Itinerários Investigar em Educação 2008

Itinerários Investigar em Educação 2008

Apresentação

Itinerários – Investigar em Educação constitui uma colectânea dos artigos de investigação teórica e empírica produzidos no ano de 2008 pelos membros do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e publicados no país e no estrangeiro. Esta colectânea proporciona uma perspectiva global sobre os interesses, a diversidade e as abordagens usadas na investigação realizada no Centro. Disponibiliza-se assim a todos os membros bem como a todos os investigadores interessados o trabalho dos seus pares, o que poderá facilitar um maior conhecimento recíproco e ajudar a criar novas oportunidades para intercâmbios, interligações e debates.

Todos os artigos contêm um resumo pormenorizado bem como uma indicação sobre local onde foi ou vai ser publicado. Os artigos estão organizados pelas grandes áreas de actividade do Centro, sendo também possível fazer a consulta por autor e por palavras-chave. A edição em CD-ROM resulta de critérios ecológicos e funcionais, facilitando a pesquisa e a portabilidade, ao mesmo tempo que permite a fácil impressão parcial ou total no formato habitual dos artigos de investigação.

A produção de urna colectânea desta natureza é um empreendimento laborioso que requer colaborações múltiplas e exige bastante dedicação, persistência e paciência. No entanto, trata-se de um trabalho que temos o maior empenho em prosseguir, na expectativa de que possa ter o mesmo excelente acolhimento das edições anteriores.

Índice

1. Ensino das Ciências 
Trabalho de campo em Paleobiologia: Um estudo com alunos do 7.º ano1
Matilde Azenha, Teresa Oliveira, Pedro Callapez 
A big problem for Magellan: Food preservation24
Cecília Galvão, Pedro Reis, Sofia Freire 
A promoção do interesse e da relevância do ensino da ciência através da discussão de controvérsias sociocientíficas31
Cecília Galvão, Pedro Reis 
Os professores de Ciências Naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: Dois casos distintos38
Pedro Reis, Cecília Galvão 
The influence of pupils’ proficiency in the official school language in the assessment of scientific literacy59
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira 
The role of critical thinking in physics learning69
Alice Rodrigues, Maurícia Oliveira 
Ciência cidadã. Uma via para a educação cidadã77
Maria Eduarda dos Santos 
Ensino de Ciências, Ciência cidadã e educação cidadã. Trânsitos e conexões92
Maria Eduarda dos Santos 
A Ciência como cultura: Implicações na comunicação científica100
Maria Eduarda dos Santos, Denise de Freitas, Cecília Galvão, Haydée Torres de Oliveira 
Ver o mundo quando não se vê: Actividades laboratoriais adaptadas, em Ciências Físico-Químicas113
Maria Albertina Silva, Margarida César 
2. Ensino da Matemática
Uma boa janela de visualização? Sim, obrigada!  123
Maria José Andrade, Hélia Oliveira
Geometry learning: The role of tasks, working models, and dynamic geometry software  132
Nuno Candeias, João Pedro da Ponte
Collaborative work in statistics classes: Why do it?  142
Carolina Carvalho
Come away with me: Statistics learning through collaborative work  150
Margarida César
A avaliação (reguladora) no trabalho de projecto  169
Edgar Dias, Margarida César
Reflectir antes de agir: A avaliação reguladora em Matemática B  177
Paulo Dias, Leonor Santos
Por que razão é importante identificar e analisar os erros e dificuldades dos alunos? O feedback regulador  187
Sónia Dias, Leonor Santos
Caracterização e implementação de tarefas de Estatística: Um exemplo no 7.º ano de escolaridade  197
José António Fernandes, Carolina Carvalho, Sónia Ribeiro
(Re)descobrir a Matemática em mim: O percurso de dois adultos num Centro de Novas Oportunidades  219
Óscar Fernandes, Margarida César
Broccoli and mathematics: Students’ social representations about mathematics  228
Ricardo Machado, Margarida César
Communication in the classroom: Practice and reflection of a mathematics teacher  236
Maria Helena Martinho, João Pedro da Ponte
Desenvolver o pensamento algébrico através de uma abordagem exploratória  244
Ana Matos, Ana I. Silvestre, Neusa Branco, João Pedro da Ponte
O estudo de relações funcionais e o desenvolvimento do conceito de variável em alunos do 8.º ano  253
Ana Matos, João Pedro da Ponte
Exploring functional relationships to foster algebraic thinking in grade 8  280
Ana Matos, João Pedro da Ponte
Concepções e práticas lectivas dos professores do 2.º ciclo em relação à calculadora: Contributos da formação para a reflexão  292
Célia Mercê, João Pedro da Ponte
Explorations between ethnomathematics and anthropology from the standpoint of mathematics education  303
Darlinda Moreira
A calculadora e o computador nas práticas profissionais dos professores de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico  311
Elisa Mosquito, João Pedro da Ponte
A gestão curricular em Matemática  323
Cláudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte
A trajectory to generalization: The teacher’s support to pupils’ mathematical investigations in the classroom  331
Hélia Oliveira
Software no ensino e aprendizagem da Matemática: Algumas ideias para discussão  339
Hélia Oliveira, António Domingos
O sentido do símbolo na aprendizagem da álgebra em alunos do 7.º ano de escolaridade  346
Magda Nunes Pereira, Manuel Joaquim Saraiva
Sou cigano, para quê a Matemática?  356
Tânia Pereira, Margarida César
Definition of assessment criteria/Self-assessment  366
Filomena Pinto, Leonor Santos
A investigação em educação matemática em Portugal: Realizações e perspectivas  378
João Pedro da Ponte
Matemática para a vida: Aprendizagem com significado  398
Alexandra Rodrigues, Margarida César
As calculadoras no ensino: Estudos sobre as concepções, as práticas e a formação do professor de Matemática  405
Evangelina Romano, Célia Mercê, João Pedro da Ponte
A Matemática da vida  413
Cristina Santos, Cláudia Ventura, Margarida César
Avaliação das aprendizagens: Funções, formas e conteúdos  421
Leonor Santos
Dilemas e desafios da avaliação reguladora  434
Leonor Santos
O acesso à participação de um aluno cego nas aulas de Matemática  455
Nuno Santos, Margarida César
Alunos cegos nas aulas de Matemática  461
Nuno Santos, Cláudia Ventura, Margarida César
Secondary school students’ understanding of function concept  469
Manuel Joaquim Saraiva, Ana Madalena Teixeira
Cozinhar a Matemática  479
Vera Silva, Margarida César
Tarefas de investigação e novas tecnologias no ensino da proporcionalidade  487
Ana Isabel Silvestre, João Pedro da Ponte
Matebatikando: Um microprojecto… Quatro estudos de caso  509
Lucília Teles, Margarida César
Matemática e cidadania: Contributos de um microprojecto intercultural  517
Lucília Teles, Margarida César
Batiks: How to learn mathematics a different way and in a particular scenario  525
Lucília Teles, Margarida César
Conexões entre fracções, números decimais e percentagens no 5.º ano: Explorações com uma Applet  534
Hélia Ventura, Hélia Oliveira
 
