Itinerários – Investigar em Educaçãoconstitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2006 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de uma colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.
1. Ensino das Ciências | |
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica | 1 |
Paulo Almeida, Margarida César | |
Um contrato didáctico inovador em aulas de Ciências do 10.º ano de escolaridade | 15 |
Paulo Almeida, Margarida César | |
Students-exhibits interaction at a science center: A sociological study of characteristics that affect learning | 33 |
Agostinho Botelho, Ana Maria Morais | |
Educação sexual em contexto escolar: Possíveis papéis das tecnologias de informação e comunicação | 66 |
Isabel Chagas, Sónia Melo | |
O que a investigação diz acerca do ensino da Biologia: Linhas e tendências de investigação | 71 |
Isabel Chagas, Maria Teresa de Oliveira | |
Participação de uma comunidade educativa na educação ambiental de uma comunidade local | 164 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a comunidade envolvente | 170 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Secondary student perceptions of factors effecting failure in science in Portugal | 189 |
Jesuína M. B. Fonseca, Joseph E. Conboy | |
Inquiry activities in science teaching: A proposal for 8th grade students | 201 |
Ana M. Freire, Mónica Baptista | |
Ciência na literatura e literatura na Ciência | 215 |
Cecília Galvão | |
Physical and natural sciences: A new curriculum in Portugal | 228 |
Cecília Galvão, Paulo Abrantes | |
Educational research and school practice in science education: From the relevance of interactions to categories of constraints | 244 |
Maria João Loureiro, Maria Conceição Santos, Luís Marques, António Neto, Nilza Costa, Maria Teresa Oliveira, João Praia | |
Processos de recontextualização num contexto de flexibilidade curricular: Análise da actual reforma das ciências para o ensino básico | 256 |
Isabel P. Neves, Ana M. Morais | |
Ciência e educação: Que relação? | 273 |
Pedro Reis | |
O diagnóstico de concepções sobre os cientistas através da análise e discussão de histórias de ficção científica redigidas pelos alunos | 292 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
Concepções sobre os cientistas em alunos do 1.º ciclo do ensino básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas” | 310 |
Pedro Reis, Sara Rodrigues, Filipa Santos | |
2. Ensino da Matemática | |
Colaborando a propósito da argumentação na aula de Matemática | 331 |
Ana Boavida | |
Das regularidades às equações: Uma proposta pedagógica para o 7.º ano de escolaridade | 356 |
Neusa Branco, João Pedro da Ponte | |
Matemática… Será uma questão de saúde!? | 369 |
Cláudia Calado, Margarida César | |
Estratégias de raciocínio e dificuldades dos alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico em visualização, medida e área | 377 |
Nuno Candeias, Sara Costa, Maria José Molarinho, Alexandra Simões, Cristina Garcia, Isilda Marques, Sandra Marques, Guida Rocha, Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte | |
Uma proposta curricular para o ensino da Geometria do 8.º ano | 392 |
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte | |
Olhares sobre a educação estatística em Portugal | 405 |
Carolina Carvalho | |
She will be loved: Collaborative project work and statistics learning | 416 |
Margarida César, Edgar Dias | |
Using robots to learn functions in math class | 422 |
Elsa Fernandes, Eduardo Fermé, Rui Oliveira | |
As razões têm resoluções que os quocientes desconhecem… | 429 |
Cláudia Gardete, Margarida César | |
Equação (im)possível: Um caminho para a sua resolução | 438 |
Cláudia Gardete, Margarida César | |
As díades no futuro…Realidade ou ficção? | 454 |
Cláudia Gardete, Idália Oliveira, Margarida César | |
Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna | 466 |
Henrique Manuel Guimarães | |
A exploração de actividades investigativas na Análise Numérica | 487 |
Ana Henriques, João Pedro da Ponte | |
Actividades investigativas e aprendizagens na Análise Numérica | 499 |
Ana Henriques, João Pedro da Ponte | |
Estratégias de raciocínio e dificuldades de alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico em Álgebra | 509 |
Cláudia Nunes, Hélia Oliveira, Carmen Salvado, Ana Matos, Elisa Mosquito, Idália Pesquita, Maria João Lagarto, Neusa Branco, Sílvia Dia | |
A integração de tarefas de investigação no ensino e aprendizagem das sucessões | 529 |
Magda Pereira, Manuel Saraiva | |
Números e Álgebra no currículo escolar | 553 |
João Pedro da Ponte | |
Aprender Matemática investigando | 569 |
Alexandra Rocha, João Pedro da Ponte | |
Apropriação de critérios de avaliação: Um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade | 591 |
Leonor Santos, Anabela Gomes | |
Self assessment and appropriation of assessment criteria | 620 |
Leonor Santos, Anabela Gomes | |
Mathematical proof and the Geometer’s Sketchpad | 627 |
Leonor Santos, Sílvia Machado | |
Project work in statistics: Statistics learning as a tool to help students’ knowledge about their educational community | 633 |
Nuno Santos, Margarida César | |
Corridas e sensores: Que doce! | 639 |
Andreia Sénica, Elsa Francela, Margarida César | |
Vamos saltar com a Rã? | 648 |
Andreia Sénica, Margarida César | |
Dancing with mathematics: Collaborative work and project work contributions to mathematics learning | 658 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Matemática com arte: Os verdadeiros artistas | 669 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Two battles… Two victories: How to learn probabilities through a familiar game | 683 |
Lucília Teles, Margarida César | |
3. Educação, cultura, desenvolvimento e educação | |
Atitudes em relação à escola e a si próprio em alunos de contextos familiares diferenciados | 691 |
Mari Abreu, Feliciano Veiga, Júlia Antunes, Antónia Ferreira | |
O papel da intersubjectividade (e da linguagem) no trabalho colaborativo: Contributos para o desenvolvimento da literacia científica | 699 |
Paulo Almeida, Margarida César | |
Instrumento de Filosofia: Mais um passo no caminho da inovação curricular | 713 |
Carlos Badalo, Margarida César | |
Metodologias de pesquisa em educação: Algumas reflexões necessárias | 727 |
Isabel Chagas | |
Learning communities in education for sustainability: A pathway for success in adult education | 734 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Impulsividade do consumidor na compra | 742 |
Paula M. Fernandes, Feliciano H. Veiga | |
Narrativas em educação | 748 |
Cecília Galvão | |
Teaching and learning with e-learning: «Just another technological and modern utopia?!…» | 767 |
Henrique Gil, Maria Helena Menezes | |
Aulas expositivas: Fonte de fracasso ou sucesso no ensino superior? | 773 |
Susana Gonçalves | |
Estilos de aprendizagem e estilos de ensino: Contributos para a qualidade do ensino superior | 784 |
Susana Gonçalves | |
Individualismo vs Colectivismo: Crítica às concepções essencialistas de cultura | 795 |
Susana Gonçalves | |
Raising awareness of citizenship related competences in higher education: First step and contributions from working group | 808 |
Susana Gonçalves, Chris Gifford, Elzbieta Wolodzko, Ákos Gocsál | |
A study of the effects multimedia books have on developing reading skills among portuguese young learners of EFL (English as a Foreign Language) | 819 |
Maria Helena Menezes | |
Education, citizenship and alphabetization in a revolutionary context (Portugal, 1974-76) | 827 |
Maria João Mogarro, Joaquim Pintassilgo | |
Imprensa de educação e ensino, universidades populares e renovação pedagógica | 838 |
Joaquim Pintassilgo | |
O debate sobre as universidades populares na imprensa portuguesa de educação e ensino: O exemplo de “A vida portuguesa” (1912-1915) | 850 |
Joaquim Pintassilgo | |
O projecto pedagógico das universidades populares no Portugal das primeiras décadas do século XX: O exemplo da Academia de Estudos Livres | 859 |
Joaquim Pintassilgo | |
Os manuais de pedagogia no primeiro terço do séculoXX: Entre a tradição e a inovação | 867 |
Joaquim Pintassilgo | |
A construção histórica do tempo escolar em Portugal (do final do século XIX às primeiras décadas do século XX) | 888 |
Joaquim Pintassilgo, Rui Afonso da Costa | |
Estudos de caso em educação matemática | 909 |
João Pedro da Ponte | |
Stresse em estagiário de enfermagem e sua influência na relação de ajuda ao doente | 926 |
Carina Rodrigues, Feliciano H. Veiga | |
Cidadania escolar e projecto educativo: Aprendizagens dos alunos | 934 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Bernardes Seiça, Isabel Solano de Almeida | |
Compreender a (in)disciplina na sala de aula: Uma análise das relações de controlo e de poder | 953 |
Maria Preciosa Silva, Isabel P. Neves | |
Atitudes dos alunos face a si próprios e aos comportamentos de profissionalidade docente: Um estudo com alunos do 5.º e 7.º anos de escolaridade | 976 |
Carla Tavares, Feliciano H. Veiga | |
Promoting the use of ICT and the development of media literacy and citizenship education: The multimedia CD-ROM “Let’s produce school newspapers” | 992 |
Vítor Tomé, Guilhermina Miranda, Helena Menezes | |
Os municípios na sua relação com os jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico | 999 |
Maria Odete Valente | |
Diferenciação e promoção dos direitos dos alunos jovens | 1046 |
Feliciano H. Veiga | |
Disrupção escolar dos alunos: Novos elementos acerca das escalas EDEI e EDEP | 1054 |
Feliciano H. Veiga | |
Perspectivas de educação superior, direitos e contextos de vida em estudantes portugueses | 1062 |
Feliciano H. Veiga | |
Uma nova versão da escala de autoconceito: Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale (PHCSCS-2) | 1071 |
Feliciano H. Veiga | |
Um estudo exploratório do Inventário das Dimensões do Cuidar: Versão ampliada do instrumento, em estudantes de enfermagem | 1079 |
Feliciano H. Veiga, Carina Rodrigues | |
4. Formação de professores, organização escolar e ensino superior | |
Um modelo de integração das ciências e da matemática ao nível do ensino básico: Uma realidade apenas possível em contextos não formais? | 1089 |
Margarida Afonso, Lurdes Cardoso | |
Collaborative work in statistics among pre-service math teachers: An example from Portugal | 1101 |
Sílvia Antunes, Carolina Carvalho | |
Ciência e sustentabilidade: Concepções e práticas de duas professoras de Ciências | 1107 |
Orlando Figueiredo, Margarida César | |
Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade | 1118 |
Alice Fontes, Alexandra Cardoso | |
Autoconceito profissional dos professores | 1131 |
Virgílio Gonçalves, Feliciano H. Veiga | |
Como se pensa hoje o desenvolvimento do professor? | 1145 |
Fátima Guimarães | |
Interrogando o conceito de transversalidade na formação de professores: Algumas implicações curriculares e organizacionais | 1166 |
Gracinda Hamido | |
Da reflexão à investigação: Percursos de desenvolvimento profissional de professores do 1.º ciclo na área de Matemática | 1181 |
Luís Menezes, João Pedro da Ponte | |
Teacher as creators of social contexts for scientific learning: New approaches for teacher education | 1205 |
Ana M. Morais, Isabel P. Neves | |
Learning science critically through communication activities in pre-service teaching practices | 1222 |
Maurícia Oliveira, Maria João Horta, Paula Serra, Luís Santos, Alice Rodrigues, Carolina Carvalho, Isabel Chagas, Adelaide Teixeira, Fernando Rebola | |
É mesmo possível uma regulação no quotidiano do trabalho do professor e do aluno? | 1228 |
Jorge Pinto, Leonor Santos | |
Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores | 1247 |
João Pedro da Ponte | |
Mathematics teachers’ knowledge and practices | 1263 |
João Pedro da Ponte, Olive Chapman | |
Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula | 1293 |
Pedro Reis | |
A prática pedagógica de Alice: Futura professora de Matemática do 2.º ciclo do ensino básico | 1321 |
Amélia Rosa, Cecília Galvão | |
Modelos e práticas de reflexividade no processo de desenvolvimento profissional: O que diz a investigação realizada em Portugal? | 1340 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Prácticas de supervisão de estágio: Virtudes e constrangimentos | 1352 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
The portfolio in teacher education | 1366 |
Leonor Santos | |
Como entendem os alunos o que lhes dizem os professores? A complexidade do feedback | 1374 |
Leonor Santos, Sónia Dias | |
The process of teacher change as a consequence of professional development | 1387 |
Luis F. Tinoca, Maria Odete Valente | |
Representações dos professores acerca de si mesmos: Adaptação portuguesa da escala “Teacher self-concept evaluation scale” | 1402 |
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves, Maria Caldeira, Paula Roque |
Ano de publicação: 2007
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL