1. Ensino das ciências e da matemática | |
O que fazem alunos num centro de ciência: Uma análise das interacções com módulos científicos participativos | 3 |
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais | |
Beyond the real world: How mathematical models produce reality | 27 |
Susana Carreira | |
Literacia estatística | 35 |
Carolina Carvalho | |
Interagir para aprender nas aulas de ciências | 45 |
Helena Correia, Margarida César, Pedro Rocha dos Reis | |
Educação ambiental no contexto de um currículo alternativo: Um contributo para a formação de adultos | 53 |
Conceição Courela | |
Algumas dicotomias no ensino e aprendizagem da matemática | 61 |
Henrique Guimarães | |
A educação matemática como fenómeno emergente: Desafios e perspectivas possíveis | 69 |
João Filipe Matos | |
Investigando números com o uso das TIC na matemática escolar: O exemplo do uso do toontalk no Projecto Weblabs | 79 |
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Paula Félix, Susana David, Vanda Ramos | |
Aprendizagem como participação em comunidades de prática: O exemplo da encriptação no Projecto Weblabs | 87 |
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Cláudia Rodrigues, Madalena Pinto dos Santos, Paula Félix, Raquel Palermo, Susana David, Vanda Ramos | |
Cultivating communities of practice within Project Weblabs | 103 |
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Cláudia Rodrigues, João Carlos Sousa, Madalena Pinto dos Santos, Paula Félix, Raquel Palermo, Susana David, Vanda Ramos | |
Investigar a comunicação matemática no 1º ciclo | 111 |
Luís Menezes, Filipe Santos, Arlete Silva, Maria João Trindade | |
Portfolio as a strategy to interrelate research in education and physics teachers practices | 123 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
O ensino da matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? | 133 |
João Pedro da Ponte | |
Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal | 155 |
João Pedro da Ponte | |
Investigar, ensinar e aprender | 207 |
João Pedro da Ponte | |
Identificação do papel da escola na educação sexual dos jovens | 225 |
Isilda Teixeira Rodrigues, Alice Fontes | |
Descrição e resultados do 2º ano de uma experiência de ensino na área da compreensão de textos em ciências | 237 |
Helena Salema, Sandra Afonso | |
Avaliar resumos de textos em ciências: Validação de um instrumento de classificação | 247 |
Helena Salema, Sandra Afonso, Marisa Temporão | |
Exemplos práticos de uma metodologia de ensino de competências do pensar de alto nível | 251 |
Helena Salema, Sandra Afonso, Marisa Temporão | |
A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: Uma análise sucinta | 259 |
Leonor Santos | |
Avaliar competências: Uma tarefa impossível? | 273 |
Leonor Santos | |
A investigação em Portugal na área da avaliação pedagógica em matemática | 283 |
Leonor Santos | |
O que pensam os alunos sobre a avaliação? | 297 |
Leonor Santos, Jorge Pinto | |
Pais, filhos, professor e comunicação matemática | 307 |
Arlete Silva, Luís Menezes | |
Avaliação da actividade investigativa: Uso de uma tabela de descritores | 315 |
José Manuel Varandas | |
| |
2. Educação e cultura | |
Lixo, reciclagem e cidadania na educação matemática | 325 |
Ana Sofia Alves, João Filipe Matos, Paula Félix | |
Publicidade, marketing e cidadania na educação matemática | 331 |
Ana Sofia Alves, Cláudia Fialho, João Filipe Matos | |
Cidadania e educação matemática crítica: Investigação sobre o contributo da educação matemática na formação de cidadãos participativos e críticos | 337 |
Cláudia Fialho, João Filipe Matos, Ana Sofia Alves | |
Algumas ideias para pensar e lutar pelo direito à educação, para humanizar a globalização | 347 |
Agostinho R. Monteiro | |
A criança e os seus direitos | 355 |
Agostinho R. Monteiro | |
Los derechos de las niñas y de los niños | 377 |
Agostinho R. Monteiro | |
Los derechos del niño en el marco de la complejidad planetaria | 387 |
Agostinho R. Monteiro | |
Júris académicos e Estado de Direito | 397 |
Agostinho R. Monteiro | |
O pão do direito à educação | 405 |
Agostinho R. Monteiro | |
Pedagogy of citizenship | 423 |
Agostinho R. Monteiro | |
A ideia de escola para todos no pensamento pedagógico português | 433 |
Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro | |
Cartas de um outro amor: A paixão da educação no século XIX | 449 |
Helena Ribeiro de Castro | |
A Portuguese school in the 19th century: Reconstructing life from dead documents | 461 |
Helena Ribeiro de Castro | |
Centralidade da cidadania no processo educativo e na formação de professores: Algumas questões críticas | 479 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Uma reflexão crítica em torno da democratização da escola | 497 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Teacher education and education for democratic citizenship: Description of a case study | 503 |
Helena Salema, Isabel Ferreira Martins, Janine Costa, Manuela Tuna | |
Tecnologias de informação e comunicação, educação e cidadania: Problemática e problemas de investigação | 509 |
Madalena Pinto dos Santos, João Filipe Matos | |
Construção da cidadania como valor e como prática, através da acção pedagógica nas escolas | 515 |
Maria Eduarda Santos | |
Walking the path towards citizenship education: Three experiences in the Portuguese schools | 529 |
Florbela Trigo-Santos, Joaquim Pintassilgo, Carolina Carvalho | |
| |
3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
Aceitar o desafio de ouvir os alunos: O exemplo da estatística | 537 |
Carolina Carvalho | |
Comunicações e interacções sociais nas aulas de matemática | 547 |
Carolina Carvalho | |
Solving strategies in statistical tasks | 563 |
Carolina Carvalho | |
Mate Batikando!… À descoberta de uma matemática multicultural!… | 571 |
Margarida César, Sónia Mendes, Ana Azeiteiro | |
Bridging mathematical knowledge from different cultures: Proposals for an intercultural and interdisciplinary curriculum | 579 |
Franco Favilli, M. Luisa Oliveras, Margarida César | |
E para mim… o que é a matemática? | 587 |
Marta Loureiro, Catarina Rijo, Margarida César | |
Área de projecto: Quem tem direito a ser bem sucedido? | 595 |
João Marques Silva, Margarida César | |
A nossa amiga estatística … | 607 |
Marta Martins, Paula Costa, Célia Ferreira, Margarida César | |
Processos de intervenção e análise em contextos pedagógicos | 617 |
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves | |
Aggressive and non-aggressive rejected students: Where are the differences? | 643 |
Gonzalo Musitu, Feliciano Veiga, Juan Herrero, Marisol Lila | |
Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescentes: El rol de la escuela | 649 |
Gonzalo Musitu, Feliciano Veiga, Marisol Lila, Belén Martínez, Juan Herrero, Estefanía Estévez | |
A importância das emoções na aprendizagem da matemática: Um estudo de caso múltiplo com alunos do 8º ano | 659 |
Maria do Carmo Neves, Carolina Carvalho | |
Quando o sol se esconde e a lua aparece… | 671 |
Ana Oliveira, Lucília Teles, Margarida César | |
De que cor são os sapos e a matemática? Um estudo sobre representações sociais | 681 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
Formas e contextos para ensinar e aprender a pensar | 691 |
Maria Helena Salema | |
Porta-aviões ao fundo… Probabilidades à tona!… | 697 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Motivação escolar dos alunos: Um estudo do Inventory of School Motivation | 707 |
Feliciano Veiga, Júlia Antunes, Luísa Fernandes, Teresa M. Guerra, Paula Roque | |
O talento e o atraso em matemática e ciências: Diferenças no autoconceito dos alunos | 713 |
Feliciano Veiga, Fernando Garcia, Lúcia Miranda | |
| |
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior | |
Aprender a ser: Desenvolvimento pessoal e profissional de professores através de um projecto | 727 |
Rita Carmo, Sónia Mendes, Margarida César | |
Maths teachers in multicultural classes: Findings from a Southern European project | 737 |
Franco Favilli, Margarida César, M. L. Oliveras | |
Narrativas em educação | 747 |
Cecília Galvão | |
Um olhar sobre o conhecimento profissional dos professores: O estágio de Sofia | 765 |
Cecília Galvão, Pedro Reis | |
Formar professores para o pensamento estratégico: Um contributo reflexivo | 785 |
Gracinda Hamido, Margarida César | |
Analysing projects of professionalizing education: The challenge of quality | 795 |
Gracinda Hamido, Maria do Céu Roldão, Margarida César | |
Desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa focado na comunicação matemática: Um estudo de caso | 801 |
Luís Menezes | |
The beginning of Portuguese high school teachers’ associativism (1904-1908): Teachers’ representations of their profession and identity construction | 815 |
Joaquim Pintassilgo | |
O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional | 827 |
João Pedro da Ponte, Hélia Oliveira, José Manuel Varandas | |
A collaborative project using narratives: What happens when pupils work on mathematical investigations? | 847 |
João Pedro da Ponte, Maria Irene Segurado, Hélia Oliveira | |
Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração | 859 |
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina | |
Liderança dos professores: Praxis social e ética no contexto das comunidades de prática | 881 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Ser professor: Projecto, trajectos e modos de apropriação identitária | 891 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Cochito | |
Agrupamento de escolas: Lógicas de interacção entre autarquia e escolas | 919 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Célia Lopes | |
An experiment in distance in-service teacher education | 935 |
Leonor Santos, João Pedro da Ponte | |
O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de matemática | 945 |
Manuel Joaquim Saraiva, João Pedro da Ponte | |
Domínios deontológicos da identidade profissional dos professores: Um estudo empírico | 969 |
Aline Seiça, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Os medos dos professores: Elaboração de uma escala de avaliação dos medos profissionais dos professores | 999 |
Feliciano Veiga, Luísa Fernandes, Paula Roque, Teresa M. Guerra, Júlia Antunes | |
Escala de avaliação da autonomia profissional dos professores: Elaboração e validação | 1009 |
Feliciano Veiga, Teresa M. Guerra, Luísa Fernandes, Paula Roque, Júlia Antunes | |
Autoconceito profissional dos professores: Construção de uma escala de avaliação | 1019 |
Feliciano Veiga, Paula Roque, Teresa M. Guerra, Luísa Fernandes, Júlia Antunes | |