3. Educação, cultura, aprendizagem e desenvolvimento
Manifestações despertadas no adulto aquando da audição de um conto  549
Sílvia António, Filomena Bayle, Joseph Conboy
(Re)construir a cidadania com alunos adultos por meio do trabalho de projecto  563
Carlos Badalo, Margarida César
La indisciplina en las escuelas portuguesas: Incidencia en las Azores  571
Suzana Caldeira, Feliciano H. Veiga
Changing practices, changing identities: A study with students at risk of educational exclusion  585
Carolina Carvalho, Sofia Freire, Mónica Baptista, Ana Freire, Mário Azevedo, Teresa Oliveira
Um modelo de interacção/educação parental  594
Joseph Conboy
Quando um currículo em alternativa ajuda a construir finais felizes: O percurso de uma aluna adulta  604
Conceição Courela, Margarida César
Trabalho colaborativo e mediação no 1.º ciclo  613
Ileser Cristo, Isolina Oliveira
O ensino das TIC: O sonho de reinventar o currículo e as práticas  623
Luís Dentinho, Margarida César
Trabalho de projecto: Uma ferramenta mediadora das aprendizagens  629
Edgar Dias, Margarida César
Trabalho de projecto associado a trabalho colaborativo: Cidadania em cenários de educação formal  637
Edgar Dias, Margarida César
Creating inclusive learning environments: Difficulties and opportunities within the new political ethos  646
Sofia Freire
Ensinar ou aprender no formato «e-learning»: Desafios e consequências da sociedade do conhecimento  653
Henrique Teixeira Gil
The challenge of the transition from online delivery to online teaching and learning  661
Henrique Teixeira Gil
Aprender a ler e compreensão do texto: Processos cognitivos e estratégias de ensino  667
Susana Gonçalves
Complexidade e fluxo: Chaves motivacionais da excelência  679
Susana Gonçalves
Ensino superior, cidadania e competência intercultural  688
Susana Gonçalves
Estilos de aprendizagem e ensino  702
Susana Gonçalves
Factores explicativos da complexidade sociomoral  713
Susana Gonçalves
The meaning of intercultural dialogue  723
Susana Gonçalves
Método expositivo  729
Susana Gonçalves
As crianças e as mentiras  740
Dulce Martins, Carolina Carvalho
Literacia dos média no distrito de Castelo Branco  753
Maria Helena Menezes, Vitor Tomé
The multimedia CD-ROM “Let’s produce school newspapers” as a contribution to the urgent integration of media education  760
Maria Helena Menezes, Vitor Tomé, Guilhermina Miranda
Contributo para o estudo das propriedades psicométricas do Questionário das Atribuições causais para os Resultados Escolares (QARE)  768
Lúcia Miranda, Leandro S. Almeida, Feliciano H. Veiga, Ângela Ferreira, Filipa Soares
Cidade educadora: Cidade do direito à Educação  780
A. Reis Monteiro
Valores fundamentais das profissões da Educação  791
A. Reis Monteiro
Textes e éducatifs et contextes favorisant l’apprentissage. Optimisation d’un modèle de pratique pédagogique  800
Ana Maria Morais, Isabel Pestana Neves
O currículo enquanto mediador da educação para a cidadania  815
Isolina Oliveira, Margarida César
Understanding the process of peer-assessment in online groups work  824
Isolina Oliveira, Alda Pereira, Luís Tinoca
A «educação doméstica» nos asilos femininos. O exemplo do asilo D. PedroV de Lisboa na transição do século XIX para o século XX  837
Joaquim Pintassilgo
Olhares contrastantes sobre a exemplaridade educativa francesa. As viagens pedagógicas de professores portugueses nas primeiras décadas do século XX  851
Joaquim Pintassilgo
Regeneração moral e formação do cidadão – O debate na imprensa pedagógica portuguesa do início do século XX  864
Joaquim Pintassilgo
Sintomatologia depressiva nos estudantes do ensino superior  873
Luísa Santos, Anabela Pereira, Feliciano H. Veiga
Educação para a cidadania: Utopia ou realidade?  879
Maria Albertina Silva, Margarida César
Aproveitamento escolar e estilos de socialização parental percebidos pelos alunos do 7.º ano de escolaridade  888
Eduarda Tenazinha, Filomena Bayle, Joseph Conboy
Literacia dos media e educação para a cidadania: Formar cidadãos europeus na era dos media digitais  904
Vitor Tomé, Guilhermina Miranda, Maria Helena Menezes
Disruptive Behaviour Scale Professed by Students (DBS-PS): Development and validation  912
Feliciano H. Veiga
Violência, direitos psicossociais e interacções comunicacionais em jovens alunos: Elementos de alguns projectos  922
Feliciano H. Veiga
Droits des jeunes portugaises dans les familles  932
Feliciano H. Veiga, Suzana Caldeira
Resolução de conflitos numa perspectiva humanista: Efeitos na diminuição da indisciplina e violência na escola  943
Feliciano H. Veiga, Hélia M. Moura, Júlia Antunes
4. Formação de professores e organização escolar
O professor-gestor–mediador, representante, ou par na organização escolar?  953
Paulo Bernardo, Florbela de Sousa
Investigar para aprender: Análises de protocolos no desenvolvimento do professor  965
Margarida César, Jorge Bárrios, Ileser Cristo
Os dilemas identitários dos professores de Matemática  974
Ana Costa, Margarida César
Perspectivas sobre o conhecimento do professor  983
Henrique Manuel Guimarães
Face-to-face learning communities of prospective mathematics teachers  998
Fou-Lai Lin, João Pedro da Ponte
A reflexão escrita num contexto de formação1014
Cristina Martins, Leonor Santos
A explicação e a negociação de significados nas concepções e na prática de ensino de uma candidata a professora de Matemática1022
Kátia Maria de Medeiros, João Pedro da Ponte
Os projectos de escola e a sua liderança1029
Cláudia Canha Nunes, João Pedro da Ponte
Individual prospective mathematics teachers: Studies on their professional growth1048
Hélia Oliveira, Markku S. Hannula
Da investigação-acção e da aprendizagem profissional dos professores1068
Isolina Oliveira
Narrativas de professores de Matemática, aprendizagens e desenvolvimento profissional1088
Cármen Passos, Cecília Galvão
O associativismo docente do ensino liceal português durante o período republicano e a sua imprensa: As representações dos professores sobre a profissão e a construção de identidades1098
Joaquim Pintassilgo
Research and practice: Bridging the gap or changing the focus?1114
João Pedro da Ponte
Preservice mathematics teachers’ knowledge and development1119
João Pedro da Ponte, Olive Chapman
As narrativas na formação de professores e na investigação em Educação1163
Pedro Reis
The teacher’s oral feedback and learning1174
Leonor Santos, Jorge Pinto

Coleção e data de publicação

Ano de publicação: 2009
Colecção: Itinerários Investigar em Educação
Editora: CIEFCUL