Itinerários Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2004 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Ao mesmo tempo, disponibiliza-se o trabalho dos seus pares a todos os membros, bem como a todos os investigadores interessados, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado e para cada um deles é dada indicação sobre a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. O formato CD-ROM corresponde a critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa que venha a ter o mesmo excelente acolhimento que todas as edições anteriores.
1. Ensino das ciências e da matemática | |
A aprendizagem de conceitos científicos em centros de ciência: Um estudo sobre a interacção entre alunos e módulos científicos participativos | 3 |
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais | |
Matemática e realidade na sala de aula: Um salto significativo para alunos e professores | 31 |
Ana Paula Canavarro | |
Um olhar da Psicologia pelas dificuldades dos alunos em conceitos de Estatística | 41 |
Carolina Carvalho | |
What’s up with Maths? | 55 |
Margarida César, Jorge Donga | |
Sharing learning about Geometry: Peer work in Maths classes | 59 |
Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles | |
Adult education and development of environmental literacy: Contributions of a project of pedagogic innovation | 65 |
Conceição Courela, Margarida César | |
O papel das metaciências na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável | 77 |
Orlando Figueiredo, Paulo Almeida, Margarida César | |
O petróleo como exemplo de um assunto CTSA no currículo | 93 |
Ana Maria Freire, Cecília Galvão | |
Ciência para todos: Um currículo por competências em Portugal | 101 |
Cecília Galvão | |
A perspectiva CTS no currículo das Ciências Físicas e Naturais em Portugal | 107 |
Cecília Galvão, Ana Maria Freire | |
Inovação no currículo das Ciências em Portugal: Algumas perspectivas de avaliação | 117 |
Cecília Galvão, Ana Maria Freire, Ana Maria Lopes, Adelaide Neves, Teresa Oliveira, Maria da Conceição Santos | |
A educação e a Internet: Mais os prós do que os contras?!… | 131 |
Henrique Teixeira Gil | |
Software educativo e a importância de uma «métrica» | 141 |
Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes | |
Surfing Portuguese primary schools: Outcomes from a National Internet Programme in primary schools | 149 |
Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes | |
Pontos críticos no ensino e aprendizagem da Matemática: Algumas dicotomias | 155 |
Henrique Manuel Guimarães | |
À procura da Estatística perdida… | 163 |
Cláudia Lopes, Ana Veiga, Paula Costa, Célia Ferreira, Margarida César | |
Aprender Matemática hoje: A educação matemática como fenómeno emergente | 173 |
João Filipe Matos | |
Trabalho experimental na aula de Ciências Físico-Químicas do 2º ciclo do ensino básico: Teorias e práticas dos professores | 179 |
Margarida Matos, Ana Maria Morais | |
Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do ensino básico | 203 |
Hugo Menino, Leonor Santos | |
Undergraduate students’ concepts of communication as a way to teach Science critically | 219 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos,Maria João Horta | |
Continental drift: The crazy idea of a meteorologist who faced Geology as a hobby. A discussion strategy for secondary school | 225 |
Isabel Paixão, Sílvia Calado, Sílvia Ferreira, Vanda Alves, Ana Maria Morais | |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: Estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica | 243 |
Delmina Pires, Ana Maria Morais, Isabel Neves | |
O ensino da Matemática em Portugal: Lições do passado, desafios do futuro | 261 |
João Pedro da Ponte | |
As equações nos manuais escolares | 273 |
João Pedro da Ponte | |
Investigating Mathematics: A challenge for pupils, teachers, and teacher educators | 293 |
João Pedro da Ponte | |
Problemas e investigações na actividade matemática dos alunos | 303 |
João Pedro da Ponte | |
Actividades de investigação na aula de Matemática | 313 |
João Pedro da Ponte, Helena Fonseca, Lina Brunheira | |
Socio-scientific controversies and students’ conceptions about scientists | 325 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
A avaliação das aprendizagens em Matemática: Orientações e desafios | 339 |
Leonor Santos | |
O ensino e a aprendizagem da Matemática em Portugal: Um olhar através da avaliação | 349 |
Leonor Santos | |
Dos códigos de cidadania aos códigos do movimento CTS: Fundamentos, desafios e contextos | 371 |
Maria Eduarda Santos | |
Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares | 383 |
Maria Eduarda Santos | |
2. Educação e cultura | |
Educar para a cidadania hoje? | 401 |
João Filipe Matos | |
El derecho a la educación para los derechos del ser humano y otros valores cívicos y internacionales | 411 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Direito à educação, direito à inclusão | 423 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Interés superior del educando: Un nuevo paradigma para la educación | 429 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Notas sobre o direito à educação | 435 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Para uma semiótica da educação | 451 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Images and interpretations of New Education in Portugal: The reports of Portuguese teachers holders visiting European educational institutions | 467 |
Joaquim Pintassilgo | |
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: Entre a tradição e a inovação | 485 |
Joaquim Pintassilgo | |
Citizenship education within the process of Portuguese social democratization | 507 |
Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro | |
Constructing citizenship in school: The students’ experiences and perspectives | 515 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Seiça, Isabel Solano, Isabel Cochito | |
Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: Caminhos da polifonia | 523 |
Cynthia Greive Veiga, Joaquim Pintassilgo | |
3. Aprendizagem e desenvolvimento | |
Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolar | 535 |
Júlia Antunes, Feliciano Veiga | |
Clima de escola: Uma escala de avaliação (CLES) | 545 |
Júlia Antunes, Feliciano Veiga, Teresa M. Guerra, Hélia M. Moura, Luísa Fernandes, Paula Roque | |
Integrating students’ experiences in the curriculum | 551 |
Margarida César, Isolina Oliveira | |
Deixem-me ser autónomo! Educando na e para a autonomia na disciplina de Introdução à Filosofia | 555 |
Joaquim Melro, Fernanda Barata, Margarida César | |
Estudo Acompanhado: Construindo um percurso de vida… na escola… e fora dela! | 571 |
Sónia Mendes, Catarina Rijo, Rita Carmo, Marta Loureiro, Margarida César | |
Basil Bernstein: Sociologia para a educação | 581 |
Ana Maria Morais | |
The what and the how of teaching and learning: Going deeper into sociological analysis and intervention | 591 |
Ana Morais, Isabel Neves, Delmina Pires | |
O que leva os alunos a serem (in)disciplinados? Uma análise sociológica centrada em contextos diferenciados de interacção pedagógica | 605 |
Preciosa Silva, Isabel Neves | |
Desafinado… ou o meu primeiro amor: A construção das representações sociais da Matemática | 631 |
Sara Piscarreta, Margarida César | |
Factores pessoais do rendimento dos alunos em Matemática: Uma abordagem psico-educacional | 647 |
Feliciano Veiga | |
Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme | 661 |
Feliciano Veiga | |
Escala de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” (APSA) | 671 |
Feliciano Veiga, Júlia Antunes | |
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior | |
Reflections of a student teacher on his construction and implementation of a WebQuest to teach 7th grade Statistics | 679 |
Conceição Almeida, Floriano Viseu, João Pedro da Ponte | |
Are different all the same? Teachers’ discourse about multicultural classes | 685 |
Margarida César, Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli | |
A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico | 689 |
Catarina Delgado, João Pedro da Ponte | |
Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática | 715 |
Ana Fidalgo, João Pedro da Ponte | |
Mudança de concepções de ensino dos professores num processo de reforma curricular | 737 |
Ana Maria Freire | |
Reorganização curricular do ensino básico: Perspectivas, decisões e dificuldades de uma professora de Matemática | 749 |
Nuno Garção, Leonor Santos | |
Matemáticos, professores de Matemática: Um estudo sobre concepções | 761 |
Henrique Manuel Guimarães | |
Profesionalidad en la educación | 781 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Teacher training contexts: Study of specific sociological characteristics | 791 |
Isabel Neves, Ana Maria Morais, Margarida Afonso | |
Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial | 807 |
Hélia Oliveira | |
Ser professor de Matemática: Percursos de identidade no início da carreira | 835 |
Hélia Oliveira | |
Linking theory and practice based on communication as a way to learn Science critically | 855 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos, Maria João Horta | |
Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática | 863 |
João Pedro da Ponte | |
Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo | 883 |
João Pedro da Ponte, Ana Boavida | |
Reflectir sobre as práticas de formação | 889 |
João Pedro da Ponte, Leonor Santos | |
As práticas dos professores de Matemática em Portugal | 895 |
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina | |
The impact of socio-scientific controversies in Portuguese Natural Science teachers’ conceptions and practices | 903 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
A prática profissional como eixo estruturador da formação: Reorganização de um curso de professores de 1º ciclo numa instituição portuguesa de formação | 921 |
Maria do Céu Roldão, Gracinda Hamido, Maria de Fátima Galveias | |
Educação de adultos e educação matemática em contexto extra-escolar: Descrição e reflexão sobre uma experiência de formação | 935 |
Maria Helena Salema, João Filipe Matos, Sofia Maria Veríssimo Catarreira | |
Construção discursiva da liderança escolar dos professores: Da praxis revolucionária ao tempo de normalização | 945 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Génese de um agrupamento vertical de escolas: Continuidades e mudanças na política autárquica da educação | 979 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Célia Lopes | |
Autonomia da escola: Um estudo hermenêutico de múltiplos discursos | 995 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano | |
Políticas para a autonomia da escola: Racionalidades, incertezas e antinomias | 1009 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano | |
A formação inicial de professores: Contributos para uma reflexão | 1031 |
Leonor Santos | |
Autonomia da escola e participação dos encarregados de educação: Das políticas às práticas | 1039 |
Isabel Solano, Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB) | 1055 |
Feliciano Veiga | |
Learning to teach in virtual professional learning communities: Reflections about science investigations | 1065 |
Conceição Vilela, Ana Freire | |
Virtual learning communities (VLC): A vehicle for examining student teachers’ reflections about the potentialities of science investigations | 1071 |
Conceição Vilela, Ana Freire |
Ano de publicação: 2005
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL