Capa do livro "Atividades investigativas e avaliação das aprendizagens"
Organizadores

Cecília Galvão, Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Mónica Baptista

Apresentação

O objetivo geral do projeto SAILS consistiu em promover e facilitar a utilização de abordagens de investigação no ensino, na aprendizagem e na avaliação em ciências em toda a Europa. Os parceiros SAILS desenvolveram um conjunto de unidades que apresentam uma proposta de sequência de ensino, propõem estratégias  de avaliação e processos utilizados para a recolha e análise de evidências de desenvolvimento de competências investigativas, de raciocínio e literacia científica, assim como a compreensão do conhecimento de conteúdo, por alunos dos 12 aos 18 anos. Neste livro publicam-se um conjunto de sete unidades selecionadas pelas organizadoras e que foram testadas pelos professores em Portugal.

Índice

Parte I – Unidades
Alimentos e rótulos alimentares13
Christine Harrison, King’s College London, Reino Unido
Bichos-de-conta37
Mats Lundstöm, Universidade de Malmö, Suécia
Lá em cima… Como é?55
Vanessa de Andrade, Mónica Baptista, Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Cecília Galvão, Instituto de Educação Universidade de Lisboa, Portugal
Maré Negra – Petróleo na água69
Cláudia Faria, Cláudia Gonçalves, Cecília Galvão, Instituto de Educação Universidade de Lisboa, Portugal
Nutrição das plantas89
Katarína Kimáková, Universidade de Pavla Jozefa Safárika v Kosiciach, Eslováquia
Produtos de limpeza alternativos109
Iwona Maciejowska, Universidade Jagiellonian, Polónia
Rapidez131
Paul Black, King’s College London, Reino Unido Gunnar Friege, Gottfried Wilhelm Leibniz Universidade de Hannover, Alemanha
Parte II – Casos
Alimentos e rótulos alimentares151
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa
Bichos-de-conta163
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa
Lá em cima… Como é?175
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa
Maré Negra – Petróleo na água183
Caso desenvolvido pela equipa húngara
Nutrição das plantas193
Caso desenvolvido pela equipa eslovaca
Produtos de limpeza alternativos203
Caso desenvolvido pela equipa portuguesa
Rapidez213
Caso desenvolvido pela equipa irlandesa

 

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2015
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa