Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2007 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de urna colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.
1. Ensino das Ciências | |
Contributos da interacção entre pares, em aulas de Ciências, para o desenvolvimento de competências de argumentação | 1 |
Paulo Almeida, Margarida César | |
Estilos de liderança no trabalho colaborativo: Algumas perspectivas na construção do conhecimento em Ciência | 23 |
Paulo Almeida, Margarida César | |
Investigações e práticas inclusivas no ensino das Ciências. Um estudo com alunos em risco de abandono escolar | 36 |
Mónica Baptista, Carolina Carvalho, Sofia Freire, Ana Freire | |
Developing linguistic competences while teaching sound to 8th grade pupils | 48 |
Mónica Baptista, Ana M. Freire | |
Potencialidades das investigações em aulas de Ciências Físico-Químicas. Um estudo com alunos do 8.º ano de escolaridade | 56 |
Mónica Baptista, Ana M. Freire | |
Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, participantes numa comunidade de aprendizagem, em Educação Ambiental | 61 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Contributos de um currículo alternativo para a construção de um novo projecto de vida: Um estudo de caso | 86 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Environmental education and the curricular (co)construction: Contributions to the (re)construction of poorly literate adults’ life projects | 96 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Como os nossos alunos vêm o mundo? Um estudo de caso sobre as perspectivas dos alunos sobre as questões de sustentabilidade | 106 |
Orlando Figueiredo, Margarida César | |
Práticas de pesquisa em Educação Ambiental em diferentes espaços institucionais | 120 |
Cecília Galvão | |
Science curriculum in Portugal: From the development to the evaluation of students’ competences | 130 |
Cecília Galvão, Pedro Reis, Ana Freire, Teresa Oliveira | |
Dificuldades evidenciadas por alunos no 9.º ano no estudo dos movimentos em Física | 145 |
Maria Teresa Nunes, Ana Maria Freire | |
A importância da literacia em leitura na literacia científica | 150 |
Maurícia Oliveira, Alice Rodrigues | |
A relação CTS incorporada a uma disciplina tradicional de pós-graduação | 159 |
Jesuína Pacca, Alice Pierson, Maria Eduarda dos Santos | |
Os temas controversos na Educação Ambiental | 171 |
Pedro Reis | |
Detecção e modificação de concepções alternativas sobre o mar em crianças do pré-escolar | 180 |
Pedro Reis, Andreia Courinha, Tânia Martins | |
Reflecting on scientists’ activity based on science fiction stories written by secondary students | 187 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
Construção do conceito de cientista por crianças dos três aos seis anos de idade | 201 |
Pedro Reis, Ana Marques, Marina Pereira | |
Critical thinking as a key-area to scientific literacy | 208 |
Alice Rodrigues, Maurícia de Oliveira | |
Influência dos exames na recontextualização dos programas: Um estudo centrado na Biologia do ensino secundário | 217 |
Ana Saldanha, Isabel P. Neves | |
As diferentes correntes epistemológicas e suas implicações para a pesquisa em Educação Ambiental | 235 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
Escola inclusiva: Universo de novos saberes no ensino experimental das Ciências | 251 |
Maria Albertina Silva, Margarida César | |
2. Ensino da Matemática | |
Desafios para o trabalho colaborativo nas aulas de Estatística | 265 |
Carolina Carvalho | |
Revisitando o conceito de Probabilidade com um olhar da Psicologia | 278 |
Carolina Carvalho, António José Fernandes | |
Por uma Matemática nova nas escolas secundárias: Perspectivas e orientações curriculares da Matemática Moderna | 293 |
Henrique Manuel Guimarães | |
A divisão de números racionais: Um estudo de caso no 2.º ciclo | 315 |
Cecília Monteiro, Hélia Pinto | |
The discourses and practices of social groups outside of school as developing student identities related to schooling and mathematics | 329 |
Darlinda Moreira | |
Filling the gap between global and local mathematics | 338 |
Darlinda Moreira | |
Antigos saberes de outras culturas: A educação intercultural em Matemática | 347 |
Ana Isabel Oliveira, Margarida César | |
Investigations and explorations in the mathematics classroom | 359 |
João Pedro da Ponte | |
A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática | 219 |
João Pedro da Ponte, António Guerreiro, Helena Cunha, José Duarte, Helena Martinho, Cristina Martins, Luís Menezes, Hugo Menino, Hélia Pinto, Leonor Santos, José Manuel Varandas, Luciano Veia, Floriano Viseu | |
Proportion in school mathematics textbooks: A comparative study | 400 |
João Pedro da Ponte, Sandra Marques | |
Orientações curriculares actuais para a Matemática em Portugal | 409 |
Leonor Santos, Ana Paula Canavarro, Sílvia Machado | |
Eu não vejo como tu… Mas podemos falar de Matemática | 426 |
Nuno Santos, Margarida César | |
Matemática a cores… Ou as cores da Matemática: Um microprojecto intercultural | 436 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos | 445 |
Lucília Teles, Margarida César | |
3. Educação, cultura, aprendizagem e desenvolvimento | |
“A Filosofia é doce como o chocolate”: O trabalho colaborativo na aula de Introdução à Filosofia | 468 |
Carlos Badalo, Margarida César | |
Uncovering the voices of adult students from the evening classes: A case study | 481 |
Carlos Badalo, Margarida César | |
O associativismo como estratégia educativa: Uma experiência do século XIX | 491 |
Helena Ribeiro de Castro | |
Violência escolar e bullying em países europeus | 503 |
Isabel Fonseca, Feliciano H. Veiga | |
Learning paths: A challenge for an inclusive education in Portugal | 514 |
Ana Freire, Carolina Carvalho, Mário Azevedo, Sofia Freire, Teresa Oliveira | |
O processo de inclusão de alunos surdos no ensino regular: Um estudo de caso | 523 |
Sofia Freire, Margarida César | |
e-Learning as a «magical» way to teach and learn in a modern world?!… | 542 |
Henrique Teixeira Gil | |
A transição do e-learning para o m-learning: Uma nova aposta e um novo desafio para o contexto educativo?!… | 549 |
Henrique Teixeira Gil | |
Desenvolvimento de competências sociais e redução da dependência em reclusos | 555 |
Hugo Guerreiro, Joseph Conboy | |
Organização dos tempos de estudo em jovens alunos | 572 |
Ana Cristina Melim, Feliciano H. Veiga | |
“Adoro! Odeio! Sei lá o que é…”: Representações sociais da disciplina de Filosofia | 582 |
Joaquim Melro, Fernanda Barata, Margarida César | |
An e-learning system to help Erasmus students with language skills: The CMC project | 594 |
Maria Helena Menezes | |
Globalización de la educación: Llave para la ciudadanía global | 600 |
Agostinho Reis Monteiro | |
The right to ethical, civic and international education | 616 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista | 640 |
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves | |
A teoria de Basil Bernstein: Alguns aspectos fundamentais | 659 |
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves | |
As práticas educativas do escutismo numa perspectiva comparada. O debate no campo pedagógico, em Portugal e no Brasil, nos anos 10 e 20 do séc. XX | 682 |
Ana Clara B. Nery, Joaquim Pintassilgo | |
Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária | 696 |
Isolina Oliveira | |
Associativismo docente e construção da identidade profissional no contexto do Estado Novo. O exemplo do “Sindicato Nacional dos Professores” entre o final dos anos 50 e início dos anos 70 | 714 |
Joaquim Pintassilgo | |
O debate sobre a educação para a cidadania: O contributo do período revolucionário português | 728 |
Joaquim Pintassilgo | |
The feminine asylums in the republican Portugal: The debate in the pedagogic field | 739 |
Joaquim Pintassilgo | |
Reflexões histórias em torno do (eventual) sucesso da educação nova. O exemplo do Instituto Feminino de Educação e Trabalho (1911-1942) | 750 |
Joaquim Pintassilgo | |
Por uma cidadania política activa e crítica: Representações de alunos do ensino básico e secundário | 766 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
Crianças em “risco”: Narrativas de escola | 788 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Ivone Calado | |
Construindo a cidadania democrática: Valores emergentes no discurso político do período revolucionário (1974-1975) | 797 |
Maria de Fátima Chorão Sanches, Aline Seiça | |
A gravidade da violência e da indisciplina escolar dos alunos percepcionada por pais e encarregados de educação | 831 |
Fernando Santos, Feliciano H. Veiga | |
Cidadania e educação cidadã | 839 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
A Educação no limiar do século XXI. Antecedentes históricos e horizontes de possibilidade | 858 |
Maria Eduarda Vaz Moniz dos Santos | |
Power and control in the classroom. Understanding students’ disruptive behaviours | 869 |
Preciosa Silva, Isabel P. Neves | |
Group work peer-assessment in an online environment | 889 |
Luís Tinoca, Isolina Oliveira, Alda Pereira | |
O CD-ROM “Vamos fazer jornais escolares”: Um contributo para a inserção da literacia dos media e das TIC nos currículos | 904 |
Vitor Tomé, Maria Helena Menezes, Guilhermina Miranda, Cristina Ponte | |
Investigação dos comportamentos escolares disruptivos: Duas escalas de avaliação | 921 |
Feliciano H. Veiga | |
Primeiros elementos da adaptação portuguesa da Multidimensional Peer Victimization Scale | 932 |
Feliciano H. Veiga | |
Uma “Escala de Representações dos Alunos acerca dos Comportamentos de Profissionalidade Docente” (ERA-CPD) | 937 |
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves, Hélia Moura, Júlia Antunes | |
Questionário de gestão do tempo académico dos alunos do ensino básico e secundário: Adaptação portuguesa do “Time Management Questionnaire” | 949 |
Feliciano H. Veiga, Ana Cristina Melim | |
4. Formação de professores e organização escolar | |
Perspectivas de professores de Ciências Físico-Químicas do ensino básico sobre avaliação de competências | 960 |
Marisa Correia, Ana M. Freire | |
Medos profissionais dos professores em contexto escolar | 965 |
Luísa Fernandes, Feliciano H. Veiga | |
O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores | 973 |
Denise de Freitas, Cecília Galvão | |
Autonomia profissional dos professores | 987 |
Teresa Guerra, Feliciano H. Veiga | |
Professional ethics in education: A theoretical and normative framework | 997 |
Agostinho Reis Monteiro | |
Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education | 1010 |
João Pedro da Ponte, Paulo Oliveira, José Manuel Varandas, Hélia Oliveira, Helena Fonseca | |
Questionar para desenvolver competências: Um percurso de investigação-acção | 1019 |
Pedro Reis, Ana Sousa, Ana Germino | |
Elementos sócio-escolares do autoconceito profissional dos professores | 1029 |
Paula Roque, Feliciano H. Veiga | |
Liderança dos professores em contexto de comunidades de prática | 1038 |
Maria de Fátima Chorão Sanches | |
The project work and the collaboration on the initial teacher training | 1048 |
Leonor Santos, Alexandra Bento | |
Atitudes dos professores face a si-mesmo: Estudo confirmatório da “Escala de Avaliação do Autoconceito Profissional de Professores” (EAPP) | 1057 |
Feliciano H. Veiga, Virgílio Gonçalves |
Ano de publicação: 2008
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL