Cecília Galvão, Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Mónica Baptista
O objetivo geral do projeto SAILS consistiu em promover e facilitar a utilização de abordagens de investigação no ensino, na aprendizagem e na avaliação em ciências em toda a Europa. Os parceiros SAILS desenvolveram um conjunto de unidades que apresentam uma proposta de sequência de ensino, propõem estratégias de avaliação e processos utilizados para a recolha e análise de evidências de desenvolvimento de competências investigativas, de raciocínio e literacia científica, assim como a compreensão do conhecimento de conteúdo, por alunos dos 12 aos 18 anos. Neste livro publicam-se um conjunto de sete unidades selecionadas pelas organizadoras e que foram testadas pelos professores em Portugal.
Parte I – Unidades | |||
Alimentos e rótulos alimentares | 13 | ||
Christine Harrison, King’s College London, Reino Unido | |||
Bichos-de-conta | 37 | ||
Mats Lundstöm, Universidade de Malmö, Suécia | |||
Lá em cima… Como é? | 55 | ||
Vanessa de Andrade, Mónica Baptista, Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Cecília Galvão, Instituto de Educação Universidade de Lisboa, Portugal | |||
Maré Negra – Petróleo na água | 69 | ||
Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Cecília Galvão, Instituto de Educação Universidade de Lisboa, Portugal | |||
Nutrição das plantas | 89 | ||
Katarína Kimáková, Universidade de Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach, Eslováquia | |||
Produtos de limpeza alternativos | 109 | ||
Iwona Maciejowska, Universidade Jagiellonian, Polónia | |||
Rapidez | 131 | ||
Paul Black, King’s College London, Reino Unido Gunnar Friege, Gottfried Wilhelm Leibniz Universidade de Hannover, Alemanha | |||
Parte II – Casos | |||
Alimentos e rótulos alimentares | 151 | ||
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa | |||
Bichos-de-conta | 163 | ||
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa | |||
Lá em cima… Como é? | 175 | ||
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa | |||
Maré Negra – Petróleo na água | 183 | ||
Caso desenvolvido pela equipa húngara | |||
Nutrição das plantas | 193 | ||
Caso desenvolvido pela equipa eslovaca | |||
Produtos de limpeza alternativos | 203 | ||
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa | |||
Rapidez | 213 | ||
Caso desenvolvido pela equipa irlandesa |
Ano de publicação: 2015
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa