Autores
João Pedro da Ponte
Ana Maria Boavida, Ana Paula Canavarro
Fátima Guimarães, Hélia Oliveira
Henrique Manuel Guimarães, Joana Brocardo
Leonor Santos, Lurdes Serrazina, Manuel Saraiva
A análise comparativa dos programas de Matemática actuais de diversos países europeus permite identificar as respectivas linhas de força e características mais salientes e ajuda a estabelecer pontos de convergência e divergência com o programa português em vigor. Esta análise pode ser muito útil para uma reflexão sobre a natureza e conteúdo dos documentos curriculares, o que se torna particularmente importante em Portugal, dada a necessidade de actualizar os programas de Matemática do ensino básico, que permanecem inalterados desde 1990/91. Este livro, que constitui um trabalho colectivo dos membros do Grupo de Investigação DIF – Didáctica e Formação, do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisa os programas de Matemática de Espanha, França, Irlanda e Suécia dos anos de escolaridade correspondentes ao 3º ciclo do ensino básico de Portugal, contextualizando-os nos respectivos sistemas educativos e dando especial atenção às suas finalidades e objectivos, temas matemáticos, e orientações metodológicas para a avaliação dos alunos.
Introdução | 1 | |
Selecção dos países a estudar | 3 | |
Natureza e propósito dos documentos de cada país | 5 | |
Indicações específicas para a disciplina de Matemática | 9 | |
Metodologia de análise | 13 | |
O caso de Espanha | 15 | |
O sistema educativo espanhol | 17 | |
A Educação Secundária Obrigatória | 22 | |
O programa de Matemática na ESO | 25 | |
Comentário | 38 | |
Anexos | 41 | |
O caso de França | 47 | |
O sistema educativo francês | 49 | |
Princípios orientadores, estrutura e organização do Collège | 53 | |
O programa de Matemática no Collège | 58 | |
Comentário | 84 | |
O caso da Irlanda | 89 | |
O sistema educativo irlandês | 91 | |
O programa de Matemática no Junior Cycle | 95 | |
Comentário | 118 | |
Anexos | 120 | |
O caso da Suécia | 131 | |
O sistema educativo sueco | 133 | |
O ensino obrigatório | 137 | |
O programa de Matemática na Grundskola | 142 | |
Comentário | 169 | |
Comparação entre os programas dos diversos países | 171 | |
Finalidades e objectivos | 173 | |
Conteúdo matemático | 179 | |
Orientações metodológicas | 185 | |
Avaliação | 194 | |
Conclusão | 197 | |
Anexos | 203 | |
Tópicos de Números | 204 | |
Tópicos de Álgebra | 209 | |
Tópicos de Álgebra (Funções) | 213 | |
Tópicos de Geometria | 216 | |
Tópicos de Estatística e Probabilidades | 224 |
Ano de publicação: 2006
Editora: CIEFCUL & APM