Capa do livro "Itinerários: Investigar em Educação" (2004)

Itinerários Investigar em Educação 2004

Apresentação

Itinerários Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2004 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Ao mesmo tempo, disponibiliza-se o trabalho dos seus pares a todos os membros, bem como a todos os investigadores interessados, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado e para cada um deles é dada indicação sobre a situação específica em que foi produzido e o local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. O formato CD-ROM corresponde a critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.

A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa que venha a ter o mesmo excelente acolhimento que todas as edições anteriores.

Índice

1. Ensino das ciências e da matemática
A aprendizagem de conceitos científicos em centros de ciência: Um estudo sobre a interacção entre alunos e módulos científicos participativos3
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais
Matemática e realidade na sala de aula: Um salto significativo para alunos e professores31
Ana Paula Canavarro
Um olhar da Psicologia pelas dificuldades dos alunos em conceitos de Estatística41
Carolina Carvalho
What’s up with Maths?55
Margarida César, Jorge Donga
Sharing learning about Geometry: Peer work in Maths classes59
Margarida César, Ana Oliveira, Lucília Teles
Adult education and development of environmental literacy: Contributions of a project of pedagogic innovation65
Conceição Courela, Margarida César
O papel das metaciências na promoção da educação para o desenvolvimento sustentável77
Orlando Figueiredo, Paulo Almeida, Margarida César
O petróleo como exemplo de um assunto CTSA no currículo93
Ana Maria Freire, Cecília Galvão
Ciência para todos: Um currículo por competências em Portugal101
Cecília Galvão
A perspectiva CTS no currículo das Ciências Físicas e Naturais em Portugal107
Cecília Galvão, Ana Maria Freire
Inovação no currículo das Ciências em Portugal: Algumas perspectivas de avaliação117
Cecília Galvão, Ana Maria Freire, Ana Maria Lopes, Adelaide Neves, Teresa Oliveira, Maria da Conceição Santos
A educação e a Internet: Mais os prós do que os contras?!…131
Henrique Teixeira Gil
Software educativo e a importância de uma «métrica»141
Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes
Surfing Portuguese primary schools: Outcomes from a National Internet Programme in primary schools149
Henrique Teixeira Gil, Maria Helena Menezes
Pontos críticos no ensino e aprendizagem da Matemática: Algumas dicotomias155
Henrique Manuel Guimarães
À procura da Estatística perdida…163
Cláudia Lopes, Ana Veiga, Paula Costa, Célia Ferreira, Margarida César
Aprender Matemática hoje: A educação matemática como fenómeno emergente173
João Filipe Matos
Trabalho experimental na aula de Ciências Físico-Químicas do 2º ciclo do ensino básico: Teorias e práticas dos professores179
Margarida Matos, Ana Maria Morais
Instrumentos de avaliação das aprendizagens em Matemática: O uso do relatório escrito, do teste em duas fases e do portefólio no 2º ciclo do ensino básico203
Hugo Menino, Leonor Santos
Undergraduate students’ concepts of communication as a way to teach Science critically219
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos,Maria João Horta
Continental drift: The crazy idea of a meteorologist who faced Geology as a hobby. A discussion strategy for secondary school225
Isabel Paixão, Sílvia Calado, Sílvia Ferreira, Vanda Alves, Ana Maria Morais
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: Estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica243
Delmina Pires, Ana Maria Morais, Isabel Neves
O ensino da Matemática em Portugal: Lições do passado, desafios do futuro261
João Pedro da Ponte
As equações nos manuais escolares273
João Pedro da Ponte
Investigating Mathematics: A challenge for pupils, teachers, and teacher educators293
João Pedro da Ponte
Problemas e investigações na actividade matemática dos alunos303
João Pedro da Ponte
Actividades de investigação na aula de Matemática313
João Pedro da Ponte, Helena Fonseca, Lina Brunheira
Socio-scientific controversies and students’ conceptions about scientists325
Pedro Reis, Cecília Galvão
A avaliação das aprendizagens em Matemática: Orientações e desafios339
Leonor Santos
O ensino e a aprendizagem da Matemática em Portugal: Um olhar através da avaliação349
Leonor Santos
Dos códigos de cidadania aos códigos do movimento CTS: Fundamentos, desafios e contextos371
Maria Eduarda Santos
Educação pela ciência e educação sobre ciência nos manuais escolares383
Maria Eduarda Santos
2. Educação e cultura
Educar para a cidadania hoje?401
João Filipe Matos
El derecho a la educación para los derechos del ser humano y otros valores cívicos y internacionales411
Agostinho Reis Monteiro
Direito à educação, direito à inclusão423
Agostinho Reis Monteiro
Interés superior del educando: Un nuevo paradigma para la educación429
Agostinho Reis Monteiro
Notas sobre o direito à educação435
Agostinho Reis Monteiro
Para uma semiótica da educação451
Agostinho Reis Monteiro
Images and interpretations of New Education in Portugal: The reports of Portuguese teachers holders visiting European educational institutions467
Joaquim Pintassilgo
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do século XX: Entre a tradição e a inovação485
Joaquim Pintassilgo
Citizenship education within the process of Portuguese social democratization507
Joaquim Pintassilgo, Maria João Mogarro
Constructing citizenship in school: The students’ experiences and perspectives515
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Seiça, Isabel Solano, Isabel Cochito
Pesquisas em História da Educação no Brasil e em Portugal: Caminhos da polifonia523
Cynthia Greive Veiga, Joaquim Pintassilgo
3. Aprendizagem e desenvolvimento
Aspectos motivacionais dos alunos e do ambiente da aula: Variáveis do contexto escolar535
Júlia Antunes, Feliciano Veiga
Clima de escola: Uma escala de avaliação (CLES)545
Júlia Antunes, Feliciano Veiga, Teresa M. Guerra, Hélia M. Moura, Luísa Fernandes, Paula Roque
Integrating students’ experiences in the curriculum551
Margarida César, Isolina Oliveira
Deixem-me ser autónomo! Educando na e para a autonomia na disciplina de Introdução à Filosofia555
Joaquim Melro, Fernanda Barata, Margarida César
Estudo Acompanhado: Construindo um percurso de vida… na escola… e fora dela!571
Sónia Mendes, Catarina Rijo, Rita Carmo, Marta Loureiro, Margarida César
Basil Bernstein: Sociologia para a educação581
Ana Maria Morais
The what and the how of teaching and learning: Going deeper into sociological analysis and intervention591
Ana Morais, Isabel Neves, Delmina Pires
O que leva os alunos a serem (in)disciplinados? Uma análise sociológica centrada em contextos diferenciados de interacção pedagógica605
Preciosa Silva, Isabel Neves
Desafinado… ou o meu primeiro amor: A construção das representações sociais da Matemática631
Sara Piscarreta, Margarida César
Factores pessoais do rendimento dos alunos em Matemática: Uma abordagem psico-educacional647
Feliciano Veiga
Promotion of rights and behavioural adequacy of students in school: Effects of a Transactional Analysis Programme661
Feliciano Veiga
Escala de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” (APSA)671
Feliciano Veiga, Júlia Antunes
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior
Reflections of a student teacher on his construction and implementation of a WebQuest to teach 7th grade Statistics679
Conceição Almeida, Floriano Viseu, João Pedro da Ponte
Are different all the same? Teachers’ discourse about multicultural classes685
Margarida César, Maria Luísa Oliveras, Franco Favilli
A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico689
Catarina Delgado, João Pedro da Ponte
Concepções, práticas e reflexão de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico sobre o ensino da Matemática715
Ana Fidalgo, João Pedro da Ponte
Mudança de concepções de ensino dos professores num processo de reforma curricular737
Ana Maria Freire
Reorganização curricular do ensino básico: Perspectivas, decisões e dificuldades de uma professora de Matemática749
Nuno Garção, Leonor Santos
Matemáticos, professores de Matemática: Um estudo sobre concepções761
Henrique Manuel Guimarães
Profesionalidad en la educación781
Agostinho Reis Monteiro
Teacher training contexts: Study of specific sociological characteristics791
Isabel Neves, Ana Maria Morais, Margarida Afonso
Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial807
Hélia Oliveira
Ser professor de Matemática: Percursos de identidade no início da carreira835
Hélia Oliveira
Linking theory and practice based on communication as a way to learn Science critically855
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos, Maria João Horta
Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática863
João Pedro da Ponte
Investigar a nossa prática profissional: O percurso de um grupo de trabalho colaborativo883
João Pedro da Ponte, Ana Boavida
Reflectir sobre as práticas de formação889
João Pedro da Ponte, Leonor Santos
As práticas dos professores de Matemática em Portugal895
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina
The impact of socio-scientific controversies in Portuguese Natural Science teachers’ conceptions and practices903
Pedro Reis, Cecília Galvão
A prática profissional como eixo estruturador da formação: Reorganização de um curso de professores de 1º ciclo numa instituição portuguesa de formação921
Maria do Céu Roldão, Gracinda Hamido, Maria de Fátima Galveias
Educação de adultos e educação matemática em contexto extra-escolar: Descrição e reflexão sobre uma experiência de formação935
Maria Helena Salema, João Filipe Matos, Sofia Maria Veríssimo Catarreira
Construção discursiva da liderança escolar dos professores: Da praxis revolucionária ao tempo de normalização945
Maria de Fátima Chorão Sanches
Génese de um agrupamento vertical de escolas: Continuidades e mudanças na política autárquica da educação979
Maria de Fátima Chorão Sanches, Célia Lopes
Autonomia da escola: Um estudo hermenêutico de múltiplos discursos995
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano
Políticas para a autonomia da escola: Racionalidades, incertezas e antinomias1009
Maria de Fátima Chorão Sanches, Isabel Solano
A formação inicial de professores: Contributos para uma reflexão1031
Leonor Santos
Autonomia da escola e participação dos encarregados de educação: Das políticas às práticas1039
Isabel Solano, Maria de Fátima Chorão Sanches
Desenvolvimento psicossocial de professores e futuros professores de Ciências e Matemática: Adaptação da escala Inventory of Psycho-Social Balance (IPB)1055
Feliciano Veiga
Learning to teach in virtual professional learning communities: Reflections about science investigations1065
Conceição Vilela, Ana Freire
Virtual learning communities (VLC): A vehicle for examining student teachers’ reflections about the potentialities of science investigations1071
Conceição Vilela, Ana Freire

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2005
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL