Autora
Natália Alves
Socialização escolar e profissional dos jovens: projectos, estratégias e representações apresenta os resultados de um questionário aplicado a alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de escolas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e da cidade de Portalegre. No quadro desta investigação, pretendeu-se obter o ponto de vista dos alunos sobre as novas formas de governo da educação assim como o seu grau de adesão às premissas dos sistemas discursivos que ‘decretam’ as capacidades e as disposições individuais, enquanto categorias que qualificam ou desqualificam os indivíduos para a participação nos diferentes domínios sociais, definindo o que um estudante, um cidadão e um trabalhador devem ser. A par destes aspectos, os jovens foram igualmente questionados sobre as aprendizagens formais e não formais que realizam, os métodos pedagógicos que facilitam o acto de aprender e os seus projectos educativos e profissionais.
|
Ano de publicação: 2006
Colecção: Cadernos Sísifo
Editora: Educa | Unidade de I&D de Ciências da Educação