Capa do livro "Programas de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico - Um Estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal"

Programas de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico – Um Estudo confrontando Espanha, França, Irlanda, Suécia e Portugal

Autores
João Pedro da Ponte
Ana Maria Boavida, Ana Paula Canavarro
Fátima Guimarães, Hélia Oliveira
Henrique Manuel Guimarães, Joana Brocardo
Leonor Santos, Lurdes Serrazina, Manuel Saraiva

Apresentação

A análise comparativa dos programas de Matemática actuais de diversos países europeus permite identificar as respectivas linhas de força e características mais salientes e ajuda a estabelecer pontos de convergência e divergência com o programa português em vigor. Esta análise pode ser muito útil para uma reflexão sobre a natureza e conteúdo dos documentos curriculares, o que se torna particularmente importante em Portugal, dada a necessidade de actualizar os programas de Matemática do ensino básico, que permanecem inalterados desde 1990/91. Este livro, que constitui um trabalho colectivo dos membros do Grupo de Investigação DIF – Didáctica e Formação, do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisa os programas de Matemática de Espanha, França, Irlanda e Suécia dos anos de escolaridade correspondentes ao 3º ciclo do ensino básico de Portugal, contextualizando-os nos respectivos sistemas educativos e dando especial atenção às suas finalidades e objectivos, temas matemáticos, e orientações metodológicas para a avaliação dos alunos.

Índice

Introdução    1
Selecção dos países a estudar    3
Natureza e propósito dos documentos de cada país    5
Indicações específicas para a disciplina de Matemática    9
Metodologia de análise  13
O caso de Espanha  15
O sistema educativo espanhol  17
A Educação Secundária Obrigatória  22
O programa de Matemática na ESO  25
Comentário  38
Anexos  41
O caso de França  47
O sistema educativo francês  49
Princípios orientadores, estrutura e organização do Collège  53
O programa de Matemática no Collège  58
Comentário  84
O caso da Irlanda  89
O sistema educativo irlandês  91
O programa de Matemática no Junior Cycle  95
Comentário118
Anexos120
O caso da Suécia131
O sistema educativo sueco133
O ensino obrigatório137
O programa de Matemática na Grundskola142
Comentário169
Comparação entre os programas dos diversos países171
Finalidades e objectivos173
Conteúdo matemático179
Orientações metodológicas185
Avaliação194
Conclusão197
Anexos203
Tópicos de Números204
Tópicos de Álgebra209
Tópicos de Álgebra (Funções)213
Tópicos de Geometria216
Tópicos de Estatística e Probabilidades224

Editora e data de publicação

Ano de publicação: 2006
Editora: CIEFCUL & APM