Capa do livro "Pensamento e práticas disciplinares de professores"

Pensamento e práticas disciplinares de professores

Autora
Maria João Nascimento

Apresentação

A partir de uma abordagem compreensiva, apoiada em estudos de caso de professores experientes e de professores principiantes, perspectivam-se nesta obra as diferenças de representações e de práticas dos professores face à (in)disciplina em sala de aula. Estabelecendo ligações entre o pensamento e a acção dos professores, este livro sublinha a importância de factores de ordem pessoal e profissional associados ao modo como interpretam o seu papel na prevenção da indisciplina, nomeadamente as experiências vividas no início da carreira e o processo de socialização que o exercício profissional proporciona ao longo dela.

Índice

Maria Teresa Estrela -Prefácio13
Agradecimentos17
Introdução19
I PARTE
PARA UMA LEITURA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA E DA INDISCIPLINA NA AULA E SEUS REFLEXOS NO PROFESSOR
Capítulo I – Contributos para uma visão interdisciplinar do fenómeno da indisciplina25
1.A indisciplina como conceito polissémico25
2.Responsabilizar para disciplinar ou da disciplina imposta à disciplina consentida e à autodisciplina27
2.1.Castigo e recompensa na gestão da indisciplina27
2.2.O poder e a autoridade do professor32
2.3.Expectativas e representações34
2.4.A gestão da sala de aula38
3.Síntese47
Capítulo II – Reflexos da indisciplina na socialização dos professores49
1.A socialização dos professores – Aspectos fundamentais para o enquadramento da investigação49
2.Os primeiros anos e as preocupações de afirmação e de manutenção da autoridade54
3.Os colegas e a instituição como agentes de socialização56
4.A indisciplina e a imagem profissional61
5.Estilo de ensino e disciplinação em professores principiantes e experientes -Continuidade ou mudança?63
6.Síntese64
II PARTE
ESTUDO EMPÍRICO: PENSAMENTO E PRÁTICAS DISCIPLINARES DE PROFESSORES EXPERIENTES E NÃO EXPERIENTES
Capítulo I – Aspectos gerais do trabalho de pesquisa69
1.Objectivos69
2.Campo de estudo e escolha dos casos70
3.Opções metodológicas71
4.Processos de recolha e de análise de dados71
4.1.As entrevistas71
4.2.A observação de aulas74
Capítulo II – Apresentação e interpretação dos dados referentes ao pensamento dos professores acerca da indisciplina79
1.Conceitos de indisciplina79
2.Causas da indisciplina82
3.Manifestações de indisciplina em turmas do 7º ano91
4.Estratégias face à indisciplina94
5.Reacção do professor e da escola à indisciplina104
6.Preocupações dos professores em início de carreira116
7.Preocupações dos professores no momento actual118
8.Imagens da classe docente122
9.Comparação entre as representações dos professores novos e dos professores experientes125
Capítulo III -Análise e interpretação dos dados provenientes da observação de aulas137
1.Manifestações de indisciplina dos alunos e reacção dos professores137
1.1.Observação sistemática: uma primeira abordagem à (in)disciplina nas aulas dos dois grupos de professores137
1.2.Observação naturalista -um olhar em profundidade143
2.Reflexão dos professores sobre comportamentos observados149
2.1.Sobre a sua actuação em turmas consideradas disciplinadas e indisciplinadas149
2.2.Comportamentos tidos como aceitáveis nas turmas observadas150
Capítulo IV – A carreira, o pensamento e a acção dos professores no campo disciplinar – síntese dos dados153
1.Análise dos casos153
2.Comparação entre os dois grupos de professores160
Conclusão163
Bibliografia167

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2007
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação