Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2008 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.
Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.
A produção de urna colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.
1. Ensino das Ciências | |
Trabalho de campo em Paleobiologia: Um estudo com alunos do 7.º ano | 1 |
Matilde Azenha, Teresa Oliveira, Pedro Callapez | |
A big problem for Magellan: Food preservation | 24 |
Cecília Galvão, Pedro Reis, Sofia Freire | |
A promoção do interesse e da relevância do ensino da ciência através da discussão de controvérsias sociocientíficas | 31 |
Cecília Galvão, Pedro Reis | |
Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: Dois casos distintos | 38 |
Pedro Reis, Cecília Galvão | |
The influence of pupils’ proficiency in the official school language in the assessment of scientific literacy | 59 |
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira | |
The role of critical thinking in physics learning | 69 |
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira | |
Ciência cidadã. Uma via para a educação cidadã | 77 |
Maria Eduarda dos Santos | |
Ensino de Ciências, Ciência cidadã e educação cidadã. Trânsitos e conexões | 92 |
Maria Eduarda dos Santos | |
A Ciência como cultura: Implicações na comunicação científica | 100 |
Maria Eduarda dos Santos, Denise de Freitas, Cecília Galvão, Haydée Torres de Oliveira | |
Ver o mundo quando não se vê: Actividades laboratoriais adaptadas, em Ciências Físico-Químicas | 113 |
Maria Albertina Silva, Margarida César | |
2. Ensino da Matemática | |
Uma boa janela de visualização? Sim, obrigada! | 123 |
Maria José Andrade, Hélia Oliveira | |
Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software | 132 |
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte | |
Collaborative work in statistics classes: Why do it? | 142 |
Carolina Carvalho | |
Come away with me: Statistics learning through collaborative work | 150 |
Margarida César | |
A avaliação (reguladora) no trabalho de projecto | 169 |
Edgar Dias, Margarida César | |
Reflectir antes de agir: A avaliação reguladora em Matemática B | 177 |
Paulo Dias, Leonor Santos | |
Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador | 187 |
Sónia Dias, Leonor Santos | |
Caracterização e implementação de tarefas de Estatística: Um exemplo no 7.º ano de escolaridade | 197 |
José António Fernandes, Carolina Carvalho, Sónia Ribeiro | |
(Re)descobrir a Matemática em mim: O percurso de dois adultos num Centro de Novas Oportunidades | 219 |
Óscar Fernandes, Margarida César | |
Broccoli and mathematics: Students’ social representations about mathematics | 228 |
Ricardo Machado, Margarida César | |
Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacher | 236 |
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte | |
Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória | 244 |
Ana Matos, Ana I. Silvestre, Neusa Branco, João Pedro da Ponte | |
O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano | 253 |
Ana Matos, João Pedro da Ponte | |
Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8 | 280 |
Ana Matos, João Pedro da Ponte | |
Concepções e práticas lectivas dos professores do 2.º ciclo em relação à calculadora: Contributos da formação para a reflexão | 292 |
Célia Mercê, João Pedro da Ponte | |
Explorations between ethnomathematics and anthropology from the standpoint of mathematics education | 303 |
Darlinda Moreira | |
A calculadora e o computador nas práticas profissionais dos professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico | 311 |
Elisa Mosquito, João Pedro da Ponte | |
A gestão curricular em Matemática | 323 |
Cláudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte | |
A trajectory to generalization: The teacher’s support to pupils’ mathematical investigations in the classroom | 331 |
Hélia Oliveira | |
Software no ensino e aprendizagem da Matemática: Algumas ideias para discussão | 339 |
Hélia Oliveira, António Domingos | |
O sentido do símbolo na aprendizagem da álgebra em alunos do 7.º ano de escolaridade | 346 |
Magda Nunes Pereira, Manuel Joaquim Saraiva | |
Sou cigano, para quê a Matemática? | 356 |
Tânia Pereira, Margarida César | |
Definition of assessment criteria/Self-assessment | 366 |
Filomena Pinto, Leonor Santos | |
A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas | 378 |
João Pedro da Ponte | |
Matemática para a vida: Aprendizagem com significado | 398 |
Alexandra Rodrigues, Margarida César | |
As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática | 405 |
Evangelina Romano, Célia Mercê, João Pedro da Ponte | |
A Matemática da vida | 413 |
Cristina Santos, Cláudia Ventura, Margarida César | |
Avaliação das aprendizagens: Funções, formas e conteúdos | 421 |
Leonor Santos | |
Dilemas e desafios da avaliação reguladora | 434 |
Leonor Santos | |
O acesso à participação de um aluno cego nas aulas de Matemática | 455 |
Nuno Santos, Margarida César | |
Alunos cegos nas aulas de Matemática | 461 |
Nuno Santos, Cláudia Ventura, Margarida César | |
Secondary school students’ understanding of function concept | 469 |
Manuel Joaquim Saraiva, Ana Madalena Teixeira | |
Cozinhar a Matemática | 479 |
Vera Silva, Margarida César | |
Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade | 487 |
Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte | |
Matebatikando: Um microprojecto… Quatro estudos de caso | 509 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Matemática e cidadania: Contributos de um microprojecto intercultural | 517 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Batiks: How to learn mathematics a different way and in a particular scenario | 525 |
Lucília Teles, Margarida César | |
Conexões entre fracções, números decimais e percentagens no 5.º ano: Explorações com uma Applet | 534 |
Hélia Ventura, Hélia Oliveira | |
3. Educação, cultura, aprendizagem e desenvolvimento | |
Manifestações despertadas no adulto aquando da audição de um conto | 549 |
Sílvia António, Filomena Bayle, Joseph Conboy | |
(Re)construir a cidadania com alunos adultos por meio do trabalho de projecto | 563 |
Carlos Badalo, Margarida César | |
La indisciplina en las escuelas portuguesas: Incidencia en las Azores | 571 |
Suzana Caldeira, Feliciano H. Veiga | |
Changing practices, changing identities: A study with students at risk of educational exclusion | 585 |
Carolina Carvalho, Sofia Freire, Mónica Baptista, Ana Freire, Mário Azevedo, Teresa Oliveira | |
Um modelo de interacção/educação parental | 594 |
Joseph Conboy | |
Quando um currículo em alternativa ajuda a construir finais felizes: O percurso de uma aluna adulta | 604 |
Conceição Courela, Margarida César | |
Trabalho colaborativo e mediação no 1.º ciclo | 613 |
Ileser Cristo, Isolina Oliveira | |
O ensino das TIC: O sonho de reinventar o currículo e as práticas | 623 |
Luís Dentinho, Margarida César | |
Trabalho de projecto: Uma ferramenta mediadora das aprendizagens | 629 |
Edgar Dias, Margarida César | |
Trabalho de projecto associado a trabalho colaborativo: Cidadania em cenários de educação formal | 637 |
Edgar Dias, Margarida César | |
Creating inclusive learning environments: Difficulties and opportunities within the new political ethos | 646 |
Sofia Freire | |
Ensinar ou aprender no formato «e-learning»: Desafios e consequências da sociedade do conhecimento | 653 |
Henrique Teixeira Gil | |
The challenge of the transition from online delivery to online teaching and learning | 661 |
Henrique Teixeira Gil | |
Aprender a ler e compreensão do texto: Processos cognitivos e estratégias de ensino | 667 |
Susana Gonçalves | |
Complexidade e fluxo: Chaves motivacionais da excelência | 679 |
Susana Gonçalves | |
Ensino superior, cidadania e competência intercultural | 688 |
Susana Gonçalves | |
Estilos de aprendizagem e ensino | 702 |
Susana Gonçalves | |
Factores explicativos da complexidade sociomoral | 713 |
Susana Gonçalves | |
The meaning of intercultural dialogue | 723 |
Susana Gonçalves | |
Método expositivo | 729 |
Susana Gonçalves | |
As crianças e as mentiras | 740 |
Dulce Martins, Carolina Carvalho | |
Literacia dos média no distrito de Castelo Branco | 753 |
Maria Helena Menezes, Vitor Tomé | |
The multimedia CD-ROM “Let’s produce school newspapers” as a contribution to the urgent integration of media education | 760 |
Maria Helena Menezes, Vitor Tomé, Guilhermina Miranda | |
Contributo para o estudo das propriedades psicométricas do Questionário das Atribuições causais para os Resultados Escolares (QARE) | 768 |
Lúcia Miranda, Leandro S. Almeida, Feliciano H. Veiga, Ângela Ferreira, Filipa Soares | |
Cidade educadora: Cidade do direito à Educação | 780 |
A. Reis Monteiro | |
Valores fundamentais das profissões da Educação | 791 |
A. Reis Monteiro | |
Textes e éducatifs et contextes favorisant l’apprentissage. Optimisation d’un modèle de pratique pédagogique | 800 |
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves | |
O currículo enquanto mediador da educação para a cidadania | 815 |
Isolina Oliveira, Margarida César | |
Understanding the process of peer-assessment in online groups work | 824 |
Isolina Oliveira, Alda Pereira, Luís Tinoca | |
A «educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do asilo D. PedroV de Lisboa na transição do século XIX para o século XX | 837 |
Joaquim Pintassilgo | |
Olhares contrastantes sobre a exemplaridade educativa francesa. As viagens pedagógicas de professores portugueses nas primeiras décadas do século XX | 851 |
Joaquim Pintassilgo | |
Regeneração moral e formação do cidadão – O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX | 864 |
Joaquim Pintassilgo | |
Sintomatologia depressiva nos estudantes do ensino superior | 873 |
Luísa Santos, Anabela Pereira, Feliciano H. Veiga | |
Educação para a cidadania: Utopia ou realidade? | 879 |
Maria Albertina Silva, Margarida César | |
Aproveitamento escolar e estilos de socialização parental percebidos pelos alunos do 7.º ano de escolaridade | 888 |
Eduarda Tenazinha, Filomena Bayle, Joseph Conboy | |
Literacia dos media e educação para a cidadania: Formar cidadãos europeus na era dos media digitais | 904 |
Vitor Tomé, Guilhermina Miranda, Maria Helena Menezes | |
Disruptive Behaviour Scale Professed by Students (DBS-PS): Development and validation | 912 |
Feliciano H. Veiga | |
Violência, direitos psicossociais e interacções comunicacionais em jovens alunos: Elementos de alguns projectos | 922 |
Feliciano H. Veiga | |
Droits des jeunes portugaises dans les familles | 932 |
Feliciano H. Veiga, Suzana Caldeira | |
Resolução de conflitos numa perspectiva humanista: Efeitos na diminuição da indisciplina e violência na escola | 943 |
Feliciano H. Veiga, Hélia M. Moura, Júlia Antunes | |
4. Formação de professores e organização escolar | |
O professor-gestor–mediador, representante, ou par na organização escolar? | 953 |
Paulo Bernardo, Florbela de Sousa | |
Investigar para aprender: Análises de protocolos no desenvolvimento do professor | 965 |
Margarida César, Jorge Bárrios, Ileser Cristo | |
Os dilemas identitários dos professores de Matemática | 974 |
Ana Costa, Margarida César | |
Perspectivas sobre o conhecimento do professor | 983 |
Henrique Manuel Guimarães | |
Face-to-face learning communities of prospective mathematics teachers | 998 |
Fou-Lai Lin, João Pedro da Ponte | |
A reflexão escrita num contexto de formação | 1014 |
Cristina Martins, Leonor Santos | |
A explicação e a negociação de significados nas concepções e na prática de ensino de uma candidata a professora de Matemática | 1022 |
Kátia Maria de Medeiros, João Pedro da Ponte | |
Os projectos de escola e a sua liderança | 1029 |
Cláudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte | |
Individual prospective mathematics teachers: Studies on their professional growth | 1048 |
Hélia Oliveira, Markku S. Hannula | |
Da investigação-acção e da aprendizagem profissional dos professores | 1068 |
Isolina Oliveira | |
Narrativas de professores de Matemática, aprendizagens e desenvolvimento profissional | 1088 |
Cármen Passos, Cecília Galvão | |
O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa: As representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades | 1098 |
Joaquim Pintassilgo | |
Research and practice: Bridging the gap or changing the focus? | 1114 |
João Pedro da Ponte | |
Preservice mathematics teachers’ knowledge and development | 1119 |
João Pedro da Ponte, Olive Chapman | |
As narrativas na formação de professores e na investigação em Educação | 1163 |
Pedro Reis | |
The teacher’s oral feedback and learning | 1174 |
Leonor Santos, Jorge Pinto |
Ano de publicação: 2009
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL