais681
Sara Piscarreta, Margarida César
Formas e contextos para ensinar e aprender a pensar691
Maria Helena Salema
Porta-aviões ao fundo… Probabilidades à tona!…697
Lucília Teles, Margarida César
Motivação escolar dos alunos: Um estudo do Inventory of School Motivation707
Feliciano Veiga, Júlia Antunes, Luísa Fernandes, Teresa M. Guerra, Paula Roque
O talento e o atraso em matemática e ciências: Diferenças no autoconceito dos alunos713
Feliciano Veiga, Fernando Garcia, Lúcia Miranda
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior
Aprender a ser: Desenvolvimento pessoal e profissional de professores através de um projecto727
Rita Carmo, Sónia Mendes, Margarida César
Maths teachers in multicultural classes: Findings from a Southern European project737
Franco Favilli, Margarida César, M. L. Oliveras
Narrativas em educação747
Cecília Galvão
Um olhar sobre o conhecimento profissional dos professores: O estágio de Sofia765
Cecília Galvão, Pedro Reis
Formar professores para o pensamento estratégico: Um contributo reflexivo785
Gracinda Hamido, Margarida César
Analysing projects of professionalizing education: The challenge of quality795
Gracinda Hamido, Maria do Céu Roldão, Margarida César
Desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa focado na comunicação matemática: Um estudo de caso801
Luís Menezes
The beginning of Portuguese high school teachers’ associativism (1904-1908): Teachers’ representations of their profession and identity construction815
Joaquim Pintassilgo
O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional827
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas
A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations?847
João Pedro da Ponte, Maria Irene Segurado, Hélia Oliveira
Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração859
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina
Liderança dos professores: Praxis social e ética no contexto das comunidades de prática881
Maria de Fátima Chorão Sanches
Ser professor: Projecto, trajectos e modos de apropriação identitária891
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Cochito
Agrupamento de escolas: Lógicas de interacção entre autarquia e escolas919
Maria de Fátima Chorão Sanches, Célia Lopes
An experiment in distance in-service teacher education935
Leonor Santos, João Pedro da Ponte
O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de matemática945
Manuel Joaquim Saraiva, João Pedro da Ponte
Domínios deontológicos da identidade profissional dos professores: Um estudo empírico969
Aline Seiça, Maria de Fátima Chorão Sanches
Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores999
Feliciano Veiga, Luísa Fernandes, Paula Roque, Teresa M. Guerra, Júlia Antunes
Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: Elaboração e validação1009
Feliciano Veiga, Teresa M. Guerra, Luísa Fernandes, Paula Roque, Júlia Antunes
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação1019
Feliciano Veiga, Paula Roque, Teresa M. Guerra, Luísa Fernandes, Júlia Antunes

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2004
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL