Capa do livro "Itinerários: Investigar em Educação" (2005)

Itinerários Investigar em Educação 2005

Apresentação

Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2005 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2005 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foiou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.

A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.

Índice

1. Ensino das Ciências
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica      1
Saídas de campo: Um caso aplicado à paleontologia       3
Matilde Azenha, Teresa Oliveira, Pedro Callapez
O processo de implementação de uma visita de estudo virtual à Reserva Natural das Berlengas     13
Agostinho Botelho, Ana Sofia Afonso, Isabel Chagas
Utilização do hipertexto na comunicação científica e educacional     31
Isabel Chagas, Teresa Bettencourt, Jorge Matos, João Sousa
Science on the internet: Are websites supporting communication as a way to learn science     51
Isabel Chagas, Maria João Horta, Maurícia Oliveira, Carolina Carvalho, Adelaide Teixeira, Alice Rodrigues, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos
A árvore na cidade: Contributos de um projecto de educação ambiental para o desenvolvimento da literacia ambiental de adultos     57
Conceição Courela, Margarida César
Educação ambiental e educação de adultos: Potencialidades e desafios     69
Conceição Courela, Margarida César
A educação sexual no 1º ciclo do ensino básico     75
Anabela Diogo, Teresa Oliveira
Problemas sociais e aprendizagem científica: Estudo de um caso de impacto ambiental     85
Lina Esteves, Silvana Cardoso, Nuno Meia-Onça, Ana Maria Morais
A literacia científica e percepções dos alunos do 10º ano de escolaridade  111
Ana Margarida Farinheira, Jesuína Fonseca, Joseph Conboy
O que andámos a fazer este tempo todo?: Um estudo de caso das concepções sobre ciência no 12º ano de escolaridade  127
Orlando Figueiredo, Paulo Almeida, Margarida César
Is this a mechanic or an organic world? A case study on how 9th grade students see the world  141
Orlando Figueiredo, Margarida César
Ensino da física para os alunos da escolaridade obrigatória  145
Ana Maria Freire
Educação em ciência: Das políticas educativas à implementação do currículo  155
Cecília Galvão
CienTIC Project: The use of Portuguese primary schools websites as a way to improve the teaching and learning process in science  161
Henrique Teixeira Gil, Margarida Afonso
Educação ambiental: Objectivos dos programas educativos e formação profissional dos educadores  169
Mafalda Guerreiro, Teresa Oliveira, Luís Fonseca
Investigação em educação em ciência e práticas lectivas: Percepções de professores-mestres sobre dificuldades na sua articulação  185
Luís Marques, João Praia, Clara Vasconcelos, António Neto, Teresa Oliveira, Maria João Loureiro, Maria Conceição Santos, Nilza Costa
Os professores como criadores de contextos sociais para a aprendizagem científica: Discussão de novas abordagens na formação de professores  195
Ana Maria Morais, Isabel Neves
Que compreensão têm os alunos das metáforas e analogias utilizadas no ensino-aprendizagem da unidade “História da Terra” do 7º ano de escolaridade?  215
Pedro Oliveira, Teresa Oliveira
Controvérsias sociais nas aulas de ciências da natureza do 2º ciclo  223
Pedro Patacho, Teresa Oliveira
Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir?  229
Pedro Reis, Cecília Galvão
A linguagem na construção do conhecimento em trabalho experimental laboratorial: Um estudo sobre a actividade enzimática com alunos do 10º ano  257
Maria Teresa Ribeiro, Teresa Oliveira
Experimental work of investigation: The challenges for science curriculum  273
Maria da Conceição dos Santos, Maria Teresa Oliveira
O trabalho experimental em Ciências: Um estudo longitudinal sobre a aprendizagem da ciência e a transição dos alunos para o ensino superior  283
Maria da Conceição dos Santos, Maria Teresa Oliveira
From professional development for science teachers to student learning in science  295
Luis F. Tinoca, James P. Barufaldi
Aprender ciências aprendendo a pensar  301
Maria Odete Valente
2. Ensino da Matemática
Desenvolvendo o sentido do número  307
Joana Brocardo, Catarina Delgado, Fátima Mendes, Isabel Rocha, Joana Castro, Lurdes Serrazina, Marina Rodrigues
Números e álgebra: Desenvolvimento curricular  329
Joana Brocardo, Catarina Delgado, Fátima Mendes, Isabel Rocha, Lurdes Serrazina
Investigando o desenvolvimento do sentido do número  349
Joana Brocardo, Fátima Mendes, Catarina Delgado
O currículo do ensino básico em matemática em Portugal: Caminhos e encruzilhadas  359
Ana Paula Canavarro
Matemática na escola: Muro ou ponte?  383
Ana Paula Canavarro
Aprendizagem da geometria: O papel das tarefas, do ambiente de trabalho e do software de geometria dinâmica  405
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte
Diversity seen through teachers’ eyes: Discourses about multicultural classes  421
Margarida César, Franco Favilli
Saber a fórmula para resolver o problema ou resolver o problema para resolver a fórmula?  431
Edgar Dias, Nídia Leitão, Margarida César
Vamos aprender matemática no campo?  441
Edgar Dias, Nídia Leitão, Margarida César
Da matemática à matemática escolar: Um percurso de transformação  449
Elsa Fernandes, João Filipe Matos
Equações do 2º grau do fim do século XIX ao início do século XXI  457
Ana Fraga, Carmen Salgado, Elisa Mosquito, Teresa Santos, João Pedro da Ponte
Os novos Standards do NCTM na entrada do século XXI  471
Henrique Guimarães
Paulo Abrantes e a experiência matemática: Contributos na Educação e Matemática  477
Henrique Guimarães
A resolução de problemas no ensino da matemática: Alguns passos do seu percurso no discurso curricular em Portugal  481
Henrique Guimarães
Irlanda e Portugal: Uma comparação de documentos curriculares  501
Henrique Guimarães, João Pedro da Ponte
A abordagem da proporcionalidade directa em manuais escolares de diversos países  513
Sandra Marques, João Pedro da Ponte
“Não acredito na sorte…”: Desenvolvimento do pensamento probabilístico e uso das tecnologias de informação e comunicação no 8º ano de escolaridade  525
João Filipe Matos, Ana Sofia Alves, Madalena Santos, Raquel Palermo
Sustaining interaction in a mathematical community of practice  535
João Filipe Matos, Yishay Mor, Richard Noss, Madalena Santos
As actividades de investigação na formação de alunos matematicamente competentes: Uma experiência no 1º ciclo  545
Rita Mestre, João Filipe Matos
A folha de cálculo e a aprendizagem da álgebra  555
Carla Neves, Sara Monteiro, Guida Rocha, Ana Cristina Silva, João Pedro da Ponte
A avaliação como regulação do processo de ensino-aprendizagem da matemática dos alunos do 3º ciclo do ensino básico  569
Claudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte
Às vezes, o que parece… é!  583
Sara Piscarreta, Margarida César
É preciso uma aldeia para ensinar uma criança  593
Sara Piscarreta, Margarida César
Álgebra no currículo escolar  601
João Pedro da Ponte
Números e álgebra no currículo escolar  613
João Pedro da Ponte
A avaliação das aprendizagens em matemática: Um olhar sobre o seu percurso  629
Leonor Santos
Ensinar e avaliar competências em matemática: Que desafios?  647
Leonor Santos
Paulo Abrantes e a avaliação: Contributos na Educação e Matemática  661
Leonor Santos
Os movimentos que encontrámos escondidos nas funções  667
Nuno Santos, Ana Matos, Neusa Branco, Margarida César
Das tarefas à negociação de significados matemáticos  677
Manuel Joaquim Saraiva, João Pedro da Ponte
Uma experiência de ensino da proporcionalidade no 2º ciclo do ensino básico  687
Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte
A dança, a matemática… e muita cor: Um microprojecto intercultural e interdisciplinar  701
Lucília Teles, Margarida César
Handicrafts performing life  709
Lucília Teles, Margarida César
Quando as imagens mostram mais que mil palavras: Relatos de um microprojecto intercultural…  719
Lucília Teles, Margarida César
3. Educação e cultura
Educação para os valores éticos, cívicos e internacionais  733
Agostinho Reis Monteiro
Quelques enjeux quotidiens du droit à l’éducation  761
Agostinho Reis Monteiro
Há operações que resultam !… A educação intercultural em matemática  773
Ana Isabel Oliveira, Margarida César
Formação no feminino: Adaptação ou emancipação  781
Teresa Oliveira
História do currículo e das disciplinas escolares: Balanço da investigação portuguesa  789
Joaquim Pintassilgo
República e Educação Nova em Portugal: Algumas reflexões a partir da actividade da Sociedade de Estudos Pedagógicos  807
Joaquim Pintassilgo
A Revista de Educação Geral e Técnica no contexto do Portugal republicano: O debate sobre a educação moral e cívica  748
Joaquim Pintassilgo
Cidadania ambiental e epistemologia da ciência: Que relações?  841
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
Cidadania, conhecimento, ciência e educação CTS: Rumo a “novas” dimensões epistemológicas  861
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
A educação no limiar do século XXI: Antecedentes históricos e horizontes de possibilidade  879
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
Linhas de força de um projecto educativo que insere a construção da cidadania na construção do saber científico  891
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos
4. Aprendizagem e desenvolvimento
Aprender saúde: A aprendizagem por problemas no 8º ano  899
Jordão Abreu, Anabela Nápoles, Isabel Chagas
O trabalho de projecto na aula de Introdução à Filosofia: “Assim também tenho voto na matéria”  909
Carlos Badalo, Margarida César
Aprender a separar para mais tarde reciclar: Contributos de alunos adultos para a educação ambiental de uma comunidade  923
Conceição Courela
Atelier Imaginar, Reutilizar e Reciclar: Percursos educativos de adultos numa comunidade de aprendizagem  935
Conceição Courela, Margarida César
Projecto Os Cães Limpinhos: Caminhos para a sustentabilidade numa comunidade de aprendizagem  949
Conceição Courela, Margarida César
Quando a escola serve de porto de abrigo: Uma via para a inclusão de uma adulta…  961
Conceição Courela, Margarida César
Escola inclusiva: Aquém ou além do pleonasmo (educativo)?!  975
Joaquim Melro, Margarida César
Vocational identity in adolescence according to family  997
Hélia Moura, Feliciano Veiga
Pedagogic practices in the family socialising context and children’s school achievement1003
Isabel Neves, Ana Maria Morais
Analogias geradas pelos alunos: Influência na aprendizagem de conceitos científicos1019
Teresa Oliveira, Paula Fernandes
Estudo Acompanhado: Quem persiste e insiste… sempre alcança!…1027
Catarina Rijo, Marta Loureiro, Rita Carmo, Sónia Mendes, Margarida César
Criatividade no processo ensino-aprendizagem: Estratégias para a disciplina de Ciências Naturais1035
Maria da Conceição dos Santos
Adaptações curriculares em ciências físico-químicas: Um caminho para uma educação mais inclusiva1047
Maria Albertina da Silva, Margarida César
Ver e inovar: Actividades experimentais ciências físico-químicas1061
Maria Albertina da Silva, Margarida César
Is there an environment for the development of creativity in the project area of the basic education curriculum in Portugal?1069
Maria Odete Valente, Lucília Campos
Novos elementos acerca da escala de autoconceito Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale1085
Feliciano Veiga
Motivação escolar em função da família na adolescência1093
Feliciano Veiga, Júlia Antunes
Ser ou não ser percepcionado como criativo pelos professores: Diferenciações pessoais associadas, ao longo da adolescência1103
Feliciano Veiga, Maria José Caldeira
Cidadania em função da dotação (sobredotação versus infradotação), ao longo da adolescência1115
Feliciano Veiga, Fernando Garcia, Maria José Caldeira
Adolescents’ vocational identity: Adaptation of the Occupational Identity Scale (OIS)1127
Feliciano Veiga, Hélia Moura
Expectativas escolares e profissionais dos jovens: Sua relação com o rendimento e as percepções de si mesmo como aluno1133
Feliciano Veiga, Hélia Moura, Lurdes Sá, Ana Elisabete Rodrigues
Direitos dos alunos, em função da escolaridade e da nacionalidade, ao longo da adolescência1143
Feliciano Veiga, Carla Alexandra Melo Tavares
5. Formação de professores, organização escolar e ensino superior
Processos de formação e sua relação com o desenvolvimento profissional dos professores: Um estudo sociológico no 1º ciclo do ensino básico1157
Margarida Afonso, Isabel Neves, Ana Maria Morais
O trabalho colaborativo num grupo de estágio de matemática do 2º ciclo: Um exemplo na unidade de estatística1185
Sílvia Antunes, Carolina Carvalho
A argumentação na aula de matemática: Olhares sobre o trabalho do professor1193
Ana Maria Boavida
O papel do professor no currículo de matemática1215
Ana Paula Canavarro, João Pedro da Ponte
Communicating while planning science lessons: An illustration with future science teachers1237
Carolina Carvalho, Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola, Paula Serra, Luís Santos, Isabel Chagas, Maria João Horta
Promoting ICT use in Portuguese schools: A case of school-university collaboration1243
Isabel Chagas, João Sousa, Giselia Piteira, Paula Mano, Rosa Tripa
Educação para a sustentabilidade: Implicações para o currículo escolar e para a formação de professores1255
Ana Maria Freire
Sonho meu, sonho meu… que professor serei eu?1261
Cláudia Gardete, Idália Oliveira, Sara Cravo, Tiago Pedrosa, Margarida César
O desenvolvimento profissional de professores de matemática no contexto de formação à distância1269
Valéria Lima, João Pedro da Ponte
A comunicação na sala de aula de matemática: Um campo de desenvolvimento profissional do professor1283
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte
Comunicação na sala de aula de matemática: Práticas e reflexão de uma professora de Matemática1293
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte
Ensinar e aprender a investigar em educação: Balanço crítico de dez anos de formação em metodologias de investigação de natureza interpretativa em cursos de pós-graduação em educação1307
João Filipe Matos
Desenvolvimento da comunicação matemática em professores do 1º ciclo no contexto de um projecto de investigação colaborativa1327
Luís Menezes
Desenvolvimento profissional de professores pela investigação das suas práticas: Uma experiência colaborativa no campo da comunicação matemática1339
Luís Menezes
Análise de necessidades de formação de professores de ciências1349
Norberto Mestre, Maria Macedo, Jesuina Fonseca
Deontologia no ensino superior e na investigação1369
Agostinho Reis Monteiro
Dimensão deontológica da qualidade da educação1377
Agostinho Reis Monteiro
Teacher training processes and teachers’ competence: A sociological study in the primary school1395
Ana Maria Morais, Isabel Neves, Margarida Afonso
A formação do professor de matemática: Passado, presente e futuro1421
João Pedro da Ponte
Gestão curricular em Matemática1437
João Pedro da Ponte
O interaccionismo simbólico e a pesquisa sobre a nossa própria prática1457
João Pedro da Ponte
O Processo de Bolonha e a formação inicial de professores em Portugal1473
João Pedro da Ponte
Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores1481
João Pedro da Ponte, Paulo Oliveira, José Manuel Varandas, Hélia Oliveira, Helena Fonseca
A distance in-service teacher education setting focused on mathematics investigations: The role of reflection and collaboration1499
João Pedro da Ponte, Leonor Santos
Práticas profissionais dos professores de matemática1519
João Pedro da Ponte, Lurdes Serrazina
Controvérsias sócio-científicas e prática pedagógica de jovens professores1539
Pedro Reis, Cecília Galvão
Teacher and trainer training in education for democratic citizenship: Competencies, methods and processes1569
Maria Helena Salema
Liderança educacional para a mudança e inovação: Os desafios da indeterminação em ‘terra incógnita’1579
Maria de Fátima Chorão Sanches
Liderança escolar: Modos de sentir e actuar em situações de governação da escola1599
Maria de Fátima Chorão Sanches, Gualberto Inácio Melim Soares
The portfolio in teacher education1607
Leonor Santos
Curso de formação a distância “Número e grandeza: de Pitágoras e Zenão a Galileu e Descartes”: Avaliação externa1615
Leonor Santos, José Manuel Varandas
Construção de autonomia, regulação e controlo: A transição para o Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas1623
Isabel Solano, Maria de Fátima Chorão Sanches
The process of teacher change as a consequence of professional development and its impact on student learning1637
Luis F. Tinoca
Citizenship education through the eyes of teachers in post-graduate professional development1641
Florbela Trigo-Santos, Carolina Carvalho
A formação inicial de professores: Desafios1649
Maria Odete Valente
Representações dos alunos acerca dos comportamentos de cidadania/profissionalidade docente,ao longo da adolescência1661
Feliciano Veiga, Ana Cristina Melim
O papel das TIC na reflexão de uma estagiária sobre a sua prática1673
Floriano Viseu, João Pedro da Ponte
As TIC na formação inicial do professor de Matemática1687
Floriano Viseu, João Pedro da Ponte

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2006
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